sábado, 25 de outubro de 2008

Petrobras e Oi Futuro abrem Edital de Patrocínio à Cultura

A Petrobras e o Oi Futuro abrem hoje (15/10) seus Editais de Patrocínio para 2009. O Programa Petrobras Cultural (PPC) recebe projetos de Produção e Difusão nas áreas de artes cênicas, música,literatura, audiovisual e cultura digital. E em maio do próximo ano(2009) receberá projetos destinados à Preservação, Memória e Formação.
A novidade é que os projetos não precisam mais de aprovação prévia na
Lei Rouanet.

Já o Programa Oi de Patrocínios Culturais recebe projetos nas áreas de artes cênicas, visuais, música, audiovisual, publicação e documentação, patrimônio cultural, tecnologia e novas mídias com apoio das leis de incentivo à cultura (federal, estadual ou municipal).

Para maiores informações acesse: www.leidepatrocinio.com.br

AACD ABRE PROCESSO SELETIVO PARA APERFEIÇOAMENTO EM PSICOLOGIA

O programa tem o objetivo de proporcionar capacitação e aperfeiçoamento para profissionais de PsicologiaA AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) oferece aprimoramento técnico para profissionais da área de saúde, por meio da CET (Comissão de Ensino e Treinamento), órgão responsável pela coordenação dos programas educacionais da instituição. Diversos departamentos contribuem para o aprimoramento de profissionais de outras especialidades de saúde, como médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e dentistas. Anualmente, a
entidade abre processo seletivo para estágio em cada uma destas áreas.

O programa de aperfeiçoamento em psicologia - com bolsa de estudos -consiste em uma atividade de ensino e treinamento em psicologia para pacientes com necessidades especiais. O aperfeiçoamento é oferecido para profissionais com Formação em Psicologia ou que estejam finalizando o Curso de Psicologia em 2008, com duração de 11 meses em período integral, fornecendo um certificado de conclusão. O
aperfeiçoando participará de atividades no setor de Psicologia e também em conjunto com outros Setores da Instituição.

Com know-how acumulado por 58 anos, a instituição promove o tratamento e reabilitação de pessoas portadoras de deficiências físicas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida destes pacientes,de maneira que consigam alcançar sua reintegração social e profissional. A AACD realiza cerca de cinco mil atendimentos diários em suas oito unidades. A abordagem multidisciplinar, característica da instituição, contribui para a redução do tempo de espera por consultas, tratamento mais adequado e progresso mais rápido do paciente.

As inscrições vão até 07/11/2008. O Edital e outras informações estão
no site www.aacd.org.br .

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sanofi-Aventis e Associação Cidade Escola Apreniz lançam Projeto "Arte com Saúde"

Localidade: São Paulo - SP

No próximo dia 29 de outubro, quarta-feira, às 14 horas, acontecerá o lançamento do Projeto "Arte com Saúde", fruto da parceria entre a sanofi-aventis e a Associação Cidade Escola Aprendiz, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Dias, em São Paulo.
O objetivo do Projeto "Arte com Saúde" é levar arte, saúde e educação para alunos das Escolas Municipais de São Paulo e Suzano, por meio de três ações principais.

Para maiores informações: www.sanofi-aventis.com.br

A melhor escola...

24/10/2008
Fonte: Correio Braziliense

Maria Irene Maluf *

A escolha de uma escola é algo que sempre trás muita ansiedade à família, seja porque existem muitas alternativas, porque é a primeira vez que a criança ficará longe de casa ou porque queremos selecionar um novo colégio onde nosso filho se adapte melhor e aprenda!

Todas as crianças precisam e devem ter na escola espaço e condições físicas, recursos materiais e humanos, acesso a um currículo e a estratégias de aprendizagem adequadas às suas necessidades pessoais, além da atenção de profissionais devidamente capacitados que se preocupem em oferecer oportunidades reais de aprendizagem aos alunos.

A tomada de consciência sobre a necessidade da escola oferecer uma educação de qualidade para todos, ou seja, praticar a chamada “Inclusão Escolar”, foi um divisor de águas, um marco importante para as famílias, principalmente aquelas cujos filhos têm algum tipo de necessidade educativa especial.

Erra quem pensa que esse movimento apenas favoreceu as crianças com necessidades educativas especiais, sejam elas portadoras de transtornos de aprendizagem (Dislexia, Discalculia), transtornos psiquiátricos (TDA/H, Aspergher, Transtorno Bipolar, etc.), problemas de conduta, ou comprometimentos sensoriais, motores, déficit intelectual, etc. A experiência mostra que todas as crianças se beneficiam no dia-a-dia, pois a educação escolar tornou-se mais personalizada, mais humana e o corpo docente consciente de seu papel profissional intensificou a procura por cursos de especialização e de aperfeiçoamento para melhorar cada vez mais sua atuação.

As famílias das crianças com necessidades especiais, evidentemente, se acautelam muito na hora da escolha da escola, pois precisam se assegurar de que esta tem condições de ofertar os recursos físicos, pedagógicos e profissionais indispensáveis para que seus filhos se sintam respeitados e que lhes sejam de fato oferecidas oportunidades múltiplas de aprendizagem compatível e estimulante para ampliar seu potencial.

Já na primeira entrevista, devem procurar averiguar até que ponto o profissional que os atende conhece sobre a necessidade especial de seu filho, quanto parece interessado em continuar se informando e qual a atitude que a escola assume perante a atualização profissional continuada de seus professores. Tais práticas são de uma importância vital não apenas para as crianças, mas também para o professorado, pois na sua formação dificilmente são preparados para lidar com tais alunos.

Apenas conhecendo os diferentes transtornos de aprendizagem e as técnicas de manejo em sala de aula, o professor torna-se capaz de provocar mudanças importantes na aquisição de conhecimentos e habilidades de todos os seus alunos.

Exemplos práticos? Todo professor sabe que seus alunos com Transtorno do Déficit da Atenção(TDA) precisam ter em média um terço a menos de tarefas a realizar em uma prova ou exercício que seus colegas ou precisam de cerca de 50% a mais de tempo para poder concluir as mesmas lições. Isso é importante para o aluno, para a dinâmica de toda classe e para a auto-estima do próprio professor, pois consegue bom resultado em seu trabalho !

Assim também uma criança com dislexia não deve ser chamada para ler em voz alta para a classe e a agenda das lições de casa deve ser entregue a ela digitadas, para que sua dificuldade em copiar do quadro-negro não a constranja diante dos colegas e ela consiga fazer seus deveres em casa sem problemas na hora de ler os enunciados.

Um outro detalhe a pesquisar quando se procura uma nova escola é o limite de alunos que esta aceita matricular por classe e o número de alunos com dificuldades que são aceitos por turma, pois evidentemente isso vai influir na atenção do professor às crianças e no rendimento pedagógico de todos .

Escola de boa qualidade é a escola que oferece as melhores condições de aprendizagem para todas as crianças e que tem, inclusive, condições de atender alunos com necessidades especiais. Por isso, seu compromisso primordial é o respeito às diferenças individuais durante a aprendizagem e na hora de avaliar cada criança pelos progressos que alcança e não só comparativamente com o grupo.

Importante é ainda lembrar que Educação Inclusiva também exige uma família que siga esses princípios de aceitação, respeito e apoio aos seus filhos com ou sem necessidades educativas especiais, proporcionando-lhes além de um ambiente seguro, afetivo, acolhedor, uma boa escola e sempre que necessário, a orientação e a intervenção de profissionais especializados em problemas de aprendizagem. * Pedagoga especialista em psicopedagogia e educação especial Editora da revista Psicopedagogia da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MOSTRA DE TEATRO ESTUDANTIL APRESENTA 14 ESPETÁCULOS

O Colégio São Luís apresenta, de 28 de outubro a 2 de dezembro, a
Mostra Intercolegial de Teatro. São cerca de 300 participantes, que apresentarão textos de Abi Morgan, Moira Buffini e Anamaria Nunes entre outros. As apresentações, um total de 14, serão no teatro do Colégio São Luís.

Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível,
que serão doados a instituições apoiadas pelo programa de voluntariado do Colégio São Luís. Cada pai de aluno poderá retirar dez ingressospara levar seus convidados.
Além do São Luís, participarão os colégios Escola da Vila e Morumbi Sul. A mostra acontece há sete anos e já teve participação de mais de 12 colégios e cerca de 1,2 mil alunos.

Programação
28/10
15h - REFUGO, de Abi Morgan - Colégio Morumbi Sul
17h - UMA HISTÓRIA DE VAMPIRO, de Moira Buffini - Colégio São Luís

03/11
19h30 - O PALHACINHO TRISTE E A ROSA, de Maria Cecília Oliveira
Marques - Colégio São Luís

05/11
15h - EU QUERO UMA PARA VIVER, criaação coletiva - Escola da Vila
17h - NATAL, OUTRA VEZ., de Plutarco de Almeida - Colégio São Luís

07/11
19h30 - NA ROÇA, de Belmiro Braga - Colégio São Luís

11/11
19h30 - CINDERELA, dos irmãos Grimm - Colégio São Luís

12/11
15h - GERAÇÃO TRIANON, de Anamaria Nunes - Colégio São Luís - diurno
17h - ZYB - NA SINTONIA, criação coletiva - Colégio São Luís - noturno

17/11
19h30 - CADÊ O RISO DO PALHAÇO, de Gabriela Rabelo - Colégio São Luís

18/11
19h30 - VIAGEM AO MUNDO DO FAZ DE CONTA, de Walter Quaglia - Colégio
São Luís

28/11
19h30 - MAIS QUE NUNCA É PRECISO ACREDITAR, de Gabriela Rabelo -
Colégio São Luís

01/12
19h30 -HISTÓRIAS DA VIDA, "A Poltrona" e "Zé do Mato", de Gerardo
Cabada - Colégio São Luís

02/12
19h30 - ECOS DO BRASIL, de Julia Krein - Colégio São Luís

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...