terça-feira, 2 de junho de 2009

Estado de São Paulo abre Semana do Meio Ambiente com assinatura de decreto instituindo cadastro de madeireiras


Junto com plantio de espécies raras, evento acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, no dia 02/06


Neste dia 02 de junho, segunda-feira, começa a Semana do Meio Ambiente. O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente abrem a Semana com a assinatura do decreto do Cadastro Estadual das Madeireiras Paulistas – CADMADEIRA, em evento no Palácio dos Bandeirantes, às 12h. Através do documento, serão cadastradas, em âmbito estadual, as pessoas jurídicas que comercializam produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira, o que se constituirá num instrumento fundamental na luta contra o comércio ilegal de madeira da Amazônia.

Além disso, o governador José Serra, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e outras personalidades ligadas à luta pela preservação ambiental, plantarão mudas de espécies raras - cedidas pelo Instituto Florestal - , em um bosque localizado no próprio Palácio dos Bandeirantes. O ato, simbólico, terá como objetivo a conscientização da população sobre a importância de se produzir e manter um meio ambiente sustentável. Na mesma ocasião, ainda, será divulgado um pacote de 21 ações ambientais, entre resoluções, decretos e projetos de leis na esfera da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Na noite de segunda-feira, o Palácio dos Bandeirantes volta a sediar mais um evento na Semana, a cerimônia de abertura do 13º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. O evento, em que secretário Xico Graziano participa da abertura, representando o governador, tratará do tema “Mudanças climáticas, biodiversidade e o uso sustentável da energia”.

Dando continuidade à programação da semana, na terça-feira (03/06) ocorre um “Pente Fino Ambiental” nas cidades de Ubatuba e Caraguatatuba. O objetivo é prestar informações e ao mesmo tempo tirar dúvidas da população sobre processos e questões ambientais. Moradores, empresários, estudantes e representantes da comunidade em geral terão a oportunidade de um contato pessoal com o secretário Xico Graziano e seus principais auxiliares diretos e responsáveis pelas diversas instituições e órgãos vinculados e de apoio à SMA - Fundação Florestal, Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Instituto Geológico, CETESB, DEPRN, DAIA, CBRN, CPLA, CEA, CRHi e Polícia Ambiental - , que vão também receber e verificar prontamente denúncias de infrações e crimes ambientais.

Na quarta-feira (04/06), é a vez das cidades de Ilhabela e São Sebastião receberem o “Pente Fino” da SMA, que conta com o apoio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano da Secretaria de Habitação) e SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Já na quinta-feira (05/06), às 15h, vai acontecer o lançamento do Programa Ambiental Guarapiranga, junto à represa. E na sexta-feira (06/06), o “Pente Fino Ambiental” volta a ser realizado, desta vez na cidade de Sorocaba, no interior do Estado, incluindo, entre outras atividades, a medição de emissão de fumaça de veículos diesel, com a utilização de duas viaturas equipadas com opacímetros, e orientação aos motoristas.

EVENTO: Assinatura do CADMADEIRA e plantio de espécies raras
DATA: 02/06/08 (segunda-feira)
HORA: 12h00
LOCAL: Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo

Participações no plantio: governador José Serra, secretário Xico Graziano, Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Ignácio de Loyola Brandão (escritor), Luisa Mell (apresentadora de tevê), Rachel Biderman (Fundação Getúlio Vargas), Paulo Saldiva (Saúde Pública/USP), Frank Guggenheim (Greenpeace) e Rubens Ricupero (professor) e Eduardo Srur (artista plástico).

EVENTO: Sessão de Abertura do 13º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental
DATA: 02/06/08 (segunda-feira)
HORA: 19h00
LOCAL: Palácio dos Bandeirantes, Salão dos Pratos

EVENTO: “Pente Fino Ambiental” em Ubatuba/Perequê-Açu
DATA: 03/06/08 (terça-feira)
HORA: 09h30
LOCAL: Escola Municipal Maria Salete Nepomuceno do Amaral – R. Raposo Tavares, 16 – Perequê-Açu - Ubatuba

EVENTO: “Pente Fino Ambiental” em Ubatuba/Maranduba
DATA: 03/06/08 (terça-feira)
HORA: 13h30
LOCAL: Escola Municipal Nativa Fernandes Faria – R. José Pedro, 80 – Sertão do Quina – Maranduba - Ubatuba

EVENTO: “Pente Fino Ambiental” em Caraguatatuba
DATA: 03/06/08 (terça-feira)
HORA: 16h30
LOCAL: Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) – R. Santa Cruz, 396 - Caraguatatuba

EVENTO: “Pente Fino Ambiental” em Ilhabela
DATA: 04/06/08 (quarta-feira)
HORA: 09h30
LOCAL: Esporte Clube Ilha Bela – Av. Força Expedicionária, 75 – Centro - Ilhabela

EVENTO: “Pente Fino Ambiental” em São Sebastião
DATA: 04/06/08 (quarta-feira)
HORA: 14h00
LOCAL: Teatro Municipal – Av. Altino Arantes, 02 – Rua da Praia – São Sebastião

EVENTO: “Pente Fino Ambiental” em Sorocaba
DATA: 06/06/08 (sexta-feira)
HORA: 09h00
LOCAL: Parque Natural Chico Mendes – Av. Três de Março, 1025 – Alto da Boa Vista - Sorocaba

fonte:http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=59

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...