quarta-feira, 25 de junho de 2008

Trabalhos contra a exclusão social


Trabalhos contra a exclusão social
25/06/2008
Fonte: Diário de Pernambuco

Brasília - A discrição era o a marca de Ruth Cardoso, tanto na vida pessoal, quanto no período em que seu marido Fernando Henrique Cardoso esteve à frente da Presidência da República. Paulista de Araraquara, a ex-primeira-dama, que faria 78 anos no dia 19 de setembro, era uma intelectual e se dedicava, nos últimos anos, à sua organização não-governamental voltada para o voluntarismo, uma área que cuidou durante os anos que esteve no Programa Comunidade Solidária. Ultimamente estava no conselho da Comunitas, que combate a pobreza e a exclusão social. Antropóloga respeitada no Brasil e em vários países, casou-se em 1953 com Fernando Henrique, no regime militar, e com quem teve três filhos.

Ruth Cardoso era avessa a holofotes, mesmo durante as campanhas de eleição e reeleição de Fernando Henrique. Não gostava de ser chamada de primeira-dama e nem se acostumava aos luxos, ao assédio e ao papel de mulher de presidente. E seu espaço foi muito além disso no período de janeiro de1995 a janeiro de 2003, quando morou no Palácio do Alvorada. Sua influência no governo não era freqüente, mas quando isso acontecia, fazia questão de deixar marcada sua posição. Como em 1996, quando Fernando Henrique vetou artigo de uma lei que permitia a esterilização de mulheres. Disse que a decisão era equivocada, era uma reivindicação antiga das mulheres. O presidente voltou atrás.

Na campanha presidencial de 1994 falou sobre o PFL - hoje DEM -, partido aliado de Fernando Henrique. Tinha o PFL bom e outro nem tanto. No segundo grupo, disse Ruth Cardoso, estava o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, morto no ano passado. Apesar disso, em suas aparições pouco falava com a imprensa, a não ser do Comunidade Solidária, pelo qual viajou por várias partes do país. A ex-primeira-dama esteve em cargos importantes, como no conselho assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre a Mulher e o Desenvolvimento e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ruth Cardoso deu aulas de antropologia e ciência política na Universidade de SãoPaulo e foi pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em seu estado.

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...