terça-feira, 11 de março de 2008

Catadores de Papel


O presente trabalho parte de uma pesquisa desenvolvida por professores e alunos da Faculdade Estácio de Sá em Juiz Fora, há dois anos, com os catadores de papel da APARES - Associação dos Catadores de Papel e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora, subsidiada pela AMAC - Associação de Apoio Comunitário da Prefeitura Municipal. Nosso trabalho consistiu em buscar junto àqueles atores, o significado que a atividade que realizavam tinha em suas vidas, os obstáculos que impediam o crescimento da associação e o desenvolvimento de ações que os preparassem para a gestão de seu negócio. A nossa intenção foi de trazer à tona o problema da exclusão social, os mecanismos capitalistas perversos que impedem os catadores de se emanciparem economicamente e socialmente, e através da pesquisa-ação, alertá-los para a necessidade de conhecer e praticar os novos modelos de gestão de negócios, como forma de garantir sua inclusão social e permanência do mercado de trabalho.

fonte site:partes.com.br
revista virtual
Sônia Regina C Lages[1]
Esther Lopes Karlburger[2]
Renata Delgado

Esta importante "profissão" tarefa com muito respeito efetuada por brasileiros que por falta de alternativas de inclusão catam papel, fazem uma parte da reciclagem e com este mesmo trabalho mantem suas famílias.
O que as comunidades devem fazer é ser organizar, levantar o quadro atual o número efetivo de pessoas que fazem tal trabalho, e mobiliza-los a se juntar e montar uma cooperativa.Que gera melhores condições de vida e trabalho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal este projto de vocês. Gostaria de ficar à par de como estão lidando com este projeto, bem como encontrar o conteúdo do pré-projeto de vocês! Estou interessada em tê-los como fonte principal da minha pesquisa.
Obrigada.

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...