segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vivendo Num Ambiente Sem Poluição

Livro:

Vivendo Num Ambiente Sem Poluição

Autora: Ana Cecília Petta Roselli Marques
Editora: Moderna


Experimentar o cigarro de tabaco é um dos comportamentos de risco mais temidos hoje pelos profissionais de saúde, pois a nicotina contida no cigarro, é uma substância com grande e rápida capacidade de desenvolver dependência.

No Brasil, a experimentação do cigarro é acompanhada com a da bebida alcoólica, drogas ilegais para menores de 18 anos. As duas drogas podem ser obtidas por um preço muito baixo, o acesso a elas não é controlado e a cultura vigente, extremamente permissiva, reforça o consumo.

Para muitos jovens, fumar é o passaporte para a maioridade, outros, entretanto, são mais amadurecidos e acreditam nos malefícios que podem acontecer com o uso do tabaco para quem fuma e para quem é fumante passivo também. A dependência é uma doença crônica e recorrente e, portanto, é melhor prevenir do que remediar.

A leitura do livro traz a dialética do uso e da prevenção, da informação e do preconceito. Aos pais e professores cabe informar e esclarecer os fatos para que os próprios alunos formem sua opinião e tomem sua decisão, assim que prontos para isto. Cabe a eles além de deixar clara a idéia de que os jovens devem evitar o primeiro cigarro, manter a monitorização afetiva é imprescindível.

Ana Cecilia Petta Roselli Marques

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Médica Psiquiatra e Pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas (UNIAD) da UNIFESP

Coordenadora do ambulatório de tratamento para fumantes TRATFUMO

Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (ABEAD) 2003-2005

Membro do Conselho Consultivo da ABEAD

Atual Coordenadora do Departamento de Dependência da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) 2007-2009.


Autor: Ronaldo Laranjeira
http://www.uniad.org.br/bloguniad/DEFAULT.ASP?IDPOST=2013

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...