terça-feira, 3 de junho de 2008

Semana do Meio Ambiente terá ampla programação sócio-educativa na Esalq/USP

Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar a data a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq) preparou uma semana de atividades que estarão acontecendo por todo o campus

O evento intitulado Semana do Meio Ambiente tem início no domingo (5), com a realização da primeira Feira da Sucata e da Barganha, no gramado próximo ao Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz".

Entre as atividades que seguirão acontecendo até o dia 10, destacam-se exposições de arte, oficinas ecológicas e sessões de cinema, além do Encontro de Iniciativas e do Fórum de Biodiversidade, terceira parte de uma trilogia em que vem sendo discutida a criação de um Plano Diretor Socioambiental para a Escola.

Os dois fóruns anteriores discutiram temas referentes aos resíduos gerados e ao uso da água no campus “Luiz de Queiroz”.

Já os eventos culturais terão cunho sócio-educativo, todos voltados para questões referentes a preservação do meio ambiente. Um dos destaques será a presença de um ônibus equipado com ferramentas interativas de educação ambiental da ONG Mãe Natureza, que apresenta o projeto Educação Ambiental Sobre Rodas.

O ônibus temático permanecerá durante toda Semana em frente ao Museu onde crianças e alunos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, poderão conhecer o que são bacias hidrográficas, estações de tratamento de água e o processo de geração de energia elétrica, tudo através de maquetes. As visitas serão monitoradas e devem ser pré-agendadas na Seção de Atividades Culturais.

No Museu "Luiz de Queiroz" acontecem duas exposições simultâneas, uma sobre “Latas de Lixo e Recicláveis no Mundo”, com imagens captadas em vários países pela fotógrafa Mônica Corazza Stefani, e outra que resultou de uma oficina denominada Painel Florido o Ano Inteiro, realizada com alunos da Escola Estadual José de Mello Moraes.

Haverá ainda uma palestra sobre poluição atmosférica, com o pneumologista José Eduardo Cançado, diversas oficinas, plantio de mudas, apresentações do filme Super Size me e visitas pelos rios que cortam o campus.

Durante a Semana, o Museu "Luiz de Queiroz" vai funcionar das 9 às 12 e das 13 às 17 horas. Agendas pelo fone (19) 3429.4392 ou pelo e-mail: scac@esalq.usp.br.

A realização é da Esalq, a promoção da União dos Grupos Ambientais do Campus “Luiz de Queiroz” (UGA), composta pelos grupos Gade, Cepara, USP Recicla, OCA, Pet Ecologia, Solaris, Monte Olimpo e Projeto Pisca.

O apoio é da Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”, Cena, Ciagri, Seção de Atividades Culturais – Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes (SVCEx) , Divisão de Atendimento a Comunidade do Campus (Dvatcom) e Assessoria de Comunicação.

A programação completa pode ser conferida no site http://www.esalq.usp.br.
(Assessoria de Imprensa USP Esalq)

site:www.jornaldaciencia.org.br

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...