quinta-feira, 24 de julho de 2008

INTERNET GRATIS

'Internet grátis e o desenvolvimento sustentável', por Marcelo Lobo*
A tecnologia é um instrumento fundamental para a definição de investimentos, desenvolvimento, geração de empregos, renda, educação de uma cidade e inclusão digital do cidadão. A infra-estrutura urbana não deve se limitar apenas a avenidas, varrição, água e luz. É importante que as grandes metrópoles possuam um planejamento de infra-estrutura tecnológica. E a cidade de São Paulo necessita de imediato de um projeto que leve internet grátis aos seus moradores. Além de refletir em um grande avanço estrutural, diminuirá o trânsito e auxiliará na melhora da qualidade do nosso meio ambiente, pelo estímulo do trabalho em casa, o chamado home office.

O crescimento desorganizado dos grandes centros urbanos provoca problemas insustentáveis como os congestionamentos. Já chegou a hora de São Paulo seguir o exemplo de outras cidades do mundo, como San Francisco (EUA) e Paris, que concedem internet grátis aos cidadãos, e com isso procurar soluções para seus problemas de mobilidade e de qualidade ambiental.

A internet grátis pode contribuir para a diminuição do caos do trânsito em São Paulo. Pesquisa realizada pelo professor de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) Jaime Waisman, mostra que cerca de 70% dos deslocamentos na cidade são de ida e volta para o trabalho. Esse número poderá ser reduzido drasticamente com um projeto de infra-estrutura tecnológica e o incentivo do home office. Esse modelo de trabalho reduz o tempo perdido nos engarrafamentos, aumenta a produtividade e auxilia no combate a questões crônicas como a baixa qualidade do ar, o aumento da poluição, o estresse e outros problemas de saúde e psicológicos provocados pelo trânsito.

Segundo estudos realizados pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a cidade de São Paulo perde por ano R$ 4,1 bilhões com congestionamentos, e o paulistano poderia converter em renda 30% do tempo que perde para se deslocar até o escritório. Esses dados demonstram a urgência no investimento nesta estrutura tecnológica.

Além disso, a internet grátis pode ser uma grande aliada da educação da população, principalmente a mais carente. Ela pode propiciar a inclusão digital de milhares de crianças e adolescentes das regiões periféricas da cidade, que hoje não têm acesso ao mundo virtual por não poder pagar pelo serviço. Por esse motivo, a inclusão dessa parte da população no mundo digital é essencial para aumentar o seu conhecimento cultural, auxiliar no estudo e pesquisa escolar e também no desenvolvimento de pequenos negócios.

Cidades no mundo que aderiram ao home office mostram resultados positivos, tanto para empresas que aumentaram seus ganhos, quanto para os poderes públicos que viram suas vias menos congestionadas. Em Los Angeles (EUA), por exemplo, esse novelo modelo de trabalho em casa reduziu em 6% as viagens para o trabalho, e as empresas que aderiram a esse modelo de gestão receberam incentivos ficais. E São Paulo pode trilhar pelo mesmo caminho de desenvolvimento sustentável e respirar novos ares.

* Marcelo Lobo é advogado, especialista em Direito Processual Civil do Dabul & Reis Lobo Advogados Associados.

Nenhum comentário:

loja AJUDA PETS é o link https://ajudapets.loja2.com.br/

essa loja foi desenvolvida pela empresa Vendendo com Arte para poder arrecadar fundos para algumas ongs e protetores de animais, sendo que p...