segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Estar Motivado com a Vida

Se buscarmos as origens e os significados mais profundos sobre a motivação, retroagiremos décadas e décadas e teremos dezenas de significados, conceitos e pontos de vista. Encontraremos centenas de teorias interessantes e até mesmo complexas. Porém, todos direta ou indiretamente concluirão a mesma "essência" do que é motivação.
Mas não é o significado de motivação que será o escopo deste artigo, e sim, sua importância, seu envolvimento, sua influência positiva ou negativa em caso de ausência, junto à vida das pessoas. Ouvimos com freqüência alguém falando que "não está motivado" em seu trabalho, "não está motivado" com seu casamento, namoro, curso, vida, que está desmotivado. Paralelamente a isso, busca uma alternativa para culpar, ou seja, apresentar uma justificativa para seu desinteresse por algo, como se não fosse uma decisão pessoal.

Durante toda a nossa vida passamos por momentos que muitas vezes causam um grande desgaste - decepção, frustração, ou indignação - e ficamos emocionalmente fragilizados. Mas passamos por centenas de momentos que nos causam alegria, orgulho, satisfação e realização. Sentimentos estes, que causam euforia e vontade de “quero mais”. As lembranças que iremos guardar dos momentos vividos depende de nossa escolha, do que damos mais importância para nosso crescimento intelectual, pessoal, afetivo e profissional.

E é justamente a escolha destas lembranças passadas (boas ou más) que estarão definindo nosso presente e futuro. Há pessoas que escolhem recordar constantemente de seus maus momentos. Assim, passam grande parte do tempo irritadas, desmotivadas, insatisfeitas e deixam de dar atenção à sua qualidade de vida. Já aqueles que optam em recordar os bons momentos e também utilizar os possíveis maus momentos como um aprendizado, desenvolvem mudanças pessoais, se encontram mais acessíveis, fazem planos e possuem uma boa qualidade de vida.

Ser "motivado a" fazer algo é ser dependente de um combustível que pode terminar a qualquer momento e será necessário buscar nova fonte de energia para esta motivação. É estar aberto a maiores frustrações, por gerar expectativas sobre algo ou pessoas, diferente do que poderá acontecer e do que poderão realizar.

Ser “motivado a” é aguardar algo acontecer, algo externo, que não depende exclusivamente de você, e sim de algo que o motive, o conquiste, o leve realizar. É realizar algo que poderá dar errado, pois você não desejou realmente realizar aquilo, apenas aproveitou o momento para realizar.

Ser "motivado a" realizar algo é ter alguma coisa que o leve a realizar, chame sua atenção, desperte seu interesse criando a curiosidade de vir a participar ou colaborar com algo. Já ter AUTOMOTIVAÇÃO é se manter programado para buscar de maneira continuada aquilo que acredita, deseja e faz parte de seu ideal.

A pessoa automotivada reconhece seus erros, desenvolve novas estratégias, reorganiza seu plano de vida, divide suas alegrias com as pessoas próximas, tem bem definido o que deseja conquistar em sua vida e o que é prioridade. Não se abala pelo cansaço, devido ao excesso de tentativas, mas demonstra euforia pela oportunidade em poder buscar o sucesso, realizando novamente de forma mais precisa.

Ser automotivado é amanhecer tendo a certeza de que irá fazer algo novo, fazer o comum se tornar diferente. O automotivado encara seus desafios como oportunidades de aprendizado e autodesenvolvimento. Quando uma pessoa é automotivada, passa a ver as situações de formas positivas; em vez de desenvolver expectativas, cria possibilidades; em vez de utilizar o tempo justificando um novo problema, potencializa o tempo apresentando uma nova oportunidade; em vez de apontar culpados pelos fracassos, demonstra interesse em treinar novos vencedores.

Ser automotivado é ir além. É não precisar viver sendo empurrado e incentivado. É lutar por tudo o que acredita, pelo desenvolvimento humano e pessoal, pelas realizações pessoais, pela conquista ética de seus objetivos. É ter a energia inesgotável em seu coração, em sua alma e utilizar a mesma para aquecer e gerar energia em todas as pessoas à sua volta, fazendo que todos vejam outros caminhos a seguir.

Motivar é mover. Automotivar é avançar. Onde você se encontra? Movendo coisas ou avançando em busca de seus objetivos?
site rh.com.br
Wagner Campos
Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing.

Áreas de Mananciais


A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), considerada a maior área urbana brasileira, com cerca de 18 milhões de habitantes, apresenta, hoje, um dos quadros mais críticos do país no que diz respeito à garantia de água em quantidade e qualidade para o abastecimento de sua população. A causa está na má gestão do recurso ao longo de sua história, com destaque para a ocupação urbana desordenada das áreas de mananciais mais próximas, como as bacias hidrográficas da Billings e Guarapiranga, e das péssimas condições de conservação das áreas mais distantes, como as represas do Sistema Cantareira.

O Programa Mananciais do Instituto Socioambiental (ISA) tem como objetivo desenvolver o monitoramento socioambiental participativo, processo que compreende produção e atualização constante dos diagnósticos socioambientais participativos, realização de seminários para proposição de ações de recuperação e conservação, acompanhamento e proposição de políticas públicas, promoção de campanhas e ações de mobilização da sociedade.

Histórico

A atuação do ISA com os mananciais teve início em 1996, com a realização do Diagnóstico Socioambiental Participativo da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga, que será atualizado até 2003 e publicado em 2004. Já o trabalho na região da Billings, que começou em 1999, está publicado nos livros Billings 2000: Ameaças e perspectivas para o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo e Seminário Billings 2002.

Em 2002, foi lançada a campanha Água Viva Para São Paulo, com o objetivo de alertar a população paulista sobre a importância dos mananciais como fonte de sobrevivência. A experiência em elaborar análises aprofundadas tornou o ISA uma referência sobre o tema Mananciais. Ainda em 2002, o instituto foi eleito representante das ONGs ambientalistas no Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) do Capivari-Monos, região que ocupa parte das bacias da Billings e da Guarapiranga. Em 2003, foi eleito representante das organizações ambientalistas no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

Ao longo de 2003, o programa participou da elaboração dos Planos Diretores Regionais da Capela do Socorro e de Parelheiros, áreas localizadas no extremo sul do município de São Paulo, entre as represas Guarapiranga e Billings, em parceria com as respectivas subprefeituras.

Guarapiranga

A Guarapiranga é responsável pelo abastecimento da parte sudoeste do município de São Paulo, que abrange mais de 3 milhões de pessoas, e encontra-se seriamente ameaçada pela ocupação urbana desordenada e poluição de suas águas. Os resultados do Diagnóstico Socioambiental Participativo da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga, realizado pelo Isa em 1996, mostraram um quadro preocupante. De 1989 a 1996, a Guarapiranga perdeu 15% de sua cobertura vegetal e teve um crescimento urbano de 50%.

texto de Monica Monteiro Schroeder
sitewww.DraShirleydeCampos.com.br 16/05/2003


Localiza-se no Reservatório do Guarapiranga, bairro do Socorro, município de São Paulo. A Barragem do Guarapiranga é uma estrutura de terra, construída pelo processo de aterro hidráulico, entre 1906 e 1909, provida inicialmente de três comportas de fundo, que descarregam 97 m3/s. Entre 1976 e 1978, foram construídas mais três comportas, de 6 m de largura cada, dotadas de comportas de setor e capacidade de descarga de 303 m3/s, além de um vertedouro livre de 98 m de comprimento que pode descarregar até 137 m3/s de água.

No ano de 1906, para aumentar a geração de energia, a companhia decidiu construir na região de Santo Amaro um lago artificial, que ficaria conhecido como a Represa Guarapiranga. As obras duraram três anos e foram supervisionadas pelo engenheiro americano M. M. Murtaugh.
A Light percebeu o potencial recreativo da represa e tratou de melhor explorar a comunicação com o local, instalando linhas de bondes especiais para os visitantes.

Em 1928 a Represa do Guarapiranga recebeu a função de abastecer de água a capital paulista. No ano seguinte foi inaugurado o Sistema de Abastecimento do Guarapiranga, o segundo em capacidade de produção de água da capital, menor apenas que o Sistema Cantareira.
Durante essa época e na década que sucederam a criação do sistema, não foram tomadas as medidas necessárias para a prevenção do problema que surgiu com a futura ocupação de área dos mananciais da represa.

www.portal.prefeiturasp.gov.br 03/07/2006

domingo, 27 de janeiro de 2008

Comece a pensar diferente!


Trabalhe para crescer Publicada em 3/12/2007


Ao longo da sua carreira, você deve se preocupar com o salário que recebe, mas não faça do dinheiro o foco do seu trabalho. Caso contrário, jamais irá elevar o seu padrão.

Mais importante do que o dinheiro, é você trabalhar em uma empresa que te enriqueça como pessoa. Um lugar aonde você tenha a oportunidade de aprender algo de valor.

Por isto, ao invés de se acomodar em qualquer emprego, comece a planejar a sua carreira. O que você precisa aprender para conquistar mais espaço na sua profissão?


Informática? Inglês? Vendas? Quais habilidades são mais valorizadas? Aonde você pode aprender? Quem pode te ensinar? Quantos degraus você precisa subir antes de chegar aonde quer?


Você pode se aprimorar através de livros, palestras e esforço pessoal, mas nada será tão enriquecedor quanto trabalhar ao lado de pessoas prósperas, em uma equipe vencedora.

QUEM TE INFLUENCIA?


Todas as empresas e profissionais do mercado se encontram em uma dessas três situações: evolução, estagnação ou declínio. Não existe alternativa.


Sendo assim, com quem você deseja compartilhar o seu tempo precioso?


Se a empresa em que você trabalha está evoluindo, o ambiente é mais favorável para a sua própria evolução. Afinal, as chances de você ser promovido e da empresa investir em você são muito maiores. Provavelmente, você participará de treinamentos e irá interagir com profissionais melhores do que se estivesse em uma empresa estagnada ou em declínio.


Por outro lado, se a empresa em que você trabalha começa a se estagnar, é porque provavelmente seus executivos não acompanharam a evolução do mercado e ela está se perdendo. Se não reagir e retomar o crescimento logo, é provável que passem a cortar custos, demitir funcionários, enfim, os investimentos em pessoal podem cair à zero. Ou seja, fique atento. Talvez seja a hora de planejar uma saída pela direita.

Finalmente, se a empresa em que você trabalha perdeu espaço para a concorrência, tem recebido críticas do mercado e o clima interno anda pesado, cuidado para não ficar com o mico na mão. Mesmo que o seu emprego não esteja ameaçado diretamente, sua carreira está. Você provavelmente vai perder tempo e dinheiro por cada segundo que permanecer aí.


Da mesma forma que você deve analisar a empresa aonde trabalha, é fundamental saber se o seu chefe está evoluindo, estagnado ou declinando. Sim, pois a forma dele lidar com você também mudará da água para o vinho, dependendo da situação em que ele se encontra.


Por exemplo, se você é subordinado de alguém que está progredindo, significa que ele está seguro e confiante quanto ao futuro. Além disso, é provável que a empresa lhe dê carta branca para investir em melhorias para o seu departamento. Ele está vivendo um ótimo momento profissional e tende a valorizar sua equipe, pois deseja alçar vôos maiores com a sua ajuda. Neste ambiente, você pode conquistar espaço para crescer também.


Isso não acontece quando o seu chefe está acomodado. Afinal, se ele não busca ou acredita que pode crescer, dificilmente abrirá espaço para a sua evolução.


A situação piora muito se você é subordinado de alguém que está perdendo espaço dentro da empresa. Ele provavelmente está inseguro e poderá se sentir ameaçado se você crescer. Neste caso, por melhor que seja o seu trabalho, sua evolução será limitada. O clima dentro do seu departamento tende a piorar e você pode vir a ser prejudicado.


É HORA DE MUDAR!


Como você deve ter notado, a situação das empresas e dos profissionais varia com o tempo. Ou seja, não existe emprego bom para toda a vida. Existem fases boas que você deve aproveitar para aprender algo novo e prosperar.


Saber a hora certa de mudar é talvez o grande segredo das pessoas bem-sucedidas. Enquanto a maioria se agarra a qualquer emprego e cria dependência, o profissional de sucesso nunca perde de vista o seu real objetivo que é 'crescer'.


Se você começar a observar o que está acontecendo ao seu redor, não será mais pego de surpresa. Pelo contrário, antes de ser demitido ou passado pra trás, você poderá dar um salto de qualidade após o outro.


Como assim? É simples: use as empresas como trampolins!


Primeiro, faça o que for preciso para entrar em uma empresa que esteja vivendo um bom momento, ao lado de profissionais que também estejam evoluindo (mesmo que isso signifique uma ligeira diminuição do seu salário). Aprenda tudo o que puder, o mais rápido que puder. Fique atento aos movimentos do mercado em que ela atua e conquiste novas posições por merecimento.


Quando você perceber que a empresa ou as pessoas do departamento em que você trabalha não estão mais crescendo como antes, faça um planejamento para mudar. Se você realmente aproveitou esse tempo para aprender algo novo, é natural que consiga elevar o seu padrão, conquistando posições e salários melhores em outra companhia.

Você provavelmente terá que promover esse tipo de mudança várias vezes ao longo da carreira, pois uma boa fase não costuma durar mais do que dois ou três anos.

No início, você poderá levar alguns tombos por não saber lidar com a mudança, mas depois que se acostumar, perceberá os benefícios de surfar sempre na crista da onda.


Sergio Buaiz é publicitário, escritor, consultor e conferencista. Autor do livro 'Marketing de Rede - A Fórmula da Liderança', é membro do Conselho Editorial da Revista VENCER!, Embaixador da Universidade do Sucesso e Diretor de Projetos da Comunidade BeFriends. Visite seu site pessoal: www.buaiz.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A busca de apoio e Parceria - Recursos



Os projetos sociais para serem efetivos e sairem do papel, precisam de ter planejamento financeiro.
Mas porque os recursos são tão difíceis de se obter?
Realmente não só de sonhos e objetivos virtuais as situações na vida real se moldan.Precisa efetivamente ocorrer uma mudança de todas as empresas e pessoas de uma maneira geral, pois não adianta somente deixar para o outro fazer.Onde está voce fazendo a sua parte?
Precisamos ser mais solidários e ver as obras sociais como um foco de todas as empresas.
Não precisa deixar somente no Natal para fazer caridade, doação, o ano são 12 meses de atividades e muitas pessoas estão esperando uma ajuda um apoio para sair da situação que estão.
Existe muito trabalho social a ser feito neste país.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Responsabilidade Social


Investimento Social Privado

O investimento social privado é uma das várias facetas da responsabilidade social. Empresas cada vez mais têm investido recursos em projetos sociais e há uma maior demanda por resultados concretos.

O investimento social privado é o uso voluntário e planejado de recursos privados em projetos de interesse público. Ao contrário do que muitos pensam, o investimento social privado não deve ser confundido com assistencialismo.

Como qualquer investimento, as pessoas físicas ou jurídicas que financiam projetos de cunho social têm o intuito de aferir os resultados alcançados. Há, portanto, a preocupação em se gerar um retorno positivo à sociedade, de forma que o monitoramento das atividades desempenhadas seja constante e envolva uma equipe de profissionais, tais como assistentes sociais, pedagogos e educadores. Isto leva ao crescimento e maior profissionalização do ''terceiro setor'' frente às dificuldades dos setores público e privado no combate às mazelas sociais do país.

Em estudo realizado pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), constatou-se que 79% dos associados ao GIFE realizam alguma forma de plano estratégico para nortear sua atuação social, sendo que 91,7% dos 48 associados pesquisados realizam regulares avaliações de resultados (Investimento Social Privado no Brasil, 2000).

fonte
www.responsalidadesocial.com

domingo, 20 de janeiro de 2008

metas e objetivos



As metas e objetivos que aparecem no logo do projeto denotam o nosso foco.
Estamos nos empenhando em por em prática todos os temas abordados no projeto, pois a comunidade necessita urgente de um local para as crianças.
Mas como tudo necessita de verba pois as despesas são inerentes e precisam ser pagas contamos com a Parceria e Apoio de empresas que possam interagir com nossa idéia.
O investimento é pouco em vista do retorno ao ser humano que vai ser feito.
Se todos buscarmos ajudar um pouco que seja ao próximo, teremos certeza que estamos fazendo uma parte de nossa responsabilidade social.
Programe divulgue na sua empresa, fale com as pessoas responsáveis por Marketing, RH, pessoas que possam interessar em nos ajudar.
Estamos em fase de planejamento de atividade de 2008, e só podemos atender de acordo com a disponibilidade financeira.
PARCERIA, APOIO, palavras que as vezes são tão fácil de falar mas difícil de executar.

Pense nisso apenas uma vez e tente fazer a sua parte.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Chuvas,Enchentes e o LIXO nos rios e corregos


Doenças relacionadas ao lixo

Entre as doenças relacionadas ao lixo doméstico, destacamos:
cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove.

Outros problemas sanitários ligados ao destino inadequado do lixo são:

Poluição dos mananciais (chorume);
Contaminação do ar (dioxinas e visibilidade aérea);
Assoreamentos (depósito em rios e córregos);
Presença de vetores (moscas, baratas, ratos, pulgas, mosquitos);
Presença de aves (colisão com aviões a jato);
Problemas estéticos e de odor; e
Problemas sociais (catadores em lixões).
Poluição dos Mananciais
O principal poluente do lixo que afeta a qualidade da água dos mananciais de superfície e subterrâneos é o chorume, líquido resultante da lavagem dos lixões pelas águas das chuvas; é um dos maiores poluentes conhecidos, comparando-se ao vinhoto, resultante da indústria sucroalcoeira. O lixo lançado nos córregos (como na foto), servem de substrato para as larvas de mosquitos e impedem o fluxo da água, sendo uma das principais causas das enchentes urbanas.

Contaminação do Ar
A queima do lixo, que pode ser provocada ou natural (autocombustão ou reflexo dos raios solares num fundo de garrafa de vidro, por ex.), lança no ar dezenas de produtos tóxicos, que variam da fuligem (que afeta os pulmões) às cancerígenas dioxinas, resultantes da queima de plásticos. As fumaças podem, inclusive, interromper o tráfego áereo.

Assoreamentos
O entupimento de córregos, pontes e bueiros pelo lixo provoca enchentes, cujas consequências, além das perdas materiais, são as doenças como a leptospirose, causada pela urina dos ratos. Barreiras flutuantes, construídas com garrafas tipo pet, podem reter parte deste material.

Presença de Vetores
O acúmulo de lixo cria, em consequência, vetores de doenças, como baratas, moscas, ratos, escorpiões e os temidos mosquitos.

Presença de Aves
A presença de aves como garças e urubus nos lixões, principalmente aqueles localizados próximos dos aeroportos, pode causar sérios acidentes aéreos, tanto no pouso como na decolagem das aeronaves. De janeiro de 2000 a junho de 2003 foram registradas cerca de oitenta (80) colisões de aviões com aves, no município do Rio de Janeiro, a maioria nas cercanias do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim. Um urubu de 1,5 a 2 kg de peso, chocando-se com um avião a jato que vôe a 400 km/h, corresponde ao impacto de um peso de 7 toneladas. E olhe quanto urubu na foto !

Problemas Estéticos e de Odor
Todos sabemos dos problemas estéticos e de mal cheiro dos lixões, posto que, segundo levantamento da ONU em outubro de 2003, cerca de 16 milhões de brasileiros não possuem coleta domiciar de lixo. O mais grave é que cerca de 64% dos municípios no Brasil depositam o lixo coletado em lixões a céu aberto, como o da foto.

Problemas Sociais
Os lixões são a única fonte de renda de milhões de brasileiros de baixa renda. Alguns, chegam a viver, em tendas, nos lixões. A alternativa é reuni-los em Cooperativas de Catadores ou empregá-los em Usinas de Reciclagem e de Compostagem. Além das doenças, o maior problema desses catadores é o risco de acidentes no manuseio de materiais perfuro-cortantes, despejados junto com o lixo doméstico pelos hospitais e postos de saúde, prática irregular, mas comum no Brasil.

matéria/texto do site : www.ufrrj.br/institutos

Precisamos nos conscientizar em não jogar lixo nas ruas, pois tudo vai acabar indo direto para os bueiros e entupindo corregos.
As garrafas pets flutuam nos rios uma imagem de total desorganização e falta de amor ao meio ambiente.
Deveria ter mais digulgação da reciclagem de pets, e posto volantes de recebimento do mesmo produto.

Umas das vertentes de nossa ong será a reciclagem e o respeito pelo meio ambiente pois respeitando a natureza nós tambem mostramos respeito pelo próximo.

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...