Reciclagem do óleo de cozinha

16:04 Postado por Coordenação PROJETO VIVER VIDA

Hoje é dia Mundial do Meio Ambiente, não é lindo isso?” Foi ouvindo esse comentário de uma colega de trabalho que meu dia começou e depois de ouvi-lo veio uma pessoa que ADORA tumultuar perguntar o que ela fazia para preservar o meio ambiente e citou como exemplo o óleo de cozinha.
Minha colega alega que jogava o óleo na pia porque não sabia onde recolhiam e que não havia divulgação do assunto. Pois bem, por conta disso resolvi fazer um post com os números dos telefones das empresas que recolhem o óleo de cozinha na sua casa. Tudo bem que isso ainda não acontece em todas as cidades do país, mas se a sua cidade está listada você pode fazer a sua parte. E outra coisa, as pessoas juntam tanta tralha, será que custa juntar umas garrafas de óleo até dar um destino correto para ele?

Se você mora na cidade de São Paulo:LIRIUM
Coletam a partir de 50 litros de óleo.
Passam para recolher de acordo com a necessidade do local (semana,mês ou quinzena).
Emprestam recipientes de 50 L para armazenar o óleo.
Telefone : (11) 4544-1024

Comércio e Indústria COSTACOI Ltda.
Recolhem a partir de 50 L de óleo, colocados em garrafas PET. Trocam o óleo por material de limpeza.
Telefone: (11) 6910-7697
Projeto Vira Lata
Recebe doação do óleo, juntamente com a de outros materiais separados pela coleta seletiva.
Endereço: Av. Embaixador Macedo Soares, 6000 (paralela a Marginal Tietê)
Vila Leopoldina - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3831-1501
e-mail: viralata@viralata.org.br

O Pão de Açúcar também está recolhendo óleo de cozinha. As unidades Pão de Açúcar que já possuem o coletor de óleo de cozinha são: Borba Gato, Brooklin, Carneiro da Cunha, Morumbi, Pedroso, Portal, Real Parque, Ricardo Jaffet e Santo Amaro. Para este ano, estão previstas instalações de novas Estações nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Indaiatuba (SP).

Moradores do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)

Para doar os resíduos pelo serviço basta ligar no (11) 4991-1112. Neste caso, o mínimo de óleo a ser coletado é de cinco litros.
Você também pode levar o óleo de cozinha usado (armazenado em garrafa PET) até a sede da ONG (Triângulo), que fica na Rua João Ribeiro, 348 – Bairro Campestre – Santo André.

No Rio de Janeiro

Disque Óleo Vegetal Usado
Telefone: (21) 2260-3326 / (21) 7837-9446
e-mail: contato@disqueoleo.com.br
site: www.disqueoleo.com.br

Em Curitiba
Para evitar que o óleo de cozinha seja jogado no esgoto, a Prefeitura está lançando o serviço de coleta especial, com recolhimento nos 78 pontos do Câmbio Verde e nos 21 terminais de ônibus da cidade. Depois de recolhido, o óleo de fritura é encaminhado para a reciclagem, onde é transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

Para ser entregue, a óleo deve ser armazenado em garrafas pets, de preferência transparentes. Os dias e horários da coleta podem ser obtidos pelo telefone 156 ou na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br). Outra opção é ligar diretamente para o departamento de Limpeza Pública, em dias e horários úteis (3338-8399).

Na minha rápida pesquisa encontrei essas cidades, mas acredito que possa ter mais, caso alguém queira que eu divulgue aqui, deixe uma mensagem nos comentários.

Como hoje é dia do meio ambiente foi sugerido que todos os blogs fizessem uma blogagem coletiva sobre o assunto, como meu blog tem como tema meio ambiente não sei se me enquadro, mas de qualquer forma ai está. Por um planeta mais limpo vamos reciclar nosso óleo de cozinha!
fonte do site:
http://ecodesenvolvimento.blogspot.com
matéria de Claudia Chow às 10:32

3 comentários:

  1. ALICINHA disse...

    Olá, estive visitando seu blog , parabens pela iniciativa, Gostaria de pedir a vc se poderia divulgar meu trabalho que também é voltado ao meio ambiente, moro na capital e compro óleo de cozinha usado tambem, agradeceria se vc pudesse ajudar na divulgação , obrigada

  2. ALICINHA disse...

    Compramos seu óleo de cozinha usado, pagamos R$ 0,25 o litro, entre em contato por telefone ou email e consulte-nos para agendamento da retirada, ou se possível vc entregar em nossa sede. (11) 2537-2420 (11) 7689-2176 c/ ALICE ou por email: alice.canuto@hotmail.com

  3. Anônimo disse...

    Bom dia,
    Sou estudante de gestão ambiental e gostaria de saber como faço para desenvolver um projeto em minha cidade de reciclagem de óleo para fazer sabão e doá-lo para escolas, APAE, posto de saúde e escolas públicas.
    Desde já agradeço.