sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Instituto Confúcio é inaugurado na Unesp

Agência FAPESP – O Instituto Confúcio, parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Hubei, na China, foi inaugurado nesta quarta-feira (26/11), no edifício-sede da Editora Unesp.

Com a chancela do governo chinês, o instituto busca promover o intercâmbio cultural sino-brasileiro, fomentar o ensino do mandarim e auxiliar na compreensão da China contemporânea.

“Primeiro no gênero no Brasil, o Instituto Confúcio na Unesp inaugura uma nova etapa nas relações sino-brasileiras”, disse Luis Antonio Paulino, responsável pelo projeto junto com Marcos Cordeiro Pires, ambos professores do curso de Relações Internacionais, campus de Marília.

O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2009, tendo como diferencial a experiência dos professores da Universidade de Hubei, tanto no ensino do idioma como no ensino da cultura e da história da China.

Entre as iniciativas, está prevista a criação de um centro de intercâmbio cultural, que proporcionará a realização de palestras, exposições, exibição de filmes e documentários sobre a realidade chinesa.

Com sede central em Pequim, o Instituto Confúcio está ligado ao Ministério da Educação chinês, representado pelo Escritório Nacional para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.

O Instituto Confúcio é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o idioma mandarim e o ensino da língua e da cultura chinesas nas unidades onde está instalado.

Mais informações: www.institutoconfucio.unesp.br, info@institutoconfucio.unesp.br ou (11) 3107-2943.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/9779/noticias/instituto-confucio-e-inaugurado-na-unesp.htm

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...