quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15 de outubro dia do Professor

Aos professores pelo dia de hoje meus respeitos pela profissão (que conheço o árduo ofício), meu carinho e meu bom dia!

Faça com que seu dia hoje seja especial!
Prof. Rita Alonso
Um toque de Motivação...

SER MESTRE
Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!

Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!

Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?

Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!

Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!


--
Prof. Rita Alonso
Um toque de Motivação...
www.umtoquedemotivacao.com

MEDICAMENTO REDUZ O RISCO FUTURO DE USO DE DROGAS POR CRIANÇAS COM

Dr. Ricardo Teixeira

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição geneticamente herdada que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O problema acomete entre 6% e 8% das crianças em todo o mundo e ate 60% delas continuarão a apresentar os sintomas durante a adolescência e a idade adulta.

Já é bem reconhecido que crianças com o diagnostico de TDAH tem um maior risco de, no futuro, usarem drogas - incluindo tabagismo, abuso e dependência de álcool e de drogas ilícitas. Além disso, há um forte corpo de evidências que aponta que esse risco é menor entre adolescentes que receberam tratamento com medicações estimulantes,como o metilfenidato, durante a infância. Estudos em modelos animais
revelam que o uso dessas medicações reduz o interesse por drogas como
a cocaína. O fator psicossocial também é relevante e podemos hipotetizar que crianças tratadas na infância receberam mais atenção por parte dos pais.

Um novo estudo publicado na última edição da revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine confirma o efeito protetor do tratamento medicamentoso em relação ao risco do uso de drogas. A pesquisa acrescenta um importante dado à literatura: o efeito protetor do tratamento é tão importante nas meninas como nos meninos.

:: Dr. Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp.
Atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB) e dedica-
se ao jornalismo científico. É também titular do Blog "ConsCiência no
Dia-a-Dia" e consultor do Grupo Athena.

Home-page : consciencianodiaadia.com

ATHENAPRESS - GRUPO ATHENA
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CARLA FURTADO

CRIANÇA MAL ALIMENTADA SERÁ ADULTO COM SAÚDE FRÁGIL

Atualmente, nossas crianças se deparam com uma grande oferta deguloseimas. Propagandas cada vez mais apelativas, produtos industrializados e quando não aceitam bem o almoço e o jantar, os paisacabam oferecendo os alimentos que são de fácil preparação ou prontos para consumo. O que nós nutricionistas temos visto, são crianças com sobrepeso ou obesas, desenvolvendo carências de nutrientes porque o
que vale é uma dieta equilibrada, com qualidade, e não apenas a
quantidade.

Vejamos algumas dicas importantes. A criança deve fazer suas refeições na mesma mesa que os familiares assim pode aprender a comer à mesa,tornando o ambiente sempre agradável e alegre. Lembre-se de que a criança vai observar e tende a imitar os hábitos alimentares dos pais.
Evite comentários desfavoráveis em relação a esse ou aquele alimento.

O horário da refeição da criança deve ser obedecido para que ela não troque a alimentação correta por guloseimas. Não ligue a televisão ou leia enquanto fizer a refeição, isso faz com que nenhuma das atividades seja praticada com atenção.

Diminua os líquidos nas refeições. Durante as refeições as bebidas precisam ser controladas, pois a criança troca facilmente a comida por sucos ou refrigerantes. Os refrigerantes podem ser dados, mas sempre de forma limitada, aos finais de semana, por exemplo. Procure utilizar pratos coloridos. O visual do alimento é o primeiro passo para tornar o prato atrativo. Envolver a criança no preparo dos alimentos fará com que ela sinta vontade de experimentar novos sabores.

Tenha firmeza e equilíbrio. Quando a criança se alimentar fora de hora ou comer, com freqüência, alimentos inadequados, pode ocorrer prejuízos no seu estado nutricional.

Coloque pouca comida no prato. O volume da refeição da criança de 1 a 6 anos deve ser adequado à sua pequena capacidade gástrica. Pratos grandes, além de não estimulá-la, trazem aversão, pois ela já se satisfaz só de olhar. O correto é colocar pouco volume de cada vez, no prato, e se ao final da refeição houver um pedido de mais comida, é conveniente servir porções menores do que a anterior.

A água não engorda, não têm calorias, participa de todos os processos fisiológicos do organismo. No sistema circulatório age como um meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas, inclusive auxiliando na desintoxicação do corpo.

O Grupo dos Energéticos é a principal fonte de carboidratos. Pães,cereais, massas e arroz, batata, mandioca e mandioquinha. Essesalimentos fornecem carboidratos complexos e são importantes fontes deenergia. Devem ser consumidos em várias refeições já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: no café da manhã, entram os cereais ou pães. No almoço e no jantar, arroz,
macarrão, batata e mandioquinha. Açucares e doces fornecem carboidratos simples e não devem ser consumidos abusivamente principalmente pelas crianças. Então, cuidado com o excesso de achocolatados, doces e açúcar para adoçar, devemos sentir o sabor dos alimentos e não deixar sobressair o gosto do açúcar.

Principal fonte de vitaminas, minerais e fibras, é com o Grupo dos Reguladores que nossas crianças têm mais deficiência, consumindo apenas 1/3 das necessidades diárias. Devem estar presentes nas principais refeições: café da manhã (frutas, sucos), almoço e jantar (saladas, legumes, verduras) . Quanto mais colorido o prato, melhor.

Já o Grupo dos Construtores é a principal fonte de cálcio e proteína.
Carnes, ovos e laticínios, devem estar presentes nas principais refeições para estimular o desenvolvimento e crescimento dos ossos.
São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio,
zinco e outros minerais. Devem ser consumidos nas refeições principais, como almoço e jantar.

Com uma forma educativa, transmitindo conhecimentos, atingiremos bons resultados para a educação nutricional de nossas crianças.

*Luiz Evaristo Sinicio - Nutricionista com especialização em Nutrição
Clínica (FMRP/USP) e com 21 anos de atuação.

MEIO AMBIENTE LEVA JORNALISTAS E EDUCOMUNICADORES AO SESC-VILA MARIANA

Como se comportam os jornais brasileiros frente ao tema das mudanças globais? Qual o impacto da educação ambiental no comportamento do brasileiro? Que estratégias de comunicação vem o governo adotando no tratamento dos conflitos que envolvem o meio ambiente? Os investimentos do setor privado têm compensado suas contribuições para a acirramento dos problemas ambientais? Que papel cabe, nesse contexto, às ONGs, ao Terceiro Setor e ao sistema formal de ensino? O que é "stress ecológico" e como as crianças e adolescentes se envolvemna luta pela preservação da natureza?

Estas e outras questões serão debatidas durante o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, previsto para ocorrer no espaço do SESC-Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, São Paulo), em São Paulo, entre 28 e 30 de outubro, numa iniciativa do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da USP, do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, do Canal Futura, do International Institute of Journalism and Communication, de Genebra, Suíça, e do SESC- Serviço Social do Comercio de São Paulo. O público esperado é de 700 pessoas de todo o país.

Está prevista a presença do próprio Ministro Carlos Minc na abertura do evento, assim como o a do Secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge Sobrinho, que acaba deencaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei estabelecendo uma política de redução do nível de poluição na cidade. Também confirmoupresença a recém-empossada Diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Lúcia Anello, assim como Rachel Trajberg,coordenadora das Conferências Infanto-Juvenis de Meio Ambiente, uma iniciativa do MEC juntamente com estados e municípios. Entre os 54 especialistas que atuarão nas mesas e painéis, encontram-se a jornalista Lúcia Araújo, do Canal Futura; André Trigueiro, da Globo News, Marcelo Leite, da Folha de São Paulo; Mathew Shirts, da Revista National Geographic; Herton Escobar, do Jornal O Estado de São Paulo,Filomena Saleme, da Rádio Eldorado e Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás e professor da ECA-USP.

O evento contará, ainda, com Ismar de Oliveira Soares, da ECA/USP,pesquisador do conceito da educomunicação; Daniel Raviolo, sociólogo argentino e fundador da ONG Comunicação e Cultura, de Fortaleza, CE,responsável por projeto de jornal em 1.200 escolas, possibilitando um mapeamento dos problemas ecológicos do Nordeste elaborado por crianças e adolescentes da região, assim como Marcia Rolemberg, da Secretaria
do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Projeto Nas Ondas do Ambiente, que o Ministro Carlos Minc pretende lançar para todo o país.

Mostras de documentários e atividades artísticas farão parte da programação, ao que se somará uma série de workshops voltados à produção de documentários para Tv e de programa de rádio em escolas, bem como à mobilização multimediática em torno dos temas ambientais,com a presença de especialistas como Leonardo Menezes, do Globo
Ecologia; Francisco Costa, do Ministério do Meio Ambiente e do Prof.Carlos Lima, Presidente do Comitê Gestor da Lei Educom, em São Paulo.

O simpósio contará com a cobertura jornalística, por parte de um grupo de 100 adolescentes, com a assistência de 30 educomunicadores de organizações como o NCE/USP, o Canal Futura e o programa Nas Ondas do Rádio, da Prefeitura de São Paulo. As produções serão exibidas através da web-rádio e na programação do Canal Futura. Informações pelo telefone 5080 3142. Inscrições, com opções por atividades, pelo site .

INSCRIÇÕES
PESSOALMENTE
SESC Vila Mariana, na Central de Atendimento
Terça a sexta, das 9h às 21h30
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30
Rua Pelotas, 141 Vila Mariana São Paulo
Pagamento em cheque, cartão ou dinheiro.

NO SITEwww.sescsp.org.br
Preencha o formulário de inscrição e faça sua opção para a forma de
pagamento:

Boleto bancário: assim que seu formulário de inscrição for recebido,
automaticamente será expedido um boleto para pagamento em banco ou
internet, que será enviado por correio para o endereço mencionado no
formulário.
Atenção: esta opção só pode ser utilizada até o dia 15 de outubro Após
esta data somente por depósito identificado ou pessoalmente no SESC
Vila Mariana.
Depósito bancário identificado: assim que seu formulário de inscrição for recebido, automaticamente serão enviados para o e-mail indicado no formulário, os dados da conta bancária e o número da identificação para o depósito no Banco do Brasil. Sua inscrição será validada assim que a Secretaria Executiva receber a confirmação de pagamento pelo banco. A Secretaria enviará, por e-mail, a confirmação de inscrição.
Atenção: esta opção é válida até o dia 23 de outubro após esta data somente no SESC Vila Mariana, caso haja disponibilidade de vagas.
Obs.: No credenciamento é obrigatória a apresentação do comprovante da
inscrição.

Taxa de Inscrição
R$ 17,50 trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e
dependentes
R$ 35,00 usuário inscrito, estudante, + 60 anos, professor e aposentado
R$ 70,00 demais interessados
No ato do credenciamento será exigido comprovante de condição de
inscrito: estudante, + 60 anos, aposentado, professor, trabalhador no
comércio e serviços matriculado e dependentes e usuário inscrito.
Tenha em mãos sua identificação e comprovante de pagamento para
retirar o crachá.

Desejo participar dos seguinte(s) curso(s):
Dia 28/10 - 14h às 17h30 - ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
Painel 1 - Meio Ambiente, Redes e Mobilização Cidadã
Painel 2 - Jornalismo e Meio Ambiente
Workshop 1 - Produção de Documentário sobre Meio Ambiente

Dia 29/10 - 14h às 17h30 - ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
Painel 3 - Práticas Educomunicativas em Meio Ambiente
Painel 4 - O Lugar da Educomunicação Socioambiental no Ensino
Workshop 2 - Uso da Internet na Educomunicação Socioambiental com
Crianças e Adolescentes

Dia 30 - 14h às 17h30 - ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
Painel 5 - Meio Ambiente na Produção Midiática
Painel 6 - Meio Ambiente, Educomunicação e Responsabilidade Social
Workshop 3 - Educomunicação nas políticas públicas

Obs.: Cada uma das atividades simultâneas tem limite definido de vagas
e serão considerados as primeiras fichas de inscrição a partir da
efetivação do pagamento. No caso do não pagamento até a data prevista,
a vaga automaticamente será liberada para outro participante.

Realização
International Institute of Journalism and Communication (IIJC -
Genebra, Suíça)
Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP)
Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC-SP)
Canal Futura (Fundação Roberto Marinho - RJ)
Ministério do Meio Ambiente (Departamento de Educação Ambiental)

Apoio
Rádio Eldorado (Eldorado Sócio Ambiental)
Rede CEP - Comunicação, Educação e Participação
Revista Viração

Informações:
SESC Vila Mariana
Terça a sábado, das 10h às 19h
Fone: 5080-3142
conferencias@vilamariana.sescsp.org.br


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E-mail : imprensa@aprendaki.com.br

GOVERNO OFERECE FORMAÇÃO PARA 600 MIL PROFESSORES

Nos próximos três anos, aproximadamente 600 mil professores da
educação básica pública receberão formação inicial ou continuada. O
Sistema Nacional Público de Formação de Professores do Magistério
pretende aumentar o percentual de professores formados com qualidade e
oferecer formação àqueles que já trabalham. Até o final de 2008, terão
sido R$ 350 milhões destinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir de 2009, o Sistema contará
com R$ 1 bilhão por ano. A intenção é que o decreto seja assinado pelo
presidente da República até dezembro.

O Sistema permitirá ampliar o porcentual de professores formados por
instituições públicas de ensino superior - federais, estaduais e
municipais - e tratar a formação como o eixo central das políticas
educacionais.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para dar
sustentabilidade ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e
alcançar as metas de qualidade, a União deve assumir a formação dos
professores, hoje relegada a estados e municípios. "Se o Estado não
assumir a tarefa, os indicadores de qualidade vão logo à frente
encontrar um obstáculo insuperável. As medidas têm que ser tomadas
hoje para que isso não se verifique na década que vem", afirmou.

A formação inicial será oferecida, preferencialmente, na modalidade
presencial, mas a participação da Universidade Aberta do Brasil (UAB),
com o ensino a distância, será importante, pela possibilidade de
atender grande quantidade de professores em todas as regiões do País.
A Capes também terá a função de incentivar a formação por meio de
programas de iniciação à docência e concessão de bolsas a estudantes
matriculados em cursos públicos de licenciatura de graduação plena.

A minuta do decreto que vai instituir o sistema está aberta à consulta
pública até 24 de novembro, no portal do Ministério da Educação.
Sugestões de aperfeiçoamento do texto podem ser enviadas para o
endereço eletrônico:formacao.magisterio@capes.gov.br.

EVENTO GRATUITO SOBRE DOENÇAS REUMÁTICAS

A Associação Paranaense dos Portadores de Doenças Reumáticas - ADORE - realizará, no dia 18 de outubro, Dia do Médico,
um encontro gratuito com palestras educativas a respeito das diversas doenças reumáticas e assuntos correlatos, como "Direito à Saúde e Direito Previdenciário".

Entre os palestrantes estão Sebastião Radominsk, professor chefe de reumatologia da Universidade Federal do Paraná e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia; Emir de Sá Riechi, urologista; e Fernando Chiuchetta, professor da Universidade Federal do Paraná.
Esses profissionais abordarão temas diversos como: "Terapia Manual em Artrite Reumatóide"; "Mais Saúde para os Homens"; "Reumáticos e os Cuidados com a Visão"; "Doenças Reumáticas e suas Conseqüências"; e "RPG em Reumatologia".

A iniciativa, aberta à população, faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Combate ao Reumatismo -30 de outubro - e tem como objetivo
chamar a atenção para o assunto e esclarecer dúvidas. Afinal, sabe-se que há mais de cem tipos de doenças reumáticas, sendo as mais comuns a osteoporose, a artrite reumatóide, a artrose, o lupus, a fibromialgia e as doenças da coluna, que respondem pela segunda maior causa de afastamento do trabalho.

Na ocasião, a indústria farmacêutica Eli Lilly colocará à disposição
das mulheres acima de 50 anos, que compõem o maior grupo de risco, exames de ultrassom de calcâneo, que servirão para fazer uma triagem inicial de osteoporose. Independente do resultado, as pessoas serão orientadas a levar o exame para um médico avaliar, fazer o diagnóstico e, se necessário, prescrever o tratamento adequado
.

Simples e rápido, o exame é indicado para mulheres acima de 55 anos que na pós-menopausa tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose com mãe, avó ou irmã; realização de terapia com corticóides por mais de três meses; antecedência de
fraturas de baixo impacto ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho. Homens e mulheres com mais de 40 anos de idade e que apresentem características semelhantes também poderão fazer o ultrassom.

O evento não requer inscrição prévia e será no dia 18 de outubro, no Hotel Vitória Villa (Av. Sete de Setembro, 2448 - 2º andar), das 8h às 17h30.

Sobre a osteoporose
A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. Doença silenciosa e debilitante, que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, é um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo que ocorre mais intensamente após a menopausa. Os custos de tratamento são altos e o
impacto sócio-econômico é grande. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas.

No Brasil, aproximadamente sete milhões de mulheres, ou seja, 30% das brasileiras que já passaram pela menopausa, convivem com esta doença.

CRIANÇAS E JOVENS SÃO O PRINCIPAL ALVO DO PROJETO FUTURO DA ÁGUA

Criado pelo Grupo A TARDE, da Bahia, o Projeto Futuro da Água está no seu terceiro ano e tem como objetivo conscientizar em especial os
jovens sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e
ambientais, através da adoção das chamadas "práticas verdes". Além da
publicação de cadernos especiais enfocando o tema, o projeto contempla
mais três tipos de ação: palestras, concurso cultural e criação de um
blog interativo.
Este ano a grande novidade do projeto, coordenado pelo setor de
Marketing do Grupo A TARDE é o selo Carbon Free (Zero Carbono)
presente no caderno especial Futuro da Água e em seus anúncios de
divulgação da campanha. Concedido pela organização Iniciativa Verde, o
selo atesta o compromisso do A TARDE em compensar o gás carbônico
emitido durante o processo de produção e distribuição do material com
o plantio de árvores da mata atlântica. Em 2007, o jornal A TARDE foi
o primeiro veículo de comunicação da Bahia a receber o selo da
organização, reafirmando o compromisso do grupo com o meio ambiente e
na luta contra o aquecimento global.
Como o projeto busca atingir especialmente o público jovem, as escolas
da rede pública e privada estão no centro do seu foco. As discussões
sobre o tema são estimuladas através de palestras realizadas com
estudantes, visando à busca por soluções para problemas como a
poluição e o desperdício de água. Os encontros contam com a
participação de profissionais das empresas apoiadoras do projeto
ligadas ao meio ambiente. O Projeto Futuro da Água conta com o apoio
das empresas TWB, Ferbasa e Vega. Para realizar o trabalho nas escolas
públicas, o projeto atua em parceria com a Secretaria Municipal de
Educação (Smec).
O projeto segue um cronograma composto por 27 escolas da rede pública
e privada. O principal tema abordado é preservação da água, sua
importância e necessidade. Os palestrantes apresentam o assunto de
forma dinâmica dando dicas de preservação, divulgando o concurso
cultural promovido pelo jornal. No final de cada palestra, as crianças
participam de uma animação lúdica.
Os encartes especiais abordando temas e matérias sobre a água são
outra forma de atuação do projeto. Este ano, foram lançadas duas
edições, nos meses de agosto e outubro. Já o blog Futuro da Água que
está disponível na página do portal A TARDE On Line
(www.atarde.com.br). O blog faz a cobertura das palestras realizadas
nas escolas das redes de ensino pública e privada. São divulgadas
fotos das visitas da equipe do projeto, entrevista com diretores e
coordenadores dos colégios, além de posts dos alunos e internautas.
Através do blog, os internautas e os alunos podem fazer perguntas e
comentar as matérias e entrevistas postadas.

Concurso Cultural - Durante as palestras nas escolas são distribuídos
gratuitamente formulários para que os alunos participem de um concurso
cultural de desenho e redação, no qual são premiados os melhores
trabalhos e o empenho dos professores em trabalhar o tema em sala de
aula. O concurso cultural assim como o projeto também está em seu
terceiro ano. O concurso é aberto a crianças e jovens de 6 a 18 anos e
dividido em seis categorias de acordo com a faixa etária, e os seis
vencedores serão contemplados com um computador. O professor com alto
desempenho em sala de aula durante a atividade será contemplado com
uma assinatura anual do jornal A TARDE.

AGÊNCIA DE TEXTOS E NOTÍCIAS
Fone: (71) 3271-7171
E-mail: marilia@agenciadetextos.com.br
MARILIA RAMOS

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...