segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ecologia, Cidadania e Meio Ambiente razões para você conhecer mais sobre o assunto

1 - Vantagens do papel reciclado
A produção de papel reciclado consome menos energia, usa só a metade da energia gasta na produção do papel feito destruindo as nossas árvores.
2 - O que é Coleta Seletiva?
A Coleta Seletiva é muito importante, pois, através dela, podemos separar os materiais recicláveis dos não-recicláveis. Preserve a natureza!
3 - Consciência ecológica
Com a reciclagem sentimos a valorização da limpeza pública e da consciência coletiva ecológica, além de ajudar a vida e a saúde! O planeta agradece!
4 - Decomposição do vidro
Aprenda essa! O vidro, após ser colocado no lixo, demora cerca de 1 milhão de anos para se decompor totalmente. Reciclado, volta para a sociedade!
5 - É fácil a Coleta Seletiva
Entre no jogo! Coleta Seletiva é algo fácil, além de vantajoso, depende apenas da consciência e do desejo de todos os envolvidos. Forme seu time!
6 - Empregos e lucro
O lixo reciclado é uma solução econômica e social, gerando milhares de empregos, além de limpeza e saúde, melhora a vida da nossa sociedade.
7 - O aluminio e a decomposição
Uma lata de alumínio, após ser colocada no lixo, se não for reciclada, vai demorar mais de 100 anos para se decompor. É muito tempo. Recicle sempre!
8 - O que é lixo?
Lixo é todo resíduo produzido pela atividade humana, que não é reaproveitado, é um problema grande da sociedade atual. Reciclar ajuda muito!
9 - O que é o meio ambiente?
Meio ambiente é o sistema constituído por fatores naturais, culturais e sociais, e são dependentes entre si. É o nosso ecosistema, é onde vivemos!
10 - O vidro reciclado
Pense nisso: Uma garrafa de vidro reciclada, equivale à economia de energia gasta, por uma lâmpada de 100 velas, ligada durante quatro horas.
11 - Os primeiros passos!
A Educação Ambiental chegou ao Brasil em 1981, com a Lei Federal Nº 6.938, ela instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente. A natureza agradece!
12 - Animais morrem estrangulados
Sacos plásticos jogados no mar, rio, lagos etc, matam tartarugas, peixes e outros animais estrangulados ou engasgados, ao engolirem essas embalagens.
13 - Evite sacolas de plástico
Quando você for ao supermercado leve uma sacola de pano ou lona. Diminua esses bilhões de sacos e sacolas inúteis! Faça a sua parte!
14 - A reciclagem e os alimentos!
Se as pessoas reciclassem metade do papel que consomem, 40 mil quilômetros quadrados de terras, seriam liberados ao cultivo de alimentos. Era ótimo!
15 - Se ligue: é muito simples!
Mantenha a torneira fechada enquanto lava seu o corpo, o cabelo, a louça, a roupa, o carro ou escova seus dentes. A água é um grande tesouro!
16 - Reciclagem e empregos
A reciclagem gera empregos para a população não qualificada, além de ajudar muito os pequenos e microempresários. Todos ganham!
17 - Desmatamento da amazônia
Cadê as leis? Na Região Amazônia, o desmatamento descontrolado, já removeu 13% da floresta original. Vamos cuidar do que é nosso!
18 - Eleições no Brasil
Se ligue nessa! No Brasil, agora sempre tem eleições, lembre-se: as urnas não são lixeiras, não desperdice seu voto. Escolha bem seu candidato!
19 - Nossa energia é limpeza;
O Brasil tem grande potencial de "energia limpa", obtida através dos ventos (eólica), dos rios, da luz solar e das biomassas. Energia sem radiação!
20 - O que é tempo de decomposição?
É o espaço de tempo que demora um componente do lixo, para se desmanchar completamente, após não servir mais para o uso humano.
21 - Economia no bolso
Você pode desligar o ar-condicionado meia hora antes de sair do local, o ambiente ainda permanecerá climatizado! Quem lucra é você.
22 - Coletor seletivo AZUL
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor AZUL, devemos colocar o lixo gerado por papel e papelão. Temos de salvar muitas árvores!
23 - Coletor seletivo VERMELHO
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor VERMELHA, devemos colocar o lixo gerado por derivados de plástico. Vamos reciclar!
24 - Coletor seletivo VERDE
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor VERDE, devemos colocar o lixo gerado por vidro, garrafas etc. O vidro vale muito dinheiro!
25 - Coletor seletivo PRETO
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor PRETA, devemos colocar o lixo gerado por madeira. Vamos salvar as nossas árvores!
26 - Coletor seletivo de cor CINZA
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor CINZA, devemos colocar o lixo gerado por materiais inservíveis, ou seja, não recicláveis.
27 - Coletor seletivo AMARELO
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor AMARELA, devemos colocar o lixo gerado por todo tipo de metais. Não vivemos sem metais!
28 - Coletor seletivo BRANCO
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor BRANCA, devemos colocar o lixo gerado por resíduos de serviços ambulatoriais e de saúde.
29 - Coletor seletivo MARROM
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor MARROM, devemos colocar o lixo gerado por produtos orgânicos. Evite muitas doenças!
30 - Coletor da cor LARANJA
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor LARANJA, devemos colocar o lixo gerado por resíduos perigosos ou tóxicos. Não reciclaveis!
31 - Coletor seletivo ROXO
Pelas normas internacionais, nos coletores de cor ROXA, devemos colocar o lixo gerado por resíduos radiativos. São muito perigosos!
32 - Patente da lata de lixo
Curiosidades sobre lixo: O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810, o cuidado com o lixo é muito antigo. A saúde agradece!
33 - Notícia muito triste
Inacreditável: Para os americanos lerem seus jornais durante apenas uma semana, as fábricas de papel destroem mais de 500 mil árvores. Já pensou?
34 - Isole-se do perigo!
Quando for realizar um serviço de eletricista, você deve usar luvas, alicate, calçados de borracha e outras ferramentas isoladas. Se proteja!
35 - Voto seletivo!
Pense nisso! Procure selecionar e escolher muito bem em quem você vai votar! O seu voto representa a sua vontade e o futuro da nossa sociedade!
36 - Fique atento à dengue!
Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. Em caso de sintoma, o melhor remédio, é procurar logo atendimento médico!
37 - Recicle seu voto!
Muitas das sujeiras políticas nascem dos votos em políticos inescrupulosos, permitindo que os mesmos transformem nossos direitos em lixo.
38 - O tempo de duração do Pneu
Um pneu, após ser colocado no lixo, pode demorar aproximadamente 300 anos para se decompor. Penus velhos, acumulam muitas doenças!
39 - Troque o plástico por papel!
Sacos e copos de plástico levam mais de 200 anos para se decompor, já os de papel são biodegradáveis, demoram menos de um mês.
40 - O lixo e a nossa sociedade
O lixo, na atualidade, é considerado um grande problema, o qual requer medidas eficientes para sua solução. Ajude e solicite a colaboração de todos!
41 - Saco biodegradável
Os americanos estão fabricando um novo plástico, usando o milho como matéria prima, é uma fonte renovável, não polui e se decompoe rápido.
42 - Constituição Federal de 1988
Está na Constituição: A Educação Ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino, como também deve conscientizar toda a sociedade.
43 - 10 vezes o noso peso!
Pense nisso! Cada pessoa gera por ano, dez vezes o próprio peso, em refugos de lixo doméstico. Economize, a natureza lhe agradece!
44 - Resíduos sólidos domésticos
Os resíduos sólidos domésticos, são geralmente originados pelas atividades das pessoas, em suas residências. Evite sempre o desperdício!
45 - Origem do verbo reciclar
Reciclar significa: Re (repetir) Cycle (ciclo). Aprendeu? O verbo reciclar foi introduzido ao vocabulário internacional, no final da década de 80.
46 - Duas árvores por ano
Cada pessoa consome, por ano, duas árvores, na fabricação de papéis ( para escrever, em guardanapos, em embrulhos, em papel higiênico etc.).
47 - Latas valem dinheiro!
Quanto mais, melhor! O Brasil recicla 28 milhões de latas por dia, ou seja, mais de 1 milhão de latas por hora. O lixo gera trabalho e dinheiro!
48 - Grande desperdício!
Mau exemplo: Na França, Inglaterra, Itália e Alemanha, um terço das comidas compradas vão para o lixo, representam um grande desperdício.
49 - Mutirão de Limpeza da SEMACE
O mutirão incentiva a população a adotar novas posturas, através de trabalho coletivo de limpeza dos logradouros públicos. A população sai ganhando!
50 - A água e o papel reciclado
Para a produção de papel reciclado, usa-se apenas a metade da água que se gastaria, para a fabricação do papel tradicional. Reciclar traz vantagens!
51 - Economizar dá lucro!
É uma boa idéia! Em Portugal, quem fizer a seleção adequada do seu lixo, receberá descontos nas tarifas de água. O Brasil poderia acompanhar!
52 - O que diz a SEMACE
A Educação Ambiental, sempre será uma ferramenta útil, para os novos valores e atitudes corretas no desenvolvimento da nossa sociedade.
53 - A bioenergia é renovável
É a maior limpeza! A bioenergia em geral não polui nem se esgota, além de ser sempre renovável e muito mais limpa que o petróleo.
54 - A decomposição do chiclete
Fique ligado, sempre! Um chiclete, após ser colocado no lixo, demora cerca de 5 anos para se decompor. Vamos colocá-lo no local certo.
55 - A guerra por água
Prever-se que, em breve espaço de tempo, a falta de água tornar-se-á motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações. Dá pena gastar água!
56 - Água pura todo dia
Conforme estudos científicos, os médicos afirmam que devemos beber de um a dois litros de água pura por dia. Água faz bem a saúde!
57 - Ainda há solução!
O mundo pede socorro! Colabore, escreva para jornais, revistas, rádio e internet sobre temas ambientais. Fique feliz, faça sempre a sua parte!
58 - Reciclagem de uma lata
Com a reciclagem de 1 lata de alumínio, economiza-se energia suficiente para manter uma televisão ligada, durante 3 horas. Só tem vantagem!
59 - Amazônia em perigo
Na Floresta Amazônica, dos cinco milhões de quilômetros quadrados originais, 13% já foram destruídos. É uma área igual à Europa Ocidental.
60 - Perigo de radiação!
As usinas de Angra 1 e Angra 2, até hoje, não dispõem de depósitos definitivos para os seus rejeitos nucleares. Deveriam pensar mais no povo!
61 - Ainda é muito pouco!
No Brasil, infelizmente, a reciclagem é feita em apenas 2% do total de lixo gerado por nossa população. Temos que melhorar muito mais!
62 - Ajude nessa luta!
O Brasil produz anualmente cerca de 4.700 toneladas de papel, sendo apenas reciclados 30%. É pouco, vamos sempre reciclar mais!
63 - Só podemos lamentar muito!
Durante cada ano, 1,5 milhões de pessoas morrem no mundo, por falta de água, 90% das quais são crianças com menos de 5 anos de idade.
64 - Aproveitamento total
Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. Vamos reciclar e ganhar mais. O nosso planeta fica muito melhor!
65 - Aquecimento global
O aquecimento global aumentará os níveis dos oceanos, em 34 centímetros até 2100. Podemos amenizar esse problema! Faça a sua parte!
66 - Área biótica
É a área geográfica ocupada por um bioma, que é chamada uma comunidade biológica, devidamente equilibrada. Eu respeito a natureza!
67 - Asfalto mais aderente
O pó da borracha, retirado de pneus jogados no lixo, é adicionado ao asfalto convencional, tornando-o mais flexível e resistente. Boa idéia!
68 - Automóvel desregulado
Um automóvel com o motor desregulado pode produzir o dobro de substâncias poluentes, além de causar prejuízo financeiro ao seu dono.
69 - Cachorros geram energia
Os americanos de São Francisco, estão se preparando para tranformar as fezes dos seus cachorros, em energia gerada por uma minitermelétrica de gás.
70 - Caminhões ecológicos
Todos colaboram! A Mercedes-Benz está equipando os apoios de cabeças, utilizando apenas fibra de coco e látex natural. São materiais renováveis!
71 - Conceito de Ecologia
Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, divide-se em três ramos: Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia.
72 - Como iniciar a reciclagem
Para a reciclagem, temos de adquirir coletores específicos para cada caso, em cores certas e devidamente sinalizados. Depois é muito fácil!
73 - Consumos iguais
Pense nisso! O chuveiro elétrico e o ar-condicionado possuem a mesma potência, porém, o chuveiro é usado por menos tempo. Economize mais!
74 - Contaminam meio século!
Uma pilha de rádio, jogada ao solo, contamina-o, por mais de 50 anos. Hoje, já existem pontos de recolhimentos de pilhas e baterias usadas!
75 - Decomposição da garrafa plástica
Uma garrafa plástica, após ser colocada no lixo, demora aproximadamente cerca de 200 anos para se decompor. As garrafas poluem por dois séculos!
76 - Desmatamento no Brasil
Há três grandes fatores responsáveis pelo desmatamento no Brasil: as madeireiras, a pecuária e o cultivo da soja. Cadê as autoridades e as leis?
77 - Dica ecológica!
Reveja seu estilo de vida. Pense em um padrão condizente com um mundo sustentável ao seu redor, agora e no futuro. O planeta agradece!
78 - Diminui a poluição
A Coleta Seletiva diminui a poluição do solo, da água e do ar, além de melhorar nossa saúde e nossa vida. Preserve e ame nosso planeta!
79 - Dinheiro vivo!
Quando não reciclado, o vidro pode provocar muitos acidentes, reciclado, volta a ser útil e a valer dinheiro. O futuro é melhor com economia!
80 - Boa viagem!
Quando sair da sua casa em viagem longa, para sua segurança, desligue a chave geral da eletricidade. Fique ligado! Vá e volte tranquilo!
81 - A água é importante!
Todos os anos, 10 milhões de pessoas morrem no mundo, metade com menos de 18 anos, por doenças que não existiriam se a água fosse tratada.
82 - Economia de materias primas
Diversas matérias-primas não são renováveis, a Coleta Seletiva diminui o seu consumo e preserva a natureza. Vamos reaproveitar nossos produtos!
83 - Embalagens de plástico
O plástico é feito a partir do petróleo e do gás natural, os dois recursos não são renováveis e demoram a se decompor. Vamos reciclar!
84 - Derivados do petróleo
Alguns derivados do petróleo: plástico, gasolina, isopor, esponja, querosene, óleo diesel, nylon, asfalto, vinil, etc. Recicle tudo que puder!
85 - Ecossistema
É o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Você está em um ecossistema!
86 - O lixo é fonte de doenças!
Se ligue nessa! A UNICEF alerta que, no Brasil, só menos de 20% do lixo, têm destino final adequado. O restante pode virar fonte de doenças.
87 - Pode causar explosão!
Se você sentir cheiro de gás em casa, não acenda lâmpada, verifique de onde vem o vazamento. Se acender a luz, provoca centelha no interruptor.
88 - Fraldas descartáveis
Para a fabricação de fraldas descartáveis, são abatidas anualmente mais de mil milhões de árvores. As de tecido são naturais e mais macias!
89 - Garrafa biodegradável
Uma empresa britânica criou uma garrafa biodegradável, mais higiênica que as garrafas de plástico e ecologicamente correta. É um grande invento!
90 - Economia total!
Evite usar os aparelhos elétricos nos horários de pico (de 17:30 às 20:30 horas). São as horas de maior consumo. Controle o seu consumo!
91 - O ar-condicionado certo
Na hora de comprar um ar-condicionado novo, observe se ele possui o selo PROCEL de consumo reduzido, seu lucro é muito maior. Seja esperto!
92 - Inundações e erosões
Com o aquecimento global, os níveis dos oceanos aumentarão muito, causando inundações e erosões em todas as praias. O mundo pede socorro!
93 - Muitos efeitos negativos
O desmatamento esgota as fontes de água natural, afeta as raízes das árvores, assim provocando a erosão, desmoronamentos, avalanches etc.
94 - Perigo Global
A degradação do meio ambiente está alcançando perigosas proporções, causando sérios riscos a nossa sobrevivência no planeta. Vamos melhorar!
95 - O que é o calor?
É a energia térmica em trânsito de um corpo para outro, devido, unicamente, a uma diferença de temperatura. O calor pode gerar energia!
96 - O que é Biosfera?
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistema da Terra. Os seres humanos devem proteger o futuro do nosso planeta. Ajude você também!
97 - Como se contrai dengue
A dengue é transmitida de uma pessoa à outra através do hospedeiro intermediário, o mosquito Aedes aegypti. Procure colaborar e fique atento!
98 - Como se prevenir da dengue?
Fique atento! A ação mais simples e eficiênte, para se prevenir a dengue, é evitar o nascimento do mosquito. Evite sempre, manter água parada!
99 - A dengue é transmissível?
A Dengue é transmitida apenas através da picada do inseto, e não por pessoas, objetos ou outros animais. Vamos acabar com os focos do inseto!
100 - Dengue e suas formas!
A dengue clássica é mais branda, enquanto a hemorrágica pode até causar a morte do paciente. Cuidado com sua saúde e a dos outros também!
101 - Dengue clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença, assemelha-se a uma gripe comum. É importante a pessoa ser tratada corretamente.
102 - Dengue é perigo no ar!
SE LIGA NESSA PESSOAL: Em 45 dias de vida, um único mosquito da dengue, pode contaminar até 300 pessoas. O mosquito é muito perigoso!
103 - Dengue perigosa
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. É um grande perigo!
104 - Dengue hemorrática
Manifestações neurológicas: Delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite.
105 - Bioma tropical
Os manguezais são ecossistemas que estão presentes apenas no Brasil, América Central, Caribe, Índia, Austrália e na Penísula Indochina.
106 - A limpeza da cidade
A Coleta Seletiva melhora a limpeza da nossa cidade, a nossa saúde e a qualidade de vida de toda a população do planeta. Faça a sua parte!
107 - Tem lixo no museu!
Os mais velhos resíduos do mundo estão na África do Sul, com cerca de 140 mil anos de idade, são formados por ossos, carvão, e restos de cerâmica.
108 - Lixo reaproveitado
Através da Coleta Seletiva, grande parte do lixo pode ser reaproveitada, e, consequentemente, a nossa natureza será preservada. Vamos reciclar mais!
109 - Só melhora nossa vida;
Com a Coleta Seletiva, o lixo deixa de ser uma fonte de degradação para o meio ambiente, e melhora muito a nossa vida. O lixo vira dinheiro, isso é bom!
110 - Fique por dentro!
O mercado anual, de água engarrafada no mundo, representa 89 bilhões de litros e está estimado em 25 bilhões de euros. Só beba água pura!
111 - Menor consumo da geladeira
Evite colocar alimentos quentes na geladeira. Se não for possível deixá-lo esfriar por completo, coloque-os na parte inferior da geladeira.
112 - Minitermelétrica de gás metano
O gás metano, expelido pelo lixo, pode ser transformado em energia, utilizado em pequenas termelétricas. Resumindo: o lixo gera energia!
113 - Ilha ecologica
A Fiat possui em Betim (MG) uma ilha ecológica, lá reaproveitam tudo, até o isopor das embalagens são reaproveitados. Legal, boa idéia!
114 - Importância da água
A água é o elemento mais característico da Terra e é o ingrediente essencial da vida. Sem água, não existe vida! Evite o desperdício!
115 - Indústria automobilística
Carros já usam fibra vegetal renovável, no enchimento de bancos e encostos de cabeça, painéis de portas, painel de instrumentos etc.
116 - Como ajudar no condomínio
Procure o síndico de seu prédio, peça-lhe para elaborar um plano para conscientizar os moradores sobre coleta seletiva. Chame seus vizinhos!
117 - Fique sabendo e economize!
São usadas por ano, mais de um milhão e meio de toneladas de plástico, só para fabricar as garrafas de água. Filtrar é também uma boa solução!
118 - Água não é piada!
A utilização média diária de água em Portugal é de cerca de 100 litros por habitante. Lá estão disperdiçando muito. Podiam tentar diminuir!
119 - O Isopor e a decomposição
O isopor, após ser colocado no lixo, se não for reciclado, demora cerca de 400 anos para se decompor, são quatro séculos. É muito tempo!
120 - O que é incineração de lixo?
Incineração de lixo é um processo de oxidação, queimando o lixo à alta temperatura, visando à destruição dos materiais inservíveis.
121 - O lixo de um dia no Brasil!
O lixo produzido em dia no Brasil, se for colocado em caminhões, provocaria uma fila de 16.400 carradas, ocupando 150 quilômetros numa estrada.
122 - O lixo no Brasil
Dois terços do lixo no Brasil ainda vão para lixões, aterros irregulares, leitos de rios ou são queimados a céu aberto. Reciclar faz bem a natureza!
123 - O lixo por pessoa no Brasil
A quantidade média diária, de quilos de lixo produzida por pessoa no Brasil, é de um kilo por pessoa. Vamos evitar disperdício! O planeta fica mais limpo!
124 - O petróleo e o papel reciclado
Com a produção de apenas uma tonelada de papel reciclado, economiza-se dois e meio barris de petróleo, diminundo muito a poluição do nosso ar.
125 - A energia no futuro
Estamos atrasados! Nos próximos 20 anos, cerca de 30% do total de energia consumida pela humanidade será proveniente da bioenergia.
126 - Conceito de um Bioma
Em ecologia, bioma é uma comunidade biológica, ou seja, fauna, flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar.
127 - Energia térmica!
Energia térmica é uma forma de energia que está associada à temperatura de um corpo sólido, fluído ou gás. O calor, é uma forma de gerar energia!
128 - Esgotos domésticos
Esgotos domésticos são produzidos em residências, o governo tem obrigação de coletá-los na rede urbana de esgosto das cidades.
129 - Esgotos não domésticos
Esgotos não-domésticos são produzidos em indústrias, hospitais, comércio e em outros segmentos econômicos. Devem ser muito bem tratados!
130 - Procure escolher
Alguns produtos nas embalagens, já possuem o símbolo de reciclagem, para você saber o que vai ou não, para a sua coleta seletiva. Que bom!
131 - Todos podem ajudar!
A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil, atualmente, é de 115 mil toneladas por dia. Vamos fazer sempre a coleta seletiva!
132 - Toneladas de lixo
As pessoas produzem, diariamente, milhares de toneladas de lixo, esse problema vem aumentando cada vez mais. Vamos salvar nosso planeta!
133 - TV e ar-condicionado
Grande comparação! O consumo de um aparelho de ar-condicionado de 7.000 BTU's, é 40 vezes maior que o consumo de uma TV de 14 polegadas.
134 - Para um quilo de arroz
Para a produção de um quilo de arroz, necessita-se, aproximadamente, de dois mil litros de água. Economize, a comida gasta muita água!
135- Usinas nucleares de Angra
As usinas nucleares de Angra dos Reis, apresentam perigo de radiação, com sérios riscos para o meio ambiente. Existe energia mais barata e segura!
136 - O futuro fica melhor!
Se todos participarem da luta pelo nosso planeta, nós mesmo e as gerações futuras, teremos uma vida muito mais saudável e tranquila!
137 - Temos que reagir!
Cerca de 75% dos gases emitidos na atmosfera vêm do desmatamento e das queimadas desordenadas, muitas clandestinas. Cadê as nossas leis?
138 - Rejeitos de lixo
São rejeitos de lixo: papéis higiênicos, absorventes, papéis sujos, esponjas, acrílicos, cerâmicas, porcelanas, tijolos etc. São problemas nos lixões!
139 - Resíduos de Classe I - Perigosos
Resíduos com propriedades físico-químicas e infecto-contagiosas, são os resíduos da Classe 1, considerados muito perigosos. Cuidado com eles!
140 - Duração do Saco Plástico
Após ser colocado no lixo, um saco plástico, demora cerca de 100 anos para se decompor. É um século! Vamos reaproveitar os sacos de plástico!
141 - Saneamento evita doenças
Se cuide! Doenças transmitidas diretamente por água suja: cólera, febre tifóide, dengue, desinteria bacilar, amebíase, hepatite, poliomielite etc.
142 - O que é o clima?
O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera de uma área num planeta. O nosso clima está mudando muito!
143 - O que podemos reciclar
Em geral, é possível reciclar papel, papelão, vidro, madeira, plástico, metal, isopor etc. Quase todo lixo tem muita utilidade! Vamos reaproveitar!
144 - Ainda faltam os símbolos!
Nem todos os produtos já estão com símbolo de reciclagem, mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem, ele pode ser reciclável!
145 - Temperatura e energia -
O grande consumo de energia elétrica nas cidades, faz aumentar a temperatura, cerca de 2 a 3 graus em relação à temperatura do campo.
146 - Conceito de temperatura
Temperatura é um parâmetro térmico, físico, uma função de estado descritivo de um sistema. Vulgarmente associa-se às noções de frio e de calor!
147 - Fazendo as contas!
Lembre-se disso! Diz a entidade ecológica Save A Tree: é preciso uma árvore de 15 a 20 anos, para se fazer apenas setecentos sacos de papel.
148- Procure ajudar, é importante!
Filie-se a uma ONG e ajude na luta em defesa do meio ambiente, participe das reuniões sobre nosso meio ambiente. O planeta conta com você!
149 - Para produzir um bife
Eu não sabia: Para produzir-se um bife, na pecuária brasileira, são necessários quase dez mil litros de água, proporcionais ao peso de cada bife.
150 - Se ligue nessa!
Um quarto dos gases emitidos pelas indústrias, são produzidos na geração de energia e transporte. Podiam procurar energia alternativa!
151 - Grande poluição!
Uma criança, durante os primeiros anos de vida, usa por ano, a média de 160 quilos de fraldas descartáveis. Fraldas de pano são reaproveitáveis!
152 - Primeiro lixão municipal
No ano 500 a.C. em Atenas foi criado o primeiro lixão municipal, os detritos eram jogados a um quilômetro e meio das muralhas da cidade.
153 - O futuro depende de nós!
Nós, pois os seres humanos, são os causadores dos problemas que afetam todo o meio ambiente. O nosso planeta, está em nossas mãos!
154 - Quem recicla fica feliz!
A reciclagem dá oportunidade, de forma concreta, às pessoas de preservarem a natureza, além de tornarem-se mais responsáveis e felizes.
155 - Radiação com Césio 137
Você sabia? O acidente com o Césio 137, ocorrido há 20 anos, em Goiânia, no Estado de Goiás, contaminou com radiação, mais de 6 mil pessoas.
156 - A SEMACE informa!
Em Fortaleza, estamos ao seu dispor, na Rua: Jaime Benévolo, 1400 - Fone: 3101-5520 - Disque Natureza: 0800-852233. Aguardamos seu contato ou visita!
157 - Radiação solar
É a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular, aquela que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética.
158 - Resíduo do coco verde
Reaproveitando o coco verde, podemos fazer, vasos para plantas, mantas, capachos, escovas e até estofados para carros. O coco vale dinheiro!
159 - Reclicagem em condominios
Para elaborar-se um PROJETO DE RECICLAGEM, deve-se analisar a coleta do prédio e saber como o lixo será dividido. Fale com seus vizinhos!
160 - O campeão do desperdício
Nos Estados Unidos, os números indicam que as famílias de lá, jogam fora cerca de 40% dos alimentos que consomem. Eles dão um péssimo exemplo!
161 - Só depende de nós!
Faça corretamente a sua parte! Atualmente, uma pessoa que não sabe nem jogar o próprio lixo fora, não merece viver em sociedade.
162 - Funerais ecologicos
Pense nisso! Procure selecionar e escolher muito bem em quem você vai votar! O seu voto representa a sua vontade e futuro da nossa sociedade!
163 - O lixo de Milão vira energia!
Em Milão, na Itália, uma usina usando apenas parte do lixo, gera energia para atender uma população de 50 mil habitantes. O lixo tem muito valor!
164 - O que é um biota
É o conjunto de seres vivos de um ecossistema, com a flora, a fauna, os fungos e outros grupos de organismos da água ou terra de determinada região.
165 - O que é Demoecologia?
A demoecologia faz o estudo biológico de cada população em separado. É muito importante, acompanha as suas taxas de mortalidade, sobrevivência etc.
166 - O que é sinecologia?
A Sinecologia dedica-se ao estudo das comunidades biológicas. Analisa as relações das populações ente si. Estuda o equilíbrio das espécies.
167 - O que é Hidrologia?
A Hidrologia é a ciência que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água no planeta Terra. A água é um líquido muito valioso!
168 - O que é Metabolismo?
É o conjunto de transformações que as substâncias sofrem no interior dos organismos vivos. São transformações provocadas por indução!
169 - O que é a dengue?
A Dengue é uma doença viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A dengue hoje está em quase todo o Brasil. Não deixe água parada!
170 - Como é o mosquito da dengue?
O Aedes aegypti é identificado por algumas características: Corpo escuro, rajado de branco e possui hábito de picar durante o dia. Cuidado!
171 - Água parada e a dengue
Nunca esqueça esta regra básica: Não deixar a água parada, em qualquer tipo de recipiente, nem mesmo água limpa. Faça sempre a sua parte!
172 - Onde vive o mosquito da dengue?
O Aedes aegypti é um mosquito peridoméstico, que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas.
173 - O clima e o mosquito
A temperatura ideal ao mosquito da dengue, é de 26 a 28 graus. Qualquer temperatura inferior a 18 graus o torna inoperante. Com 42 graus, ele morre.
174 - Prevenção da dengue!
A dica é manter, devidamente fechados, recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques, cisternas etc. Resumindo: o risco está na água!
175 - Os sintomas da dengue
Uma vez contaminada, a pessoa demora de 2 a 15 dias para sentir os primeiros sintomas da doença. Se surgirem sintomas, procure ajuda médica.
176 - A dengue parece uma gripe?
Sim, muitos se engam! A melhor forma de se ter certeza é procurando um médico, e, se necessário, realizando os devidos exames. Tenha cuidado!
177 - Como combater a dengue
É muito fácil! Todos devem fazer a sua parte, mantendo os locais de risco em perfeito estado de higiene e limpeza. Saúde é que interessa!
178 - Histórico da dengue
Os primeiros registros de dengue no mundo, foram feitos no fim do século XVIII, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Já deviam ter resolvido!
179 - Os repelentes e a dengue
Os repelentes possuem ação limitada, apenas afastam o mosquito, ou seja, o mantém distante de quem usa. O bom é combater o mosquito!
180 - Inseticida mata o mosquito da dengue?
Sim, mata apenas o mosquito, porém a aplicação dos inseticidas atuam somente sobre a forma adulta do mosquito. Evite água parada!
181 - A infecção da dengue
A pessoa infectada pelo vírus não apresenta, de imediato, nenhum sintoma, estes demoram alguns dias para surgir, variando, de caso para caso.
182 - Vôo do mosquito da dengue
O Aedes aegypti costuma circular, num raio de 50 a 100 metros de distância, do local de seu nascimento, mas pode ser levado para muito mais longe.
183 - Mosquitos da dengue viajam?
Sim, desde que haja condições adequadas no meio de transporte, os mosquitos podem ser transportados em ônibus, carros, aviões, navios etc.
184 - O inimigo tem vida curta!
O mosquito transmite a dengue a partir de um mês de vida. O Aedes aegypti vive pouco, apenas 45 dias. Água parada é um perigo!
185 - A fêmea é mais perigosa?
Sim, a fêmea do mosquito da dengue, necessita de sangue em seu organismo, para amadurecer seus ovos e continuar seu ciclo de vida. Cuidado!
186 - Tipos da dengue no BrasilL
No Brasil, foram encontrados três tipos de dengue, o 1, o 2 e o 3. A dengue do tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica. A dengue é um perigo!
187 - Síndrome de choque da dengue
Fique atento! Esta é a mais séria forma de apresentação da dengue e caracteriza-se por elevada queda ou ausência de pressão arterial.
188 - Zé do Pedal
No dia 21 de outubro de 2007, o carioca fez a travessia da Baia da Guanabara, num pequeno barco a pedal, feito com peças recicladas e 240 garrafas pet.
189 - Pensamento da SEMACE:
Só depende da sociedade a solução dos problemas ambientais, proporcionando condições adequadas de sobrevivência para as atuais e futuras gerações.
190 - Objetivos da Biblioteca da SEMACE
Com seu acervo, recuperar, gerenciar e divulgar, com informações, o de estudos e pesquisas, às tomadas de decisão na área ambiental.

O sistema também pode ser usado em treinamentos, reciclagens ou nos diversos setores educacionais. Foi testado em várias salas de aulas, com excelente resultado, em todos aspectos.
É uma forma muito simples e de baixíssimo custo, tem todos fatores positivos para um bom resultado no desempenho pedagógico:

1 - Funciona como um jogo coletivo para todo grupo,
2 - Mantém todos em igualdade de condições,
3 - Desenvolve a sociabilidade,
4 - Cria um clima de competição saudável,
5 - Prende a atenção de todos,
6 - Memoriza o tema que se quer fixar,
7 - Pode ser usado em quase todas as disciplinas,
8 - Melhora a segurança e a auto-estima,
9 - Divide o assunto a ser lido pelo total da turma,
10 - Participam todos, cada aluno lê uma pequena parte do conteúdo,
11 - É um sistema inovador e atual.

A título de demonstração, apresentamos apenas o modelo acima, contendo as fichas 1 a 190, além destas, elaboramos vários outros conteúdos com temas distintos e exclusivos, abordando: EDUCAÇÃO no TRÂNSITO, GEOGRAFIA (6ª Série), HISTÓRIA (8ª Série), INGLÊS (2º Ano), PORTUGUES (sinônimos), ALFABETIZAÇÃO etc.
Aplica-se em todas as séries da alfabetização ao pré-vestibular, inclusive o EJA.
Estamos procurando apoio para desenvolver esse projeto a nível nacional, mas antecipamos que o sistema é perfeitamente viável em qualquer outro idioma/país.
Os direitos autorais, intelectuais e o respectivo software, estão registrados no INPI.
Gostaríamos de apresentar sem nenhum compromisso, nosso inovador método de transferir informações e conhecimentos, para receber seu apoio, com o qual podemos lhe autorizar nossos direitos do conteúdo acima, para que possa ser usado, na sua área de atuação, em regime de comodato, por até cinco anos.
Caso haja interesse, podemos apresentar maiores detalhes do novo método de ensino.
Grato,
Antonio Gonçalves Barreira
Rua Padre Luiz Figueira, 555
Aldeota. Fortaleza. Ceará. Brazil 55 85 3254.7117. Cel: 8726.3018.
-----------------------------------------------------------------------
Obs: O conteúdo das fichas acima resulta de inúmeras e demoradas pesquisas, o qual avocamos o pleno direito de reserva, porém podemos ceder, após nossa autorização por escrito.
Agradecemos as fontes:
www.resol.com.br (José Penido)
www.eerp.usp.br/saudeambiental/saude_dicas.html
www.semace.ce.gov.br

Nenhum comentário:

loja AJUDA PETS é o link https://ajudapets.loja2.com.br/

essa loja foi desenvolvida pela empresa Vendendo com Arte para poder arrecadar fundos para algumas ongs e protetores de animais, sendo que p...