terça-feira, 30 de setembro de 2008

01/10 dia Do Idoso

EDIÇÕES SESC SP REGISTRAM, EM QUATRO PUBLICAÇÕES, 45 ANOS DE TRABALHO
PIONEIRO DA INSTITUIÇÃO JUNTO AOS IDOSOS

Mafalda Dato - Exposição "Retrato delas com suas fotos" (SESC Sto.
André - 1 a 30/10). Fot: Tika Tiritilli.

Livros das Edições Sesc SP revelam a busca da instituição por
soluções inovadoras

voltadas ao problema do isolamento do idoso- apontado pelas pesquisas
e especialistas

como uma das principais questões ligadas à esta faixa etária.

A inexistência de uma política de governo para o idoso, as baixas
aposentadorias, o desamparo dos familiares, as dificuldades de acesso
a atividades culturais e de lazer foram alguns dos fatores que
levaram o SESC, na década de 60, a iniciar um trabalho social
pioneiro que criou oportunidade para os idosos ocuparem seu tempo
livre e ampliarem suas relações sociais.

Nesse sentido, as Edições SESC SP - publicações pensadas e
construídas a partir de projetos de largo alcance e com envolvimento
de instituições governamentais, ONGs e editoras - registra este
trabalho por meio dos títulos que reuniram, em livro, iniciativas
relevantes realizadas no âmbito do SESC ao longo de 45 anos. São
eles: Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na
Terceira Idade (vários autores - SESC Nacional/Sesc São
Paulo/Fundação Perseu Abramo); O Século da Terceira Idade (SESC SP);
Velhices - Reflexões Contemporâneas (Vários autores - SESC/PUC-SP) Co-
Educações entre gerações (José Carlos Ferrigno/SESC SP).

O estudo inédito Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas
na Terceira Idade, por exemplo, analisa o fato de que 93% desta
população, cerca de 15 milhões (dados 2006) tem como principal lazer
assistir TV. Esta ampla pesquisa sobre o tema - realizada em parceria
entre a Fundação Perseu Abramo (FPA) e o Serviço Social do Comércio
(SESC Nacional e SESC São Paulo) -, trata de relevantes questões
relacionadas à socialização e às dificuldades de acesso a atividades
culturais e de lazer - fatores que levaram o SESC a ser o precursor
ao formar os Grupos de Convivência e as Escolas da Terceira Idade,
desenvolvendo oportunidades para que os idosos ocupem seu tempo livre
de forma mais instruída.

Esse e outros dados trazem à tona uma reflexão sobre o isolamento
entre as gerações e as segregações no seio de uma sociedade
contemporânea (abordagem intergeracional). O livro Co-educação entre
gerações - tese do psicólogo José Carlos Ferrigno, da Gerência de
Estudos e Programas da Terceira Idade do SESC SP e editor do
periódico A Terceira Idade do SESC SP - parte da premissa da
igualdade de direitos e respeito às diferenças. A publicação traz uma
análise do processo intergeracional, observado a partir da vivência
de jovens professores e seus alunos das Escolas Abertas da Terceira
Idade do SESC SP.

"Como resultado de uma pesquisa feita junto aos freqüentadores do
SESC, verificou-se que as atividades intergeracionais propiciam uma
rica troca de experiências, beneficiando tanto os mais velhos, quanto
os mais jovens. Idosos, adultos jovens, adolescentes, crianças, se
mesclam em oficinas de música, teatro, artes plásticas. Juntos
constroem um produto coletivo e também relações de amizade e de
conhecimento. Os mais velhos transmitem aos moços nossa herança
cultural, os jovens, por sua vez, lhes transmitem novos valores e
novas tecnologias que ajudam o idoso a adaptarem-se a uma sociedade
de aceleradas mudanças", comenta Ferrigno.

A integração do idoso às demais gerações é uma das principais
finalidades da programação pontual e permanente do SESC SP voltada a
esse público. Neste ano, como parte das comemorações do Dia
Internacional do Idoso - 1° de outubro - o SESC SP elabora ações
coletivas que acontecem entre 25 de setembro a 4 de outubro, em São
Paulo (ver programação anexada). Além disso, em seus 45 anos de
funcionamento, o Trabalho Social com Idosos do SESC/SP, mantém uma
programação permanente que incentiva a convivência grupal, o
aprendizado e a reciclagem cultural. O programa SESC Gerações, criado
em 2003, por exemplo, visa promover a interação, a proximidade e a
educação entre as pessoas de idades distintas. "Verifica-se que as
atividades intergeracionais propiciam uma rica troca de experiências,
beneficiando tanto os mais velhos, quanto os mais jovens", explica
Ferrigno.

A publicação O Século da Terceira Idade, com fotos que ilustram as
inúmeras atividades promovidas pelo SESC para a terceira idade,
documenta os 40 anos do SESC em seu trabalho social com idoso e
aponta as perspectivas e previsões para essa população, que, segundo
a ONU (Organizações das Nações Unidas), deve alcançar a casa dos dois
bilhões (algo em torno de 19%) da população mundial. O livro aborda
temas atuais e importantes sobre o lugar do idoso na sociedade. "Há
mais de 40 anos, a entidade percebeu a importância de implementar
ações nessa áreas e, hoje, quando a sociedade se confronta com
questões difíceis sobre a realidade dos idosos no Brasil, o SESC já
apresenta muitas respostas e iniciativa", comenta o presidente do
Conselho Regional do SESC no Estado de São Paulo, Abrahm Szajman.

Velhices - Reflexões Contemporâneas é uma publicação comemorativa dos
60 anos do SESC e da PUC-SP e uma homenagem ao trabalho desenvolvido
pelas duas instituições em favor do idoso e à contribuição de ambas
aos estudos da gerontologia - um campo de estudo que investiga os
fenômenos relacionados com o envelhecimento do ser humano. "O ano de
1996 foi histórico para a consolidação da parceria na área do
envelhecimento entre o SESC e a PUC/SP. Neste mesmo ano, as duas
instituições promoveram o seminário O Brasil e os Idosos:
diagnósticos e perspectivas, no qual importantes estudiosos da
gerontologia produziram férteis reflexões sobre o atendimento ao
idoso em nosso país", comenta o diretor Regional do SESC São Paulo,
Danilo Santos de Miranda. Assim, o SESC - contribui e colabora para o
efeito de uma sociedade brasileira de interesses e responsabilidades
mútuos e inclusiva para todas as gerações.

* Agendamento com as fontes/autores e livros podem ser feitos por
meio do tels.: 55 11 3673 7270 (Litera - Construindo Diálogos).

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