terça-feira, 29 de abril de 2008

DICAS DE RECICLAGEM


1. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.

2. Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e copos de papel são ótimos para piqueniques.

3. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens. E alguns têm um período de uso inferior a 30 segundos. Contribua para a redução do consumo dos recursos naturais.

4. Regule o seu carro e poupará combustível. Use gasolina sem chumbo.

5. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que freqüentemente têm de ser substituídas. Contate uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.

6. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as PLANTAS conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Distribua plantas profusamente por todas as instalações. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados. Escolha espécies de plantas que se dêem bem com pouca luz natural.

7. Instale LÂMPADAS FLUORESCENTES. Substituir-se uma lâmpada tradicional por uma fluorescente evita o consumo de energia equivalente a cerca de um barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (o maior gás de estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes, além disso, duram em média, 13 vezes mais do que uma lâmpada incandescente. São bons motivos para escolher.

8. Desligue as luzes e os equipamentos (computadores fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que, se durante um ano desligarem-se dez computadores pessoais, à noite e durante os fins-de-semana, vai se poupar em energia o equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.

9. Antes de decidir comprar equipamentos para o escritório, saiba que as impressoras a jato de tinta usam 99% MENOS ENERGIA que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório. Se for possível, opte por esses equipamentos.

10. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder visibilidade. Desta forma gasta-se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão) mas também o de fotocópia. Compre um aparelho de fax que use papel normal. Funcionam como fotocopiadoras ou impressoras em papel vulgar.

11. Roupas usadas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade.

12. Brinquedos velhos, livros e jogos que você não quer mais podem ser aproveitados por outros; portanto, não os jogue fora.
13. Descubra se há locais apropriados para o recolhimento de papel velho. Normalmente, esses locais são organizados pelas autoridades locais ou instituições de caridade.

VOCÊ SABIA????

• Que cada pessoa produz DIARIAMENTE 1,2 kg de lixo, em média?
• Que o Brasil produz cerca de 100 MIL TONELADAS de lixo por dia?
• Que o Brasil recicla MENOS DE 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%)?
• Que de tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico?
• Quanto tempo o lixo leva, em média, para se decompor?

Papel .......................... 3 meses
Palito de fósforo......... 6 meses
Ponta de cigarro ......... 1 a 2 anos
Chiclete ...................... 5 anos
Lata ............................ 10 anos
Sacos Plásticos ........... 30 a 40 anos
Garrafa de plástico ..... mais de 100 anos
Latinha de cerveja ...... 200 anos
Tecido ........................ de 100 a 400 anos
Fralda descartável ...... 600 anos
Vidro .......................... mais de 4000 anos !!!!!!

• Que para se fazer uma tonelada de papel são derrubados VINTE EUCALIPTOS, que demoram 7 anos para crescer?
• Que para cada tonelada de alumínio são retiradas da terra QUATRO TONELADAS de bauxita?
• Que uma única pilha contamina o solo por 50 anos?
• Que uma torneira a pingar significa que 190 litros de água POR DIA estão escorrendo cano abaixo?

site:www.naturallimp.com.br

Os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:

Verde: vidro
Amarelo: metal(latas)
Azul: papel
Vermelho: pilhas (plástico)
Preto: madeira
Laranja: resíduos perigosos
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo: resíduos radioativos
Marrom: resíduos orgânicos
Cinza: resíduo geral não-reciclavel ou misturado ou contaminação não possível de separação

Lista de materiais que podem ser reciclados
Papel e papelão
Embalagens longa vida
Garrafas PET
Latas de alumínio
Vários tipos de metais: cobre, aço, chumbo, latão, zinco, entre outros.
Plásticos: PEAD(Polietileno de alta densidade), PEBD(polietileno de baixa densidade), PVC(policloreto de Vinila), PP, PS.
Pneus
Tinta
Restos da construção civil
Restos de alimentos e partes dos mesmos que não foram aproveitadas
Óleo
Galhadas
Garrafas de vidro (cervejas, refrigerantes, etc).
Tecido (sobra de confecções, roupas velhas, etc).
Parafusos
Nota: podem ser reutilizados por algumas empresas ou isolados em aterros industriaisLâmpada fluorescente
Alguns tipos de pilha
Espelho
Cristal
Papel carbono ou Papel químico
Papéis Metalizados ou Plastificados
isopor (Esferovite)

Vantagens da reciclagem
Cestos de reciclagem de lixoOs resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.

No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.

No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.

No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis deitados para o lixo. Também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.


O manuseio de lixo deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.

No Brasil, a cidade que mais recicla seu lixo é Curitiba: atualmente, 20% de todo o lixo produzido - cerca de 450 toneladas por dia - são reciclados na capital paranaense[1].

Nenhum comentário:

Projeto Parado Falta de Apoio e Patrocinio

Esse projeto social infelizmente esta parado por falta de apoio financeiro, patrocínio, investimento. Temos uma idéia de aplicação porem nad...