Pular para o conteúdo principal

Ainda sobre o Lixão

No lixão, todo o resíduo coletado é transportado para um local afastado e descarregado diretamente no solo, sem qualquer tratamento. O resíduo a céu aberto atrai ratos, que transmitem inúmeras doenças, como raiva, meningite, leptospirose e peste bubônica.

O chorume, líquido produzido pela decomposição da matéria orgânica existente no resíduo, provoca a contaminação do solo e das reservas de água existentes no subsolo. Nos lixões, diariamente encontramos pessoas que buscam neles um meio de sobrevivência, alimentando-se ou vendendo o material que separam. Na maioria das vezes, acabam contraindo doenças.


No aterro sanitário, o resíduo é tratado para evitar os aspectos negativos existentes nos lixões. O solo é impermeabilizado, o resíduo é compactado e coberto diariamente. O chorume é coletado e tratado para não causar contaminações do solo e da água.


Segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), “aterro sanitário” é o processo de disposição final de resíduos sólidos, principalmente do lixo domiciliar, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas. Estas normas e critérios permitem a confinação segura do resíduo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção ao meio ambiente.

Resíduos vindos de clínicas médicas e hospitais precisam ser incinerados, isto é, queimados, a fim de se evitar a proliferação de vírus, fungos e bactérias causadores de doenças.

Seguindo todos os regulamentos, o aterro sanitário pode ter uma vida útil de até 50 anos, ao contrário dos lixões, que podem ser desativados em menos de 5 anos.
Fonte : www.loga.com.br

Problema do Lixo
O excesso de consumo de produtos industrializados aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo.
O aumento da quantidade de lixo gerado nas grandes cidades provocou um novo problema: o esgotamento rápido dos aterros sanitários. Falta espaço para acomodar tanto resíduo.

A falta de conhecimento sobre os problemas gerados pelo acúmulo de resíduos, resultou na negligência para com sua destinação. Mais da metade dos resíduos gerados é jogado em terrenos a céu aberto, colocados à beira de estradas e até jogado nos rios.

Além dos problemas ambientais, o lixo se tornou um problema de saúde pública. Doenças como meningite, leptospirose e raiva são transmitidas por ratos atraídos pelos resíduos mal destinados.
Atualmente, além das problemáticas já citadas, nos deparamos com o fator sócio econômico, onde centenas de pessoas em péssimas condições de higiene e segurança, vivem de revirar depósitos de lixo em busca de sua sobrevivência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. História[editar | editar código-fonte] O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.[1] Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo. Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e n…

Locais e passeios gratuitos em SP

Espaços de cultura e lazer em São Paulo com entrada grátis - Mas sempre é bom dar uma ligada antes de ir.
Muitos espaços de cultura e lazer na cidade de São Paulo têm entrada gratuita pelo menos uma vez por semana, como alguns tradicionais e conhecidos museus, além de outras belezas escondidas e pouco conhecidas por moradores e turistas. Confira as dicas da SPTuris:

Museu da Arte Moderna (MAM), com cerca de 2.000 obras, entre elas obras de Tarsila do Amaral e Tomie Ohtake, sendo quase todas produzidas no Brasil a partir da década de 20, abre as portas gratuitamente todos os domingos, das 10 às 18 horas. Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/n°. Telefone 5085.1300, www.mam.org.br.

Museu de Arte Contemporânea (MAC), com acervo de aproximadamente 8.000 peças, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas e pinturas de conceituados artistas, como Picasso, Di Cavalcanti e Miró, entre outros. O MAC fica aberto ao público todos os dias, das 10 às 19 horas, sempre com entrada franca. Parque do Ibirap…
estamos retomando nosso projeto na esperança de ainda poder ajudar muitas pessoas Veja nosso instagram https://www.instagram.com/projetovivervida/