quinta-feira, 1 de maio de 2008

1 demaio - dia do trabalho -


Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esse confronto se intensificou, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações dos trabalhadores como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador foram dadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Vamos torcer para termos mais trabalho para a população, maior condição de vida e dignidade de vida.Ter um trabalho é muito importante para a auto estima do ser humano.Precisamos ser produtivos, ter um valor na sociedade.As ajudas que o governo dispoe para sanar um pouco a falta de condições da camada da população que mais sofre com o desemprego é importante, mas o melhor mesmo é ter portas de emprego, capacitar as pessoas, dar cursos gratuitos.
Nosso projeto tem este enfoque mas só podemos tornar realidade aquilo que podemos ter condição de fazer, pois tudo neste mundo necessita de dinheiro e investimento.Boa vontade, não arca com custo de manutenção e despesas que são fixas de um projeto social.

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...