terça-feira, 14 de julho de 2009

Campanha nacional quer reduzir o uso de sacolas no varejo


O Ministério do Meio Ambiente lançou, no dia 23 de junho, uma campanha nacional de incentivo à redução do uso de sacolas plásticas no varejo. O slogan é sugestivo: “Saco é um saco. Para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro”.

De saída a ação ganhou um apoio de peso, com a adesão da rede de supermercados Wal-Mart. “Com esta campanha esperamos alcançar nossa meta que é reduzir em 50% o uso de sacolas plásticas em nossas lojas no Brasil”, afirmou o presidente da rede, Héctor Nunes.

A campanha pretende conscientizar o cidadão a recusar as sacolas plásticas sempre que possível, estimulando a adoção de alternativas para o transporte das compras e acondicionamento do lixo. “Vamos reduzir o consumo de sacolas, reutilizá-las e recusá-las sempre que possível e fazer com que, brevemente, sejam como as latinhas de alumínio, permitindo que a indústria do plástico possa fechar o circuito, seja com geração de energia, de outro plástico ou de compactos para construção”, enfatizou o ministro Carlos Minc.

Para sensibilizar a sociedade, dois vídeos de trinta segundos foram produzidos para a campanha. Em um deles, com o discurso descontraído e bem-humorado, o garoto-propaganda - o fundador do grupo AfroReggae, José Júnior - estimula o cidadão a recusar, reduzir e reutilizar os sacos plásticos. Peças impressas também foram produzidas, assim como um blog (www.mma.gov.br/sacolasplasticas) com dicas de consumo consciente.

No lixo
O Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano e aproximadamente 500 bilhões delas estão jogadas na natureza, entupindo rios, lagos, bueiros, poluindo o mar, matando peixes, tartarugas e outros animais. O plástico pode levar até 400 anos para se decompor.

www.sacolas-ecologicas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...