segunda-feira, 21 de abril de 2008

TENHA UM BOM DIA


Um bom dia!

Jacqueline Lima

Cada dia que se inicia é uma nova oportunidade que se abre para você.

E você pode iniciá-lo da maneira que quiser, a responsabilidade de torná-lo especial é sua.

Parece impossível?

Mas não é! Pense um pouco...

Todos os dias quando você acorda, automaticamente programa como será o seu dia não é?

E o que você pensa? Procure se lembrar...

Por acaso você pensa: Hoje vai ser um dia difícil, cansativo e chato?

Ou você pensa: Hoje vai ser um dia como todos os outros... Apenas mais um dia.

E ao pensar assim como se sente?

Como se não tivesse solução para suas angustias? Sem perspectivas, sem possibilidades novas para sua vida? Como se as coisas dependessem dos outros, de seus superiores no trabalho, do seu companheiro (a) no seu relacionamento, dos outros motoristas no trânsito e por aí vai? Ás vezes se coloca a culpa até naquela pedra que você tropeçou (a culpa não é sua que anda distraído e não viu a pedra, claro que a culpa é da pedra que está na sua frente... rsrs).

Quebre esse padrão de pensamento e assuma a responsabilidade pela sua felicidade.

Você pode fazer sua vida ser melhor, só depende de como você encara os fatos e a postura que assume diante deles.

Quando você aprende que a felicidade é um estado de espírito e de compreensão da vida e não uma imposição externa, as coisas começam a se tornar mais claras e leves.

Duvida?

Não é nada mágico, como você pode estar pensando.

É o seguinte:

O segredo da felicidade consiste em você sentir-se bem consigo mesmo.

E daí você pode pensar: Mas como me sentir bem se tenho um monte de contas para pagar? Se não tenho um amor? Se não tenho dinheiro? Se não tenho um carro? Se não tenho... Infinitas coisas que você não tem...

Esse é o erro que a maioria das pessoas comete.

Acreditam que a felicidade virá de coisas que não tem. Vivem frustradas esperando encontrar aquilo que nem sabem ao certo o que é. Imaginam talvez, ou talvez nem isso... Vivem esperando que os outros façam por elas o que nem elas mesmas sabem o que querem que eles façam... Mas se você não tem clareza do que quer como vai procurar? É uma busca incessante atrás de algo que nunca vai encontrar, porque não sabe o que está procurando.

Em outros casos, as pessoas prendem-se a coisas vividas no passado, a erros cometidos e que não há como voltar atrás e deixa de viver momentos ou situações importantes e agradáveis, que talvez trouxessem grandezas incalculáveis à sua vida, sob a pena de ter que aprender uma lição, ou ter que ser castigado por coisas erradas que fez.

Bobagem! Esqueça tudo isso!

A vida é feita para se aprender. Encare sua vida como uma escola, como um caminho. A cada esquina você aprende uma coisa nova. A cada decepção, a cada erro, é uma nova experiência e uma nova fórmula. As coisas ruins só se repetem se você fugir delas. Por que se evita-las, estará perdendo a chance de reconhecê-las da próxima vez que surgirem a sua frente.

Se você encará-las, pensar friamente sobre o que você fez para que aquilo acontecesse e entender que as coisas só dependem da percepção que você cria e do valor que você atribui a elas, vai perceber o quanto seus problemas se tornarão mais leves e descobrirá que se a responsabilidade é sua, é mais fácil resolver, porque só depende de você, Entendeu a dinâmica da coisa?

Agindo assim não é que seus problemas não existirão mais, só que somente se tornaram um problema se você deixar, pois é você quem escolhe no que focar sua atenção. Você decide o que você quer para sua vida e o que você não quer mais. Você decide o que pode e o que não pode te ferir.

A dificuldade nisso é que às vezes, um padrão de pensamento está tão arraigado que você pode achar que tudo isso que está lendo é uma tolice, que não funciona, que não é tão simples assim e várias outras coisas que contradizem tudo o que você leu.

Mas então se dê a chance e experimente. E se não funcionar, o máximo que vai acontecer é continuar tudo do mesmo jeito que está e você continua no lucro...

Então anote uma sugestão:

Ao invés de pensar nas coisas que não gosta na sua vida, no seu trabalho, no seu relacionamento e etc., procure pensar nas coisas que você gosta!

Outra dica: Pare de pensar nas coisas que você não tem e agradeça de verdade pelas que você tem (qualquer coisa, sua respiração, por exemplo, existem pessoas que precisam de aparelho para respirar e são muito felizes). Foque-se nas coisas que quer para sua vida ao invés de lamentar pelo que ainda não conseguiu ou que não quer.

Vai ver como vai se sentir mais leve e a tranqüilidade vai voltar ao seu coração.

Viva um dia de cada vez e aproveite o dia de hoje para sorrir mais, para escrever algo de bom para alguém que considera especial, para se desculpar por ter magoado alguém.

Você pode pensar que não, mas fazer alguém sorrir é a mais pura felicidade que se pode ter.


Pense nisso!

Jacqueline Lima

É psicóloga, mestranda em Avaliação Psicológica

E-mail: jl_psicologia@yahoo.com.br

colunista do jornal Cajamar NEt
publicação autorizada pela autora.

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...