quarta-feira, 15 de outubro de 2008

MEDICAMENTO REDUZ O RISCO FUTURO DE USO DE DROGAS POR CRIANÇAS COM

Dr. Ricardo Teixeira

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição geneticamente herdada que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O problema acomete entre 6% e 8% das crianças em todo o mundo e ate 60% delas continuarão a apresentar os sintomas durante a adolescência e a idade adulta.

Já é bem reconhecido que crianças com o diagnostico de TDAH tem um maior risco de, no futuro, usarem drogas - incluindo tabagismo, abuso e dependência de álcool e de drogas ilícitas. Além disso, há um forte corpo de evidências que aponta que esse risco é menor entre adolescentes que receberam tratamento com medicações estimulantes,como o metilfenidato, durante a infância. Estudos em modelos animais
revelam que o uso dessas medicações reduz o interesse por drogas como
a cocaína. O fator psicossocial também é relevante e podemos hipotetizar que crianças tratadas na infância receberam mais atenção por parte dos pais.

Um novo estudo publicado na última edição da revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine confirma o efeito protetor do tratamento medicamentoso em relação ao risco do uso de drogas. A pesquisa acrescenta um importante dado à literatura: o efeito protetor do tratamento é tão importante nas meninas como nos meninos.

:: Dr. Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp.
Atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB) e dedica-
se ao jornalismo científico. É também titular do Blog "ConsCiência no
Dia-a-Dia" e consultor do Grupo Athena.

Home-page : consciencianodiaadia.com

ATHENAPRESS - GRUPO ATHENA
E-mail: athenapress@grupoathena.com.br
Fone: (61) 3326-2066
Fax: (61) 3326-2066
CARLA FURTADO

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...