domingo, 27 de janeiro de 2008

Comece a pensar diferente!


Trabalhe para crescer Publicada em 3/12/2007


Ao longo da sua carreira, você deve se preocupar com o salário que recebe, mas não faça do dinheiro o foco do seu trabalho. Caso contrário, jamais irá elevar o seu padrão.

Mais importante do que o dinheiro, é você trabalhar em uma empresa que te enriqueça como pessoa. Um lugar aonde você tenha a oportunidade de aprender algo de valor.

Por isto, ao invés de se acomodar em qualquer emprego, comece a planejar a sua carreira. O que você precisa aprender para conquistar mais espaço na sua profissão?


Informática? Inglês? Vendas? Quais habilidades são mais valorizadas? Aonde você pode aprender? Quem pode te ensinar? Quantos degraus você precisa subir antes de chegar aonde quer?


Você pode se aprimorar através de livros, palestras e esforço pessoal, mas nada será tão enriquecedor quanto trabalhar ao lado de pessoas prósperas, em uma equipe vencedora.

QUEM TE INFLUENCIA?


Todas as empresas e profissionais do mercado se encontram em uma dessas três situações: evolução, estagnação ou declínio. Não existe alternativa.


Sendo assim, com quem você deseja compartilhar o seu tempo precioso?


Se a empresa em que você trabalha está evoluindo, o ambiente é mais favorável para a sua própria evolução. Afinal, as chances de você ser promovido e da empresa investir em você são muito maiores. Provavelmente, você participará de treinamentos e irá interagir com profissionais melhores do que se estivesse em uma empresa estagnada ou em declínio.


Por outro lado, se a empresa em que você trabalha começa a se estagnar, é porque provavelmente seus executivos não acompanharam a evolução do mercado e ela está se perdendo. Se não reagir e retomar o crescimento logo, é provável que passem a cortar custos, demitir funcionários, enfim, os investimentos em pessoal podem cair à zero. Ou seja, fique atento. Talvez seja a hora de planejar uma saída pela direita.

Finalmente, se a empresa em que você trabalha perdeu espaço para a concorrência, tem recebido críticas do mercado e o clima interno anda pesado, cuidado para não ficar com o mico na mão. Mesmo que o seu emprego não esteja ameaçado diretamente, sua carreira está. Você provavelmente vai perder tempo e dinheiro por cada segundo que permanecer aí.


Da mesma forma que você deve analisar a empresa aonde trabalha, é fundamental saber se o seu chefe está evoluindo, estagnado ou declinando. Sim, pois a forma dele lidar com você também mudará da água para o vinho, dependendo da situação em que ele se encontra.


Por exemplo, se você é subordinado de alguém que está progredindo, significa que ele está seguro e confiante quanto ao futuro. Além disso, é provável que a empresa lhe dê carta branca para investir em melhorias para o seu departamento. Ele está vivendo um ótimo momento profissional e tende a valorizar sua equipe, pois deseja alçar vôos maiores com a sua ajuda. Neste ambiente, você pode conquistar espaço para crescer também.


Isso não acontece quando o seu chefe está acomodado. Afinal, se ele não busca ou acredita que pode crescer, dificilmente abrirá espaço para a sua evolução.


A situação piora muito se você é subordinado de alguém que está perdendo espaço dentro da empresa. Ele provavelmente está inseguro e poderá se sentir ameaçado se você crescer. Neste caso, por melhor que seja o seu trabalho, sua evolução será limitada. O clima dentro do seu departamento tende a piorar e você pode vir a ser prejudicado.


É HORA DE MUDAR!


Como você deve ter notado, a situação das empresas e dos profissionais varia com o tempo. Ou seja, não existe emprego bom para toda a vida. Existem fases boas que você deve aproveitar para aprender algo novo e prosperar.


Saber a hora certa de mudar é talvez o grande segredo das pessoas bem-sucedidas. Enquanto a maioria se agarra a qualquer emprego e cria dependência, o profissional de sucesso nunca perde de vista o seu real objetivo que é 'crescer'.


Se você começar a observar o que está acontecendo ao seu redor, não será mais pego de surpresa. Pelo contrário, antes de ser demitido ou passado pra trás, você poderá dar um salto de qualidade após o outro.


Como assim? É simples: use as empresas como trampolins!


Primeiro, faça o que for preciso para entrar em uma empresa que esteja vivendo um bom momento, ao lado de profissionais que também estejam evoluindo (mesmo que isso signifique uma ligeira diminuição do seu salário). Aprenda tudo o que puder, o mais rápido que puder. Fique atento aos movimentos do mercado em que ela atua e conquiste novas posições por merecimento.


Quando você perceber que a empresa ou as pessoas do departamento em que você trabalha não estão mais crescendo como antes, faça um planejamento para mudar. Se você realmente aproveitou esse tempo para aprender algo novo, é natural que consiga elevar o seu padrão, conquistando posições e salários melhores em outra companhia.

Você provavelmente terá que promover esse tipo de mudança várias vezes ao longo da carreira, pois uma boa fase não costuma durar mais do que dois ou três anos.

No início, você poderá levar alguns tombos por não saber lidar com a mudança, mas depois que se acostumar, perceberá os benefícios de surfar sempre na crista da onda.


Sergio Buaiz é publicitário, escritor, consultor e conferencista. Autor do livro 'Marketing de Rede - A Fórmula da Liderança', é membro do Conselho Editorial da Revista VENCER!, Embaixador da Universidade do Sucesso e Diretor de Projetos da Comunidade BeFriends. Visite seu site pessoal: www.buaiz.com

Nenhum comentário:

loja AJUDA PETS é o link https://ajudapets.loja2.com.br/

essa loja foi desenvolvida pela empresa Vendendo com Arte para poder arrecadar fundos para algumas ongs e protetores de animais, sendo que p...