sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Secretaria da Saúde de SP inicia campanha de vacinação contra a rubéola

Secretaria da Saúde de SP inicia campanha de vacinação contra a rubéola

Colaboração para a Folha Online

A Secretaria da Saúde de São Paulo inicia no dia 9 de agosto uma campanha de vacinação contra rubéola. A secretaria pretende imunizar ao menos 13,5 milhões de pessoas em todo o Estado.

Os interessados deverão procurar um dos 15 mil postos fixos e volantes até 12 de setembro (exceto nos finais de semana), das 8h às 17h, para receber uma dose da vacina dupla viral, que protege também contra o sarampo.

De acordo com a CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), no ano passado foram registrados 1.659 casos de rubéola em todo o Estado. Neste ano, ao menos 403 pessoas contraíram a doença.

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida pelo ar. Os principais sintomas são manchas no corpo, febre, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. Quando contraída por gestantes, pode comprometer o desenvolvimento do feto e até causar aborto.

A vacina contra a rubéola não é indicada apenas para pessoas em tratamento de câncer e Aids e mulheres grávidas. As gestantes poderão ser imunizadas somente após o parto, de acordo com a secretaria.

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...