sábado, 28 de fevereiro de 2009

A invasão dos saquinhos de supermercado

por Efraim Rodrigues *
publicado em 23/1/2005.

Você vai ao supermercado e compra um limão que seja. Na quitanda ele entra dentro de um saquinho, e no caixa entra dentro de outro.

O bendito saquinho de supermercado tem presença garantida em todos os lugares que não sejam visitados por uma legião de garis a cada poucas horas. Estamos falando de uma invasão de saquinhos de supermercado.

Hoje eu resolvi dar minha mísera contribuição para o problema e ir ao supermercado munido da solução final, que é a boa e velha sacola de compras.
Eu já tinha tentado isto há anos, sem sucesso.

Criaram problema para entrar, criaram problema para empacotar (tem que ser com o bendito saquinho de supermercado...)

Já faz algum tempo que eu ando com a sacola no carro. Este é o primeiro empecilho. Nem sempre a gente antecipa quando vai ter que ir ao supermercado. Se você é do tipo que ainda está tentando se desvencilhar do carro (como eu), pode, ao menos compensar uma pequena fração do dano de mover este monte de aço cidade afora, carregando uma ou várias sacolas de compras dentro dele. Se você já é um cidadão do futuro e anda pouco de carro, então você certamente já usa uma sacola de compras para fazer supermercado, porque aqueles saquinhos cortam a mão da gente !

Cheguei no supermercado, tranquei o carro, fui até a entrada, e voltei para meu carro, porque obviamente tinha esquecido a nova coisa que tenho para cuidar agora. A SACOLA DE COMPRAS.

Como da outra vez não me deixaram entrar no supermercado com a sacola, desta vez eu a coloquei no fundo do carrinho, discretamente, e não sei se por isso, ou pela política ambiental do supermercado, preocupado com o impacto ambiental que seus saquinhos causam, eu entrei no supermercado com minha sacola que durante a compra foi sendo soterrada com comida e diminuiu ainda mais as chances de algum segurança achar que eu a usaria para fins menos honestos do que salvar o mundo da invasão dos saquinhos de supermercado.

Terminada a compra, eu me apressei em colocar as coisas dentro da minha sacola, antes que a caixa sacasse seus saquinhos invasores. Para minha surpresa, ela guardou seus pensamentos para si mesma, (do tipo - Cada louco que me aparece aqui) e não me impediu de usar minha sacola.
Vitória !

O mundo melhorou um pouco nos últimos oito anos, quando tentei fazer isto pela última vez. Mas eu não imaginava que além de conservacionista, a sacola fosse também prática. Carregar as coisas em uma sacola maior é mais prático, a alça não corta a mão, e você leva uma coisa só. Coloca de uma vez no carro, não aquele monte de coisinhas, cada uma querendo cair de um jeito diferente.

Quando cheguei em casa, em dois minutos as coisas estavam guardadas, porque é muito mais fácil tirar as coisas de uma grande sacola, do que tirar duas coisinhas de um saquinho e ter que guardar também os próprios saquinhos depois. Em dois segundos tirei as coisas e as acomodei nos diferentes lugares. A operação de guerra “Supermercado” estava concluída, e de maneira mais rápida e ambiental que o normal, graças a nossa nova colaboradora.

Mas o que eu faço com o lixo, se minha casa não tiver saquinhos de supermercado? Compro saquinhos de lixo?

Tem uma parte dos saquinhos do supermercado que não dá para evitar, que são aqueles que embalam frutas e verduras. Como eles pesam e põem preço naquilo, não vai ser tão fácil convencer os donos de supermercado a abrir mão deles.

Os saquinhos plásticos das verduras dão conta do pouco lixo do meu apartamento, já que a maior dele é reciclado, e outra parte desaparece na unidade biológica que digere cascas, restos de comida, ossos, etc. na varanda.

Que raios de unidade biológica é esta ? Cheira mal? Como se faz?

Esta vai ter que ficar para a próxima semana, e quem sabe ajudar a vender mais alguns jornais de domingo...


Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

fonte:
http://www.verdestrigos.org/sitenovo/site/cronica_ver.asp?id=554

SACOLA DE COMPRAS DE SUPERMERCADO




http://produtos-ecologicos.blogspot.com

Sacolas de supermercado

Está aqui uma coisa legal que depende apenas de atitude: abandonar, de uma vez por todas, as sacolas plásticas de supermercado. Elas infestam os rios, os lixos, as ruas, matam vacas e tartarugas sufocadas e geram uma quantidade imensa de plástico inútil.
Alguns estados estão criando leis para substituir as sacolinhas por outras de material biodegradável, mas é uma ação emergencial. O ideal seria se, como já acontece em vários outros países, nós simplesmente abandonássemos esse hábito.

Reuni algumas soluções e abaixo está uma lista passo-a-passo de como perder esse vício. Veja também, no final do texto, uma pesquisa que fiz para saber como os maiores supermercados de São Paulo lidam - ou não lidam - com esse problema.

COMO ABANDONAR A SACOLINHA

1. Mãos são feitas para carregar: Quando a compra é pequena, dá pra levar na mão. É um absurdo aceitar sacolinhas de locadoras e farmácias.

2. Sem vergonha de ser feliz: Muita gente coloca a compra na sacolinha porque sente vergonha de sair mostrando por aí o que comprou. Chega disso. A humanidade inteira usa papel higiênico, camisinha e absorvente.


3. Leve a sua própria: Você se lembra de quando seu avô ia para a feira com aquela sacola xadrez e voltava com toda a compra sem nenhuma sacolinha plástica? Pois está na hora de fazer isso também no supermercado. Se a velha bolsa de náilon é feia, use uma de lona, uma mochila, invente.

4. Diga "não" ao caixa: Em muitos lugares, o caixa já vai enfiando toda a compra dentro da sacolinha. Não aceite, e enfatize que você está tendo uma atitude ambientalmente responsável: "Muito obrigado, mas eu não uso sacolas. É para poluir um pouco menos o mundo.".

5. Caixas plásticas ou de papelão: Se a compra é muito grande e você está de carro, leve caixas plásticas ou peça no próprio supermercado caixas de papelão.

6. Carrinhos de compra no condomínio: Se no seu não tiver, dê essa sugestão ao síndico. É baratinho, e permite que as pessoas levem sua compra sem depender de sacolas. Os carrinhos também evitam duas viagens de elevador.

Pesquisa nos supermercados

Eles são os que mais deveriam se preocupar com o problema, mas descobri que a maioria dos supermercados não está nem aí. Além de estimularem o uso das sacolinhas, não têm - ou cobram o olho da cara - por sacolas alternativas.

Apenas o Dia % e o Pão de Açúcar dão alguma atenção especial ao assunto, mas ainda assim é longe do ideal. Veja só:

Supermercado Sacolinhas gratuitas Sacolas alternativas
Dia % Oferece em algumas lojas Nas lojas em que não há sacolinhas comuns, vende por R$ 0,05 uma sacola de plástico grande, de boa resistência. A maioria dos clientes não usa, e leva as compras na mão ou em sacolas próprias.
Pão de Açúcar Oferece Em campanha pela diminuição do uso das sacolinhas, vende uma sacola de TNT por R$ 3,99, que não é muito resistente. Não vi nenhum cliente comprando ou utilizando.
Wal Mart Oferece Vende sacola de feira por R$ 11,90, mas o puxador da sacola é de uma corda de plástico que machuca a mão.
Extra Oferece Vende a mesma sacola do Wal Mart por R$ 10,98. Tem uma segunda opção, que machuca menos a mão, por R$ 19,88.
Carrefour Oferece Não oferece alternativa.
Compre Bem Oferece Não oferece alternativa.

Lojas visitadas: Dia % Av. Alfonso Bovero e Av. Eiras Garcia; Pão de Açúcar Av. Alfonso Bovero e Praça Panamericana; Wal Mart de Osasco; Extra Av. Escola Politécnica; Carrefour Shopping Eldorado e Av. Queirós Filho; Compre Bem Praça Panamericana.

É bom lembrar que o Dia % pertence ao grupo Carrefour, enquanto Extra e Compre Bem pertencem ao grupo Pão de Açúcar. Ou seja, o mesmo grupo trata o meio ambiente de forma diferente em cada rede de supermercados
fonte:
http://www.atitudeverde.com.br/exibe.php?id=1142#comentar

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

*As 20 premiadas pela EXAME*

*As 20 premiadas pela EXAME*

Pesquisa apresentada em 2007.

*Accor *
No primeiro dia de trabalho, os funcionários aprendem que ações
relacionadas à sustentabilidade precisam ser incorporadas ao dia-a-dia
de suas atividades

*Acesita *
A empresa investe em programa de empresa júnior para estudantes do
ensino médio. O desafio é melhorar a qualificação de sua própria
mão-de-obra

*Amanco *
Reduzir o consumo de água e de outros insumos é uma obrigação que afeta
diretamente o bolso de seus executivos

*Aracruz *
Destaque no mercado financeiro mundial por suas políticas de
sustentabilidade, é a única empresa florestal no mundo a figurar no
Índice Dow Jones de Sustentabilidade da bolsa de Nova York

*Arcelor *
Investe 270 milhões de reais em programas de gestão ambiental e reduz o
uso de insumos não renováveis na produção de aço

*Basf *
Redesenhou toda a sua estrutura de produção e acabou se tornando uma
pioneira em seu setor

*Braskem
*A companhia colocou a sustentabilidade no centro de sua estratégia de
expansão dos negócios

*Caterpillar *
Instalada em Piracicaba (SP) há três décadas, a empresa liderou a
criação de uma agenda de crescimento sustentável para o município

*CPFL *
Ao aumentar a produtividade de suas usinas, a empresa está conseguindo
acumular créditos de carbono para financiar seus projetos ambientais

*Elektro *
Com o projeto Energia Comunitária, a empresa colabora para a
reurbanização de áreas pobres e melhora a qualidade de vida de milhares
de pessoas nas cidades onde atua

*IBM *
Incentiva o uso da capacidade ociosa de computadores em pesquisas
voltadas para a saúde e o meio ambiente

*Itaú *
Lançou o primeiro fundo de investimento que permite ao correntista
contribuir para neutralizar os gases que destroem a camada de ozônio

*Mapfre*
O projeto de segurança viária da empresa atinge 2,5 milhões de alunos da
rede pública
estadual paulista e vira referência em educação de trânsito

*Natura
*Pioneira em sustentabilidade no Brasil, a empresa possui um dos
programas de neutralização de carbono mais eficazes

*Philips *
Para ganhar mercado, a subsidiária brasileira aposta em equipamentos que
consomem menos energia

*Promon *
A empresa dissemina o conceito de “edifício verde” e exige que seus
fornecedores também adotem práticas sustentáveis nos negócios

*Real *
O banco transforma seus funcionários em agentes multiplicadores de
práticas sustentáveis. A remuneração dos executivos está vinculada ao
desempenho da instituição também nas dimensões social e ambiental

*Serasa *
Incentiva o engajamento dos funcionários e troca o modelo de simples
doações por
consultorias completas em gestão de instituições beneficentes

*Suzano *
Ao adotar o conceito de sustentabilidade, a Suzano conseguiu expandir a
produção e valorizar suas ações na Bovespa

*Unilever*
Ao mudar o formato das embalagens de seus produtos, a subsidiária
brasileira diminuiu o consumo de papel.

Fonte: 20 Empresas Brasileiras premiadas no Guia EXAME de
Sustentabilidade 2007

Abraço.

Paulo Rodrigues – Coordenador de Políticas Públicas Sustentáveis /
Gerente de Projetos

paulorodrigues.consultlogistc@gmail.com

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Edital seleciona projetos em Direitos Humanos

20/02/09

O edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos está com inscrições abertas até dia 23 de março. O objetivo do Fundo é promover os direitos humanos no Brasil e sensibilizar a sociedade brasileira para que apóie iniciativas capazes de gerar novos caminhos e mudanças significativas para o país.

Assim, disponibiliza recursos para apoio institucional e atividades de organizações da sociedade civil e de defensores e defensoras de direitos humanos em todo o território nacional, priorizando aqueles que disponham de poucos recursos ou que tenham dificuldades de acesso a outras fontes.

Em 2008, o Fundo Brasil de Direitos Humanos escolheu apoiar projetos que tenham como foco o combate à violência institucional e à discriminação, por estarem entre os temas mais críticos de nosso país e constituírem as áreas com maior carência em termos de disponibilidade de recursos nos dias de hoje. As iniciativas devem ter um custo mínimo de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e no máximo R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

Para preencher a ficha de inscrição e ver se o seu projeto se enquadra nos critérios do Fundo, acesse: www.fundodireitoshumanos.org.br/.

Pinacoteca oferece curso sobre inclusão sociocultural

20/02/09

O Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo abriu inscrições para o curso Ações Multiplicadoras: O Museu e a Inclusão Sociocultural. Com duração de 48 horas, divididas em 16 aulas semanais (às quartas-feiras, das 14h às 17h30), ele é voltado para educadores de organizações sociais e serviços de assistência social públicos ou privados, que desenvolvam programas socioeducativos.

O curso pretende dar subsídios para a elaboração, execução e avaliação de projetos educativos em arte e cultura voltados à inclusão sociocultural dos grupos com os quais atuam. Além disso, objetiva potencializar a atuação socioeducativa dos participantes baseando-se nas práticas desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Educativa.

Haverá uma pré-inscrição, cuja ficha (clique aqui) deve ser preenchida e enviada ao e-mail acoesmultiplicadoras@pinacoteca.org.br até dia 18/03. Ela será a base para a seleção dos participantes, obedecendo aos seguintes critérios: perfil, número de vagas e ordem de inscrição.

Será dada prioridade a educadores de organizações sociais que não tenham participado de edições anteriores do curso. Os selecionados serão informados e a inscrição será realizada na Ação Educativa da Pinacoteca mediante pagamento de taxa de R$20,00.

Serão oferecidas bolsas segundo critérios estabelecidos pela instituição. Todos os alunos receberão um auxílio transporte para a ida e volta até o museu, nos dias de aula. O uso de crachás por parte dos inscritos permitirá a entrada gratuita à Pinacoteca durante o período do curso.

Datas: Abril:
01, 02, 08, 15, 22, 29;
Maio:
06, 13, 20, 27;
Junho:
03, 10, 17, 24;
Julho:
01,08.

Local:
Auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Praça da Luz, 2, São Paulo. Fax: (11) 3324 0946.

Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca: (11) 3324 0942.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

concurso cultural BIC

Bic dá videogame, iPods e máquinas fotográficas em concurso cultural

A Bic criou um concurso cultural "Bic Parade" que elegerá a melhor capa de um álbum de música. Utilizando ferramentas virtuais em um hotsite que simulam os produtos da marca, como canetas, marcadores, corretivos e lápis coloridos, o consumidor deverá postar sua criação até o dia 30 de março. O criador da melhor peça ganha um Nintendo Wii com o jogo Guitar Hero World Tour. O segundo colocado ganha um iPod Touch 8gb e o terceiro lugar uma máquina fotográfica de 7.2 megapixels da Sony. Aos vencedores que ficarem entre quarto e décimo lugar ganharão um iPod Shuffle. Todos os dez vencedores também ganharão um kit de produtos da BIC.

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...