sexta-feira, 20 de março de 2009

Os dez mandamentos para economizar água


Os dez mandamentos para economizar água
Colabore, adote o Uso Social da Água

Evite o desperdício, seguindo os dez mandamentos.
1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.


6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.


O percurso da água: Dos mananciais às torneiras

Para chegar até as torneiras com boa qualidade e atender as necessidades da população a água percorre um grande trajeto. É captada em sete mananciais superficiais,e levada aos reservatórios e estações de tratamento de água -

Não se iluda com as chuvas
As chuvas que atingem a região normalizaram o nível dos reservatórios de abastecimento de água do município.Porém, a ameaça de escassez, ou seja, a falta d`água ainda persiste e o SAAE relembra a população sobre a necessidade de economizar. O uso racional e sustentável da água tem que ser permanente, mesmo que novos reservatórios venham a ser implantados e a capacidade de armazenamento do sistema de abastecimento de água seja aumentada. É fácil entender porque precisamos economizar mesmo com a volta de chuvas. O problema é que não tem chovido o volume necessário para que as reservas de água se renovem totalmente, além disso, o consumo cresceu muito nos últimos anos e o sistema de armazenamento não.

Os reservatórios da cidade precisam ser ampliados e novas fontes de captação terão de ser abertas. Mesmo assim, ainda será necessário promover um uso adequado desse preciso líquido, evitando o desperdício e combatendo a poluição.
A grave crise no setor de energia que o país enfrenta deixa evidente a dimensão do problema de falta de água. Estamos diante da ameaça de apagões e de sobretaxas que penalizarão quem não economizar energia, porque está faltando água nos reservatórios das principais usinas que atendem o Brasil.
Por isso, não se deixe enganar e continue seguindo os dez mandamentos para auxiliar na economia da água.

Nenhum comentário:

Projeto Parado Falta de Apoio e Patrocinio

Esse projeto social infelizmente esta parado por falta de apoio financeiro, patrocínio, investimento. Temos uma idéia de aplicação porem nad...