O que é?
O portal Setor Reciclagem é um veículo de comunicação especializado em reciclagem para empresários, empreendedores e pesquisadores do ramo. Inclui, categoriza e armazena informações coletadas na internet, matérias exclusivas, resenhas enviadas por assessorias de comunicação e profissionais do segmento. Soma-se a isso a participação dos usuários nas áreas interativas.
Como surgiu?
O site Setor Reciclagem estreou em maio de 2001 como suporte da revista de mesmo nome. A partir de janeiro de 2002 começou a publicar releases, notícias e material exclusivo, passando a ser referência na internet quando o assunto é informação sobre reciclagem.
Devido à grande audiência e seu papel importante como disseminador de cultura, foi necessária uma completa reformulação na estrutura do site, de forma a auxiliar a busca por assunto desejado e propiciar a inclusão de informações comerciais, tão procurados pelos leitores do Setor Reciclagem.
Quem faz?
O portal Setor Reciclagem é uma iniciativa de responsabilidade social da Criatura comunicação, que criou e mantém este site. A Criatura comunicação é um estúdio de criação que produz soluções de EcoMarketing com natureza filosófica e estratégica. Empresa que cumpre um papel social atrai mais consumidores, mas também está investindo na sociedade, no progresso e no próprio futuro.
Vale a pena conferir o portal:
http://www.setorreciclagem.com.br/index.php
projeto social em desenvolvimento para aplicação na Zona SUL da capital de SP - Região Vila São Jose/Jdm São BErnardo e imediações São Paulo CONTATO por email: lemafevendas@gmail.com projetovivervida@gmail.com para Fazer parte como Parceiro ou Voluntários nos contate ADD Waths 11 99498-9741
sábado, 25 de outubro de 2008
casa de cultura e Cidadania veja o site http://www.casadeculturaecidadania.com.br/
Casa de Cultura e Cidadania
A Casa de Cultura e Cidadania, projeto social patrocinado pela AES Eletropaulo, AES Tietê e Eletropaulo Telecom, que tem como missão trabalhar com comunidades de baixa renda com o objetivo de propiciar condições de emancipação dessas comunidades, busca profissionais para trabalhar no município de Osasco (SP).
Direção
- Formação universitária na área de humanas;
- Experiência de direção de escola, de preferência pública, ou direção em projetos sociais;
- Experiência em articulação de redes com o poder público, equipamentos sociais, ONGS e lideranças comunitárias;
- Experiência em gestão de equipes, formatação de projetos, rotinas administrativas (compras, pagamentos, RH, organização de horários etc) e encaminhamento de relatórios;
- Prática e flexibilidade para organizar e articular necessidades e demandas. Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 5.000,00.
Coordenação Pedagógica
- Formação em Pedagogia, Psicologia e/ou Ciências Sociais;
- Conhecimento em algumas áreas de arte educação;
- Experiência de coordenação pedagógica em escolas ou projetos sociais; - Conhecimento das teorias de educação;
- Habilidade em orientação de educadores, resolução de conflitos e dinâmica de sala de aula;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 4.000,00.
Assistência de Coordenação Pedagógica
- Formação em Pedagogia, Psicologia e/ou Ciências Sociais;
- Experiência de coordenação pedagógica em escolas ou projetos sociais; - Habilidade em orientação de educadores, resolução de conflitos e dinâmica de sala de aula;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 2.550,00
Educação Social
- Formação em assistência social;
- Experiência em articulação de redes com o poder público, equipamentos sociais, ONGs e lideranças comunitárias;
- Experiência na formação de redes com famílias comprovada;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Idade: acima de 25 anos;
- Salário: R$ 2.500,00.
Arte Educação de Teatro
- Formação no 3º grau completa em artes cênicas de preferência com licenciatura;
- Experiência em teatro na área de educação;
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades baixa renda;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Na entrevista será pedida a apresentação de uma aula para avaliação do sistema de trabalho, metodologia, objetivos e segurança na proposta;
Salário: R$ 2.500,00.
Monitoria de Teatro
- Formação no 3º grau completa ou cursando artes cênicas de preferência com licenciatura;
- Formado ou cursando pedagogia, com conhecimentos ou experiência de artes cênicas;
- Experiência em teatro na área de educação;
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades baixa renda;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Atuará como assistente da área de teatro e de arte de contar histórias;
- Salário: R$ 1.500,00.
Arte Educação de Dança
- Formação em dança, com licenciatura;
- Especialização em Rudolf Laban;
- Ou formado em Educação física com licenciatura, especialização em educação corporal, ou educação de movimento ou especialização em dança;
- Ou formado em educação artística com especialização ou licenciatura em artes cênicas, com especialização complementar em educação corporal;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades de baixa renda;
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Salário: R$ 2.500,00
Monitoria de Dança
- Formado ou cursando educação artística com especialização ou licenciatura em artes cênicas, com especialização complementar em educação corporal;
- Ou: formado ou cursando Educação física com licenciatura, especialização em educação corporal, ou educação de movimento ou especialização em dança;
- OU: formado ou em formação em dança, com licenciatura;
- De preferência com especialização em Rudolf Laban;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades de baixa renda.
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Salário: R$ 1.500,00.
Arte Educação de Artes Visuais
- Formado em Artes Plásticas ou Artes Visuais com conhecimento de mídias diversificadas: Desenho para História em Quadrinhos, Animação (programas Premier, Vegas) Vídeo (conhecimento de operação de câmera de vídeo e, se possível, conhecimento de algum programa de edição);
- Experiência na área educativa (escola pública ou particular no Ensino Fundamental) e/ou em trabalhos educativos em comunidades;
- Conhecer as principais linhas teóricas da arte educação (autores, publicações, conceitos, etc. Exemplo: Abordagem Triangular, Maria Heloisa Ferraz, Mariazinha Fusari);
- Apresentar portifólio com alguns exemplos de trabalhos em mídias diversificadas (algum vídeo ou animação feito com um grupo de alunos);
Salário: R$ 2.500,00
Monitoria de Artes Visuais
- Formado ou cursando artes plásticas e artes visuais com mídias;
- Experiência comprovada de sala de aula em escola ou projeto social. Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Atuará nas salas de artes visuais e informática;
- Salário: R$ 1.500,00.
Arte Educação de Música
- Comprovada formação musical concluída, que poderá ser: universitária, de nível técnico ou em cursos livres;
- Tocar um instrumento de teclado e/ou violão;
- Ter familiaridade com a prática vocal;
- Prática pedagógica de no mínimo um ano com grupos de crianças e adolescentes;
Salário: R$ 2.500,00.
Monitoria de Música
- Comprovada formação musical em andamento ou concluída; experiência em instrumento de teclado e/ou violão e prática vocal;
- Ter conhecimento e experiência comprovados no atendimento a grupos de crianças e adolescentes, em escola ou projeto social;
- Atuará como monitor da sala de música e de projetos;
- Salário: R$ 1.500,00.
Monitoria de Sala de Projetos
- Formado ou cursando Pedagogia, Letras ou Ciências Sociais. Aceita-se formação em magistério;
- Experiência em sala de aula ou projetos sociais com crianças e jovens;
- Participante e conhecedor da comunidade, local ou regional;
- Tino, sensibilidade ou habilidade artística (para integração com as linguagens do Projeto);
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 2.000,00.
Monitoria de Arte de Contar Histórias
- Curso superior ou 2º grau completo;
- Experiência de trabalho com crianças e jovens;
- Conheça literatura;
- Tenha vivências da cultura brasileira;
- Tenha experiência de contato com a literatura oral, conheça histórias populares brasileiras e de outras culturas;
- Tenha alguma experiência de contar histórias, mas não precisa ser um contador profissional;
- Experiência em arte educação;
Salário: R$ 2.000,00.
Monitoria de Informática
- Formação superior em Ciências da Computação ou informática em nível técnico;
- Experiência comprovada em sala de aula;
- Experiência em ambiente Windows e Pacote Office, Web Designer e Ferramentas de Internet (todos os recursos);
- Tenha conhecimentos sobre edição de imagens e filmes;
- Noções básicas sobre arte;
- Salário: R$ 2.000,00
Monitoria de Área Livre
- 2º grau completo;
- Experiência em recreação com jovens e crianças;
- Habilidade para construção de brinquedos pedagógicos;
- Criatividade e habilidade para lidar com crianças e jovens;
- Salário: R$ 1.500,00.
Atendimento Administrativo
- Curso técnico de secretariado ou curso técnico na área administrativa;
- Domínio de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Experiência anterior na área;
- Prática de atendimento ao público;
- Organizada e rápida no encaminhamento de demandas;
- Salário: R$ 1.600,00.
Auxílio de Atendimento ao Público
- Ensino médio completo;
- Conhecimentos nas ferramentas da informática (editor de texto e planilhas);
- Prática de atendimento ao público;
- Funções de recepção e acompanhamento dos alunos nos intervalos, entrada e saída, auxílio na secretaria;
- Pessoa tranqüila no trato com crianças e jovens;
- Salário: R$ 800,00.
3 Auxiliares de Serviços Gerais
- Experiência nos serviços de limpeza em grandes áreas;
- Pessoa esperta, caprichosa e ágil;
- Salário: R$ 650,00.
Zelador
- Experiência em pequenos consertos (encanamento, construção, jardinagem etc);
- Disponibilidade para atuação com público;
- Morar nas imediações da Casa de Cultura;
- Salário: R$ 1.000,00.
Merendeira
- Experiência em cozinhar para grupos grandes;
- Conhecimentos em utensílios de cozinha, higienização de alimentos e ambientes;
- Boa compreensão da leitura e escrita;
- Criatividade, Higiene, Agilidade;
- Salário: R$ 850,00.
Auxiliar de Cozinha
- Experiência em cozinhar para grupos grandes;
- Conhecimentos em utensílios de cozinha, higienização de alimentos e ambientes;
- Boa compreensão da leitura e escrita;
- Criatividade, Higiene, Agilidade;
- Salário: R$ 650,00
O projeto contratará todas as pessoas pela CLT, com carteira assinada e oferecerá benefícios: seguro saúde, seguro de vida, vale transporte (sem desconto), alimentação no local e uniforme. Os currículos devem ser enviados para: cvosasco@casadeculturaecidadania.com.br.
Não esquecer de colocar o nome da cidade e a função para cuja vaga concorre, pois estamos abrindo outras unidades.
A seleção dos candidatos será do dia 17 ao dia 21 de novembro.
http://www.casadeculturaecidadania.com.br/
A Casa de Cultura e Cidadania, projeto social patrocinado pela AES Eletropaulo, AES Tietê e Eletropaulo Telecom, que tem como missão trabalhar com comunidades de baixa renda com o objetivo de propiciar condições de emancipação dessas comunidades, busca profissionais para trabalhar no município de Osasco (SP).
Direção
- Formação universitária na área de humanas;
- Experiência de direção de escola, de preferência pública, ou direção em projetos sociais;
- Experiência em articulação de redes com o poder público, equipamentos sociais, ONGS e lideranças comunitárias;
- Experiência em gestão de equipes, formatação de projetos, rotinas administrativas (compras, pagamentos, RH, organização de horários etc) e encaminhamento de relatórios;
- Prática e flexibilidade para organizar e articular necessidades e demandas. Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 5.000,00.
Coordenação Pedagógica
- Formação em Pedagogia, Psicologia e/ou Ciências Sociais;
- Conhecimento em algumas áreas de arte educação;
- Experiência de coordenação pedagógica em escolas ou projetos sociais; - Conhecimento das teorias de educação;
- Habilidade em orientação de educadores, resolução de conflitos e dinâmica de sala de aula;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 4.000,00.
Assistência de Coordenação Pedagógica
- Formação em Pedagogia, Psicologia e/ou Ciências Sociais;
- Experiência de coordenação pedagógica em escolas ou projetos sociais; - Habilidade em orientação de educadores, resolução de conflitos e dinâmica de sala de aula;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 2.550,00
Educação Social
- Formação em assistência social;
- Experiência em articulação de redes com o poder público, equipamentos sociais, ONGs e lideranças comunitárias;
- Experiência na formação de redes com famílias comprovada;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Idade: acima de 25 anos;
- Salário: R$ 2.500,00.
Arte Educação de Teatro
- Formação no 3º grau completa em artes cênicas de preferência com licenciatura;
- Experiência em teatro na área de educação;
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades baixa renda;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Na entrevista será pedida a apresentação de uma aula para avaliação do sistema de trabalho, metodologia, objetivos e segurança na proposta;
Salário: R$ 2.500,00.
Monitoria de Teatro
- Formação no 3º grau completa ou cursando artes cênicas de preferência com licenciatura;
- Formado ou cursando pedagogia, com conhecimentos ou experiência de artes cênicas;
- Experiência em teatro na área de educação;
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades baixa renda;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Atuará como assistente da área de teatro e de arte de contar histórias;
- Salário: R$ 1.500,00.
Arte Educação de Dança
- Formação em dança, com licenciatura;
- Especialização em Rudolf Laban;
- Ou formado em Educação física com licenciatura, especialização em educação corporal, ou educação de movimento ou especialização em dança;
- Ou formado em educação artística com especialização ou licenciatura em artes cênicas, com especialização complementar em educação corporal;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades de baixa renda;
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Salário: R$ 2.500,00
Monitoria de Dança
- Formado ou cursando educação artística com especialização ou licenciatura em artes cênicas, com especialização complementar em educação corporal;
- Ou: formado ou cursando Educação física com licenciatura, especialização em educação corporal, ou educação de movimento ou especialização em dança;
- OU: formado ou em formação em dança, com licenciatura;
- De preferência com especialização em Rudolf Laban;
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Experiência de trabalho com jovens ou crianças em comunidades de baixa renda.
- Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Salário: R$ 1.500,00.
Arte Educação de Artes Visuais
- Formado em Artes Plásticas ou Artes Visuais com conhecimento de mídias diversificadas: Desenho para História em Quadrinhos, Animação (programas Premier, Vegas) Vídeo (conhecimento de operação de câmera de vídeo e, se possível, conhecimento de algum programa de edição);
- Experiência na área educativa (escola pública ou particular no Ensino Fundamental) e/ou em trabalhos educativos em comunidades;
- Conhecer as principais linhas teóricas da arte educação (autores, publicações, conceitos, etc. Exemplo: Abordagem Triangular, Maria Heloisa Ferraz, Mariazinha Fusari);
- Apresentar portifólio com alguns exemplos de trabalhos em mídias diversificadas (algum vídeo ou animação feito com um grupo de alunos);
Salário: R$ 2.500,00
Monitoria de Artes Visuais
- Formado ou cursando artes plásticas e artes visuais com mídias;
- Experiência comprovada de sala de aula em escola ou projeto social. Levar material de produção artística;
- Preparar uma aula para crianças e outra para adolescentes para apresentar na entrevista de seleção;
- Atuará nas salas de artes visuais e informática;
- Salário: R$ 1.500,00.
Arte Educação de Música
- Comprovada formação musical concluída, que poderá ser: universitária, de nível técnico ou em cursos livres;
- Tocar um instrumento de teclado e/ou violão;
- Ter familiaridade com a prática vocal;
- Prática pedagógica de no mínimo um ano com grupos de crianças e adolescentes;
Salário: R$ 2.500,00.
Monitoria de Música
- Comprovada formação musical em andamento ou concluída; experiência em instrumento de teclado e/ou violão e prática vocal;
- Ter conhecimento e experiência comprovados no atendimento a grupos de crianças e adolescentes, em escola ou projeto social;
- Atuará como monitor da sala de música e de projetos;
- Salário: R$ 1.500,00.
Monitoria de Sala de Projetos
- Formado ou cursando Pedagogia, Letras ou Ciências Sociais. Aceita-se formação em magistério;
- Experiência em sala de aula ou projetos sociais com crianças e jovens;
- Participante e conhecedor da comunidade, local ou regional;
- Tino, sensibilidade ou habilidade artística (para integração com as linguagens do Projeto);
- Utilização de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Salário: R$ 2.000,00.
Monitoria de Arte de Contar Histórias
- Curso superior ou 2º grau completo;
- Experiência de trabalho com crianças e jovens;
- Conheça literatura;
- Tenha vivências da cultura brasileira;
- Tenha experiência de contato com a literatura oral, conheça histórias populares brasileiras e de outras culturas;
- Tenha alguma experiência de contar histórias, mas não precisa ser um contador profissional;
- Experiência em arte educação;
Salário: R$ 2.000,00.
Monitoria de Informática
- Formação superior em Ciências da Computação ou informática em nível técnico;
- Experiência comprovada em sala de aula;
- Experiência em ambiente Windows e Pacote Office, Web Designer e Ferramentas de Internet (todos os recursos);
- Tenha conhecimentos sobre edição de imagens e filmes;
- Noções básicas sobre arte;
- Salário: R$ 2.000,00
Monitoria de Área Livre
- 2º grau completo;
- Experiência em recreação com jovens e crianças;
- Habilidade para construção de brinquedos pedagógicos;
- Criatividade e habilidade para lidar com crianças e jovens;
- Salário: R$ 1.500,00.
Atendimento Administrativo
- Curso técnico de secretariado ou curso técnico na área administrativa;
- Domínio de ferramentas de informática (pacote Office e internet);
- Experiência anterior na área;
- Prática de atendimento ao público;
- Organizada e rápida no encaminhamento de demandas;
- Salário: R$ 1.600,00.
Auxílio de Atendimento ao Público
- Ensino médio completo;
- Conhecimentos nas ferramentas da informática (editor de texto e planilhas);
- Prática de atendimento ao público;
- Funções de recepção e acompanhamento dos alunos nos intervalos, entrada e saída, auxílio na secretaria;
- Pessoa tranqüila no trato com crianças e jovens;
- Salário: R$ 800,00.
3 Auxiliares de Serviços Gerais
- Experiência nos serviços de limpeza em grandes áreas;
- Pessoa esperta, caprichosa e ágil;
- Salário: R$ 650,00.
Zelador
- Experiência em pequenos consertos (encanamento, construção, jardinagem etc);
- Disponibilidade para atuação com público;
- Morar nas imediações da Casa de Cultura;
- Salário: R$ 1.000,00.
Merendeira
- Experiência em cozinhar para grupos grandes;
- Conhecimentos em utensílios de cozinha, higienização de alimentos e ambientes;
- Boa compreensão da leitura e escrita;
- Criatividade, Higiene, Agilidade;
- Salário: R$ 850,00.
Auxiliar de Cozinha
- Experiência em cozinhar para grupos grandes;
- Conhecimentos em utensílios de cozinha, higienização de alimentos e ambientes;
- Boa compreensão da leitura e escrita;
- Criatividade, Higiene, Agilidade;
- Salário: R$ 650,00
O projeto contratará todas as pessoas pela CLT, com carteira assinada e oferecerá benefícios: seguro saúde, seguro de vida, vale transporte (sem desconto), alimentação no local e uniforme. Os currículos devem ser enviados para: cvosasco@casadeculturaecidadania.com.br.
Não esquecer de colocar o nome da cidade e a função para cuja vaga concorre, pois estamos abrindo outras unidades.
A seleção dos candidatos será do dia 17 ao dia 21 de novembro.
http://www.casadeculturaecidadania.com.br/
Petrobras e Oi Futuro abrem Edital de Patrocínio à Cultura
A Petrobras e o Oi Futuro abrem hoje (15/10) seus Editais de Patrocínio para 2009. O Programa Petrobras Cultural (PPC) recebe projetos de Produção e Difusão nas áreas de artes cênicas, música,literatura, audiovisual e cultura digital. E em maio do próximo ano(2009) receberá projetos destinados à Preservação, Memória e Formação.
A novidade é que os projetos não precisam mais de aprovação prévia na
Lei Rouanet.
Já o Programa Oi de Patrocínios Culturais recebe projetos nas áreas de artes cênicas, visuais, música, audiovisual, publicação e documentação, patrimônio cultural, tecnologia e novas mídias com apoio das leis de incentivo à cultura (federal, estadual ou municipal).
Para maiores informações acesse: www.leidepatrocinio.com.br
A novidade é que os projetos não precisam mais de aprovação prévia na
Lei Rouanet.
Já o Programa Oi de Patrocínios Culturais recebe projetos nas áreas de artes cênicas, visuais, música, audiovisual, publicação e documentação, patrimônio cultural, tecnologia e novas mídias com apoio das leis de incentivo à cultura (federal, estadual ou municipal).
Para maiores informações acesse: www.leidepatrocinio.com.br
AACD ABRE PROCESSO SELETIVO PARA APERFEIÇOAMENTO EM PSICOLOGIA
O programa tem o objetivo de proporcionar capacitação e aperfeiçoamento para profissionais de PsicologiaA AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) oferece aprimoramento técnico para profissionais da área de saúde, por meio da CET (Comissão de Ensino e Treinamento), órgão responsável pela coordenação dos programas educacionais da instituição. Diversos departamentos contribuem para o aprimoramento de profissionais de outras especialidades de saúde, como médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e dentistas. Anualmente, a
entidade abre processo seletivo para estágio em cada uma destas áreas.
O programa de aperfeiçoamento em psicologia - com bolsa de estudos -consiste em uma atividade de ensino e treinamento em psicologia para pacientes com necessidades especiais. O aperfeiçoamento é oferecido para profissionais com Formação em Psicologia ou que estejam finalizando o Curso de Psicologia em 2008, com duração de 11 meses em período integral, fornecendo um certificado de conclusão. O
aperfeiçoando participará de atividades no setor de Psicologia e também em conjunto com outros Setores da Instituição.
Com know-how acumulado por 58 anos, a instituição promove o tratamento e reabilitação de pessoas portadoras de deficiências físicas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida destes pacientes,de maneira que consigam alcançar sua reintegração social e profissional. A AACD realiza cerca de cinco mil atendimentos diários em suas oito unidades. A abordagem multidisciplinar, característica da instituição, contribui para a redução do tempo de espera por consultas, tratamento mais adequado e progresso mais rápido do paciente.
As inscrições vão até 07/11/2008. O Edital e outras informações estão
no site www.aacd.org.br .
entidade abre processo seletivo para estágio em cada uma destas áreas.
O programa de aperfeiçoamento em psicologia - com bolsa de estudos -consiste em uma atividade de ensino e treinamento em psicologia para pacientes com necessidades especiais. O aperfeiçoamento é oferecido para profissionais com Formação em Psicologia ou que estejam finalizando o Curso de Psicologia em 2008, com duração de 11 meses em período integral, fornecendo um certificado de conclusão. O
aperfeiçoando participará de atividades no setor de Psicologia e também em conjunto com outros Setores da Instituição.
Com know-how acumulado por 58 anos, a instituição promove o tratamento e reabilitação de pessoas portadoras de deficiências físicas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida destes pacientes,de maneira que consigam alcançar sua reintegração social e profissional. A AACD realiza cerca de cinco mil atendimentos diários em suas oito unidades. A abordagem multidisciplinar, característica da instituição, contribui para a redução do tempo de espera por consultas, tratamento mais adequado e progresso mais rápido do paciente.
As inscrições vão até 07/11/2008. O Edital e outras informações estão
no site www.aacd.org.br .
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Sanofi-Aventis e Associação Cidade Escola Apreniz lançam Projeto "Arte com Saúde"
Localidade: São Paulo - SP
No próximo dia 29 de outubro, quarta-feira, às 14 horas, acontecerá o lançamento do Projeto "Arte com Saúde", fruto da parceria entre a sanofi-aventis e a Associação Cidade Escola Aprendiz, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Dias, em São Paulo.
O objetivo do Projeto "Arte com Saúde" é levar arte, saúde e educação para alunos das Escolas Municipais de São Paulo e Suzano, por meio de três ações principais.
Para maiores informações: www.sanofi-aventis.com.br
No próximo dia 29 de outubro, quarta-feira, às 14 horas, acontecerá o lançamento do Projeto "Arte com Saúde", fruto da parceria entre a sanofi-aventis e a Associação Cidade Escola Aprendiz, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Dias, em São Paulo.
O objetivo do Projeto "Arte com Saúde" é levar arte, saúde e educação para alunos das Escolas Municipais de São Paulo e Suzano, por meio de três ações principais.
Para maiores informações: www.sanofi-aventis.com.br
A melhor escola...
24/10/2008
Fonte: Correio Braziliense
Maria Irene Maluf *
A escolha de uma escola é algo que sempre trás muita ansiedade à família, seja porque existem muitas alternativas, porque é a primeira vez que a criança ficará longe de casa ou porque queremos selecionar um novo colégio onde nosso filho se adapte melhor e aprenda!
Todas as crianças precisam e devem ter na escola espaço e condições físicas, recursos materiais e humanos, acesso a um currículo e a estratégias de aprendizagem adequadas às suas necessidades pessoais, além da atenção de profissionais devidamente capacitados que se preocupem em oferecer oportunidades reais de aprendizagem aos alunos.
A tomada de consciência sobre a necessidade da escola oferecer uma educação de qualidade para todos, ou seja, praticar a chamada “Inclusão Escolar”, foi um divisor de águas, um marco importante para as famílias, principalmente aquelas cujos filhos têm algum tipo de necessidade educativa especial.
Erra quem pensa que esse movimento apenas favoreceu as crianças com necessidades educativas especiais, sejam elas portadoras de transtornos de aprendizagem (Dislexia, Discalculia), transtornos psiquiátricos (TDA/H, Aspergher, Transtorno Bipolar, etc.), problemas de conduta, ou comprometimentos sensoriais, motores, déficit intelectual, etc. A experiência mostra que todas as crianças se beneficiam no dia-a-dia, pois a educação escolar tornou-se mais personalizada, mais humana e o corpo docente consciente de seu papel profissional intensificou a procura por cursos de especialização e de aperfeiçoamento para melhorar cada vez mais sua atuação.
As famílias das crianças com necessidades especiais, evidentemente, se acautelam muito na hora da escolha da escola, pois precisam se assegurar de que esta tem condições de ofertar os recursos físicos, pedagógicos e profissionais indispensáveis para que seus filhos se sintam respeitados e que lhes sejam de fato oferecidas oportunidades múltiplas de aprendizagem compatível e estimulante para ampliar seu potencial.
Já na primeira entrevista, devem procurar averiguar até que ponto o profissional que os atende conhece sobre a necessidade especial de seu filho, quanto parece interessado em continuar se informando e qual a atitude que a escola assume perante a atualização profissional continuada de seus professores. Tais práticas são de uma importância vital não apenas para as crianças, mas também para o professorado, pois na sua formação dificilmente são preparados para lidar com tais alunos.
Apenas conhecendo os diferentes transtornos de aprendizagem e as técnicas de manejo em sala de aula, o professor torna-se capaz de provocar mudanças importantes na aquisição de conhecimentos e habilidades de todos os seus alunos.
Exemplos práticos? Todo professor sabe que seus alunos com Transtorno do Déficit da Atenção(TDA) precisam ter em média um terço a menos de tarefas a realizar em uma prova ou exercício que seus colegas ou precisam de cerca de 50% a mais de tempo para poder concluir as mesmas lições. Isso é importante para o aluno, para a dinâmica de toda classe e para a auto-estima do próprio professor, pois consegue bom resultado em seu trabalho !
Assim também uma criança com dislexia não deve ser chamada para ler em voz alta para a classe e a agenda das lições de casa deve ser entregue a ela digitadas, para que sua dificuldade em copiar do quadro-negro não a constranja diante dos colegas e ela consiga fazer seus deveres em casa sem problemas na hora de ler os enunciados.
Um outro detalhe a pesquisar quando se procura uma nova escola é o limite de alunos que esta aceita matricular por classe e o número de alunos com dificuldades que são aceitos por turma, pois evidentemente isso vai influir na atenção do professor às crianças e no rendimento pedagógico de todos .
Escola de boa qualidade é a escola que oferece as melhores condições de aprendizagem para todas as crianças e que tem, inclusive, condições de atender alunos com necessidades especiais. Por isso, seu compromisso primordial é o respeito às diferenças individuais durante a aprendizagem e na hora de avaliar cada criança pelos progressos que alcança e não só comparativamente com o grupo.
Importante é ainda lembrar que Educação Inclusiva também exige uma família que siga esses princípios de aceitação, respeito e apoio aos seus filhos com ou sem necessidades educativas especiais, proporcionando-lhes além de um ambiente seguro, afetivo, acolhedor, uma boa escola e sempre que necessário, a orientação e a intervenção de profissionais especializados em problemas de aprendizagem. * Pedagoga especialista em psicopedagogia e educação especial Editora da revista Psicopedagogia da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia)
Fonte: Correio Braziliense
Maria Irene Maluf *
A escolha de uma escola é algo que sempre trás muita ansiedade à família, seja porque existem muitas alternativas, porque é a primeira vez que a criança ficará longe de casa ou porque queremos selecionar um novo colégio onde nosso filho se adapte melhor e aprenda!
Todas as crianças precisam e devem ter na escola espaço e condições físicas, recursos materiais e humanos, acesso a um currículo e a estratégias de aprendizagem adequadas às suas necessidades pessoais, além da atenção de profissionais devidamente capacitados que se preocupem em oferecer oportunidades reais de aprendizagem aos alunos.
A tomada de consciência sobre a necessidade da escola oferecer uma educação de qualidade para todos, ou seja, praticar a chamada “Inclusão Escolar”, foi um divisor de águas, um marco importante para as famílias, principalmente aquelas cujos filhos têm algum tipo de necessidade educativa especial.
Erra quem pensa que esse movimento apenas favoreceu as crianças com necessidades educativas especiais, sejam elas portadoras de transtornos de aprendizagem (Dislexia, Discalculia), transtornos psiquiátricos (TDA/H, Aspergher, Transtorno Bipolar, etc.), problemas de conduta, ou comprometimentos sensoriais, motores, déficit intelectual, etc. A experiência mostra que todas as crianças se beneficiam no dia-a-dia, pois a educação escolar tornou-se mais personalizada, mais humana e o corpo docente consciente de seu papel profissional intensificou a procura por cursos de especialização e de aperfeiçoamento para melhorar cada vez mais sua atuação.
As famílias das crianças com necessidades especiais, evidentemente, se acautelam muito na hora da escolha da escola, pois precisam se assegurar de que esta tem condições de ofertar os recursos físicos, pedagógicos e profissionais indispensáveis para que seus filhos se sintam respeitados e que lhes sejam de fato oferecidas oportunidades múltiplas de aprendizagem compatível e estimulante para ampliar seu potencial.
Já na primeira entrevista, devem procurar averiguar até que ponto o profissional que os atende conhece sobre a necessidade especial de seu filho, quanto parece interessado em continuar se informando e qual a atitude que a escola assume perante a atualização profissional continuada de seus professores. Tais práticas são de uma importância vital não apenas para as crianças, mas também para o professorado, pois na sua formação dificilmente são preparados para lidar com tais alunos.
Apenas conhecendo os diferentes transtornos de aprendizagem e as técnicas de manejo em sala de aula, o professor torna-se capaz de provocar mudanças importantes na aquisição de conhecimentos e habilidades de todos os seus alunos.
Exemplos práticos? Todo professor sabe que seus alunos com Transtorno do Déficit da Atenção(TDA) precisam ter em média um terço a menos de tarefas a realizar em uma prova ou exercício que seus colegas ou precisam de cerca de 50% a mais de tempo para poder concluir as mesmas lições. Isso é importante para o aluno, para a dinâmica de toda classe e para a auto-estima do próprio professor, pois consegue bom resultado em seu trabalho !
Assim também uma criança com dislexia não deve ser chamada para ler em voz alta para a classe e a agenda das lições de casa deve ser entregue a ela digitadas, para que sua dificuldade em copiar do quadro-negro não a constranja diante dos colegas e ela consiga fazer seus deveres em casa sem problemas na hora de ler os enunciados.
Um outro detalhe a pesquisar quando se procura uma nova escola é o limite de alunos que esta aceita matricular por classe e o número de alunos com dificuldades que são aceitos por turma, pois evidentemente isso vai influir na atenção do professor às crianças e no rendimento pedagógico de todos .
Escola de boa qualidade é a escola que oferece as melhores condições de aprendizagem para todas as crianças e que tem, inclusive, condições de atender alunos com necessidades especiais. Por isso, seu compromisso primordial é o respeito às diferenças individuais durante a aprendizagem e na hora de avaliar cada criança pelos progressos que alcança e não só comparativamente com o grupo.
Importante é ainda lembrar que Educação Inclusiva também exige uma família que siga esses princípios de aceitação, respeito e apoio aos seus filhos com ou sem necessidades educativas especiais, proporcionando-lhes além de um ambiente seguro, afetivo, acolhedor, uma boa escola e sempre que necessário, a orientação e a intervenção de profissionais especializados em problemas de aprendizagem. * Pedagoga especialista em psicopedagogia e educação especial Editora da revista Psicopedagogia da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia)
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
MOSTRA DE TEATRO ESTUDANTIL APRESENTA 14 ESPETÁCULOS
O Colégio São Luís apresenta, de 28 de outubro a 2 de dezembro, a
Mostra Intercolegial de Teatro. São cerca de 300 participantes, que apresentarão textos de Abi Morgan, Moira Buffini e Anamaria Nunes entre outros. As apresentações, um total de 14, serão no teatro do Colégio São Luís.
Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível,
que serão doados a instituições apoiadas pelo programa de voluntariado do Colégio São Luís. Cada pai de aluno poderá retirar dez ingressospara levar seus convidados.
Além do São Luís, participarão os colégios Escola da Vila e Morumbi Sul. A mostra acontece há sete anos e já teve participação de mais de 12 colégios e cerca de 1,2 mil alunos.
Programação
28/10
15h - REFUGO, de Abi Morgan - Colégio Morumbi Sul
17h - UMA HISTÓRIA DE VAMPIRO, de Moira Buffini - Colégio São Luís
03/11
19h30 - O PALHACINHO TRISTE E A ROSA, de Maria Cecília Oliveira
Marques - Colégio São Luís
05/11
15h - EU QUERO UMA PARA VIVER, criaação coletiva - Escola da Vila
17h - NATAL, OUTRA VEZ., de Plutarco de Almeida - Colégio São Luís
07/11
19h30 - NA ROÇA, de Belmiro Braga - Colégio São Luís
11/11
19h30 - CINDERELA, dos irmãos Grimm - Colégio São Luís
12/11
15h - GERAÇÃO TRIANON, de Anamaria Nunes - Colégio São Luís - diurno
17h - ZYB - NA SINTONIA, criação coletiva - Colégio São Luís - noturno
17/11
19h30 - CADÊ O RISO DO PALHAÇO, de Gabriela Rabelo - Colégio São Luís
18/11
19h30 - VIAGEM AO MUNDO DO FAZ DE CONTA, de Walter Quaglia - Colégio
São Luís
28/11
19h30 - MAIS QUE NUNCA É PRECISO ACREDITAR, de Gabriela Rabelo -
Colégio São Luís
01/12
19h30 -HISTÓRIAS DA VIDA, "A Poltrona" e "Zé do Mato", de Gerardo
Cabada - Colégio São Luís
02/12
19h30 - ECOS DO BRASIL, de Julia Krein - Colégio São Luís
Mostra Intercolegial de Teatro. São cerca de 300 participantes, que apresentarão textos de Abi Morgan, Moira Buffini e Anamaria Nunes entre outros. As apresentações, um total de 14, serão no teatro do Colégio São Luís.
Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível,
que serão doados a instituições apoiadas pelo programa de voluntariado do Colégio São Luís. Cada pai de aluno poderá retirar dez ingressospara levar seus convidados.
Além do São Luís, participarão os colégios Escola da Vila e Morumbi Sul. A mostra acontece há sete anos e já teve participação de mais de 12 colégios e cerca de 1,2 mil alunos.
Programação
28/10
15h - REFUGO, de Abi Morgan - Colégio Morumbi Sul
17h - UMA HISTÓRIA DE VAMPIRO, de Moira Buffini - Colégio São Luís
03/11
19h30 - O PALHACINHO TRISTE E A ROSA, de Maria Cecília Oliveira
Marques - Colégio São Luís
05/11
15h - EU QUERO UMA PARA VIVER, criaação coletiva - Escola da Vila
17h - NATAL, OUTRA VEZ., de Plutarco de Almeida - Colégio São Luís
07/11
19h30 - NA ROÇA, de Belmiro Braga - Colégio São Luís
11/11
19h30 - CINDERELA, dos irmãos Grimm - Colégio São Luís
12/11
15h - GERAÇÃO TRIANON, de Anamaria Nunes - Colégio São Luís - diurno
17h - ZYB - NA SINTONIA, criação coletiva - Colégio São Luís - noturno
17/11
19h30 - CADÊ O RISO DO PALHAÇO, de Gabriela Rabelo - Colégio São Luís
18/11
19h30 - VIAGEM AO MUNDO DO FAZ DE CONTA, de Walter Quaglia - Colégio
São Luís
28/11
19h30 - MAIS QUE NUNCA É PRECISO ACREDITAR, de Gabriela Rabelo -
Colégio São Luís
01/12
19h30 -HISTÓRIAS DA VIDA, "A Poltrona" e "Zé do Mato", de Gerardo
Cabada - Colégio São Luís
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