terça-feira, 24 de junho de 2008

Apelo Ecológico


Com consumidor mais consciente, apelo ecológico chega ao produto
23/06/2008
Fonte: Valor Econômico

Daniele Madureira, De São Paulo
23/06/2008

Musa, da Caloi, e Metsavaht, da Osklen: carona no aquecimento global para lançar linha de bicicletas e camisetas "Carbon Free" Primeiro as empresas apoiaram financeiramente organizações não-governamentais reconhecidas pelo seu trabalho em defesa da natureza, como SOS Mata Atlântica e WWF, em troca do logotipo das instituições estampado no rótulo dos seus produtos. Depois vieram a reciclagem de lixo, o reuso de água e a revisão de processos industriais para poluir menos rios, solo e ar - iniciativas exibidas com orgulho no balanço social para atrair investidores. Agora chegou a vez de inovar o portfólio oferecendo serviços e produtos que aliviem a consciência ambiental dos consumidores e, ao mesmo tempo, ofereçam benefícios tangíveis.

Assim surgem o sabão em pó que deixa as cores vivas e leva menos tempo para biodegradar-se (Amazon H2O, da Rosatex), o relógio que não precisa de bateria e funciona a base de luz (Eco Drive, da Citizen), a malha que inibe o odor e é feita de fibra de bambu (Take, da Santaconstancia). Até o check-up gratuito do carro ganha apelo "ecológico" por ser focado na revisão dos itens que mais poluem a atmosfera, como fez a General Motors (GM).

"Os consumidores não são ingênuos e sabem que as empresas querem ganhar com o apelo ambiental", diz Yakoff Sarkovas, sócio da consultoria Significa. Segundo o especialista, que conduz todo ano pesquisas sobre a percepção pública da atitude das marcas, o mundo empresarial vive a terceira onda do marketing ecológico: o discurso institucional transforma-se em produto, depois de passar pela filantropia e pelo maior controle do processo industrial. Os três estágios continuam coexistindo, mas há um amadurecimento do conceito de ecologia, mesmo porque o consumidor está mais seletivo e não se deixa levar por qualquer promessa de verde e ar puro.

"Para o público, a companhia que repõe de alguma forma o que tirou do meio ambiente não faz mais do que a sua obrigação", diz Sarkovas. Ao mesmo tempo, há maior sensibilidade para questões que estão próximas do seu cotidiano. "É preciso ir além das mensagens de sustentabilidade e entregar produtos que façam a diferença, em sintonia com as preocupações do indivíduo em relação ao futuro do planeta", diz.

Essa preocupação existe de fato. Pesquisa recente do Ibope Mídia revela que 69% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que seja saudável para o ambiente. Conduzida nas nove principais regiões metropolitanas do país, com consumidores de 12 a 64 anos de todas as classes sociais, o levantamento identifica que mais da metade (57%) dos entrevistados esforça-se em reciclar os produtos.

Atenta a esse movimento, a GM do Brasil ofereceu no início do mês o primeiro "check-up ecológico" da sua história. Os donos de veículos da marca na Grande São Paulo foram convidados a visitar as concessionárias e revisar os 15 itens que mais poluem quando desregulados, como catalisadores e filtros de óleo. Cerca de 30 mil check-ups foram realizados. O diagnóstico era gratuito e o cliente só pagava se fosse preciso trocar a peça, o que aconteceu em quase 70% dos casos. "Cerca de 600 clientes a mais foram atendidos por loja durante os 20 dias da promoção, sendo que normalmente costumam ser atendidos 800 no mês", diz o gerente de marketing e pós-venda da GM, José Carlos Carreira. "Foi a primeira iniciativa com esse apelo e serviu para testarmos a receptividade do público", afirma. A GM estuda nova ação do tipo este ano, agora em nível nacional. "Provavelmente na primavera", diz Carrera.

Se a indústria automobilística precisa lidar com o ônus da poluição, as fabricantes de bicicleta não querem perder o mote do transporte alternativo. A Caloi acaba de fechar parceria com a grife Osklen para lançar uma edição limitada do modelo "Carbon Free", uma bicicleta de 21 marchas, oferecida a R$ 1,2 mil no site da Caloi e nas 43 lojas da Osklen no país. "Estaremos em algumas das melhores vitrines do Brasil chamando a atenção para o transporte alternativo", diz o presidente da Caloi, Eduardo Musa, que reconhece, porém, a necessidade de iniciativas do poder público. "Nada como uma nova ciclovia para impulsionar as vendas", diz Musa.

O parceiro Oskar Metsavaht, diretor da Osklen, concorda. "É difícil adotar a bicicleta em uma cidade como São Paulo, mas temos que debater o tema", diz ele, que preside o Instituto E, voltado à promoção do desenvolvimento sustentável. A Osklen também vai vender camisetas com a assinatura "Carbon Free".

Já a tecelagem Santaconstancia desenvolveu a malha Take a partir da fibra de bambu, mais sustentável que o algodão e que oferece, de quebra, efeito bacteriostático (elimina os microorganismos causadores do mau cheiro). "É uma malha que não precisa passar e nem ser lavada com freqüência", diz Luca Pascolato, diretor da Santaconstancia, que destina R$ 1,5 milhão ao ano aos tecidos inteligentes. A Take representa hoje 4% das vendas e a expectativa é chegar a 10% dentro de dois anos, diz ele.

Se depender da Rosatex, lavar roupa terá impacto ambiental mínimo. A empresa investiu em um processo de produção que leva o item a se decompor em até 20 dias. "Os produtos dos concorrentes levam anos", diz o diretor da Rosatex, Domingues Santos, que lançou a linha Amazon H2O em 2007, com injeção de US$ 1 milhão para adaptar a produção ecológica à geração de mais espuma - exigência da dona-de-casa. Em seis meses, diz ele, a Amazon representa 7% das vendas de sabão em pó da rede Pão de Açúcar.

Lançamento da campanha "120 nos de Abolição


Lançamento da campanha "120 nos de Abolição - A Saúde da População Negra: uma Questão de Direitos Humanos".

Localidade: São Paulo - SP

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e a Comissão Municipal de Direitos Humanos realizam a campanha "120 nos de Abolição - A Saúde da População Negra: uma Questão de Direitos Humanos".

Um dos objetivos da campanha é fomentar um trabalho integrado om as demais secretarias na tentativa de reduziros homicídios entre a população jovem dos 10 aos 24 anos.

A cerimônia de lançamento da campanha será realizada no dia 27 de junho, das 14h às 18h, no auditório da Secretaria de Estadoda Justiça - Pátio do Colégio.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Conheça o trabalho da Abeac.org.br




Fomos vítimas de maus tratos, abandono e da posse irresponsável


Hoje vivemos em um canil , somo 180 cães, temos um teto, alimentação e assistência veterinária.

Bom mesmo, seria se todos nós tivéssemos a chance de conhecer um lar novamente, mas enquanto isso não acontece, precisamos de padrinhos e madrinhas que ajudem a nossa ONG a nos manter com qualidade de vida, é o minimo que precisamos para viver com dignidade.

Estamos vacinados, a grande maioria castrados e alguns dos nossos irmãos tem necessidades especiais, tomam remédios caros e de uso frequente como Condotron, Lisodren e Ciclosporina.

Muitos dos nossos irmãos mais velhos não tem quase dentes ( ou nenhum!) e comem ração umida ( carne de latinha )

A ração que consumimos é a Must da Socil e custa R$ 75,00/kg pacote de 25 kgs.

São 80kgs de ração por dia , 2.400 kgs/mes = R$ 7.200,00/mes + salário de caseiros, remédios,castrações, vacinas, material de limpeza, assistência veterinária, lares provisórios, hotelzinho, encargos e a construção do nosso canil que dá um valor aproximado de R$ 20.000,00/mes.

As contribuições que recebemos infelizmente não cobre esse valor e nossa ONG está sempre no vermelho o que gera muita insegurança e medo do futuro.

Para que possamos viver com mais tranquilidade, precisamos de padrinhos e madrinhas que ajudem a nos manter, e não faltar o pouco que temos.



Para apadrinhar qualquer um de nós, existem 3 planos:



a) basico - R$ 30,00 para ajudar na alimentação

b) médio - R$ 45,00 para ajudar na alimentação, vacinas e vermifugos

c) total - R$ 60,00 -para ajudar na alimentação, vacinas e salários de caseiros.

Ou ainda como madrinha ou padrinho solidário, contribuindo com quanto puder ou desejar.

Pedimos apenas que a contribuição possa ser fixa e se possível que nos informe o melhor dia para sua contribuição.

Depois, é só mandar um e-mail para Marli Scaramella: marli@abeac.org.br informando o nome do cãozinho apadrinhado e a opção de plano escolhida

Não trabalhamos com boletos bancários, as contribuições podem ser depositadas na conta abaixo:

Banco Itau ( 341 )
ag 0772
c/c 52385-8

Abeac Associação Bem Estar Animal amigos da Célia

CNPJ: 06.164.870/0001-82

Se possível, envie um e-mail para marli@abeac.org.br informando a data e o valor do seu depósito para que possamos identificar na prestação de contas que enviamos aos nossos contribuintes.

Se todos nós formos apadrinhados, nossa situação fica um pouco mais tranquila e nossa ONG terá mais segurança para planejar suas ações e poder ajudar outros animais que precisam de ajuda!

Divulgue esse e-mail, ajude a nossa ONG a ajudar mais animais!
Abraços

Marli Scaramella

www.abeac.org.br

domingo, 22 de junho de 2008

Reciclabijou -conheça este trabalho


Nossa proposta é levar até você à arte de transformar, reaproveitar...sabemos que a REUTIZAÇÃO de materiais é um foco pouco explorado, um pouco ignorado, nosso grupo tem a intenção de divulgar e conscientizar a todas as pessoas, principalmente as pessoas URBANAS, DO BEM QUE PODEMOS FAZER PARA O NOSSO AMBIENTE.
Portanto, declare apartir de agora, sua paixão pela natureza"

www.reciclabijou.com.br
ENTRE EM CONTATO PRA CONHECER NOSSO PROJETO RESÍDUOS URBANOS -
FAÇA A DIFERENÇA -

Gerar renda é o foco

nadiaxocaira@gmail.com
nadiaxocaira@hotmail.com

Trabalhos RECICLABIJOUTrabalhos em Universidades (como conferencista), Instituições, parques, escolas, feiras de dimensão nacional e internacional.
-Participação como conferencista, workshop e oficina na UNESP – semana da Biologia, Meio Ambiente e sustentabilidade.
-Participação como conferencista, oficinas e workshop na UFSCAR de Sorocaba nas semanas da Sustentabilidade, Meio Ambiente e Biologia.
-Participação em 2 anos consecutivos no Festival da Cultura pela UNISO.
-Participação em desfile de moda, como workshop Sorocaba Moda 2006
-Alguns trabalhos no Senac com Carta visita e projetos com parceria Senac e Funap, em penintenciária, workshop, oficinas pedagógicas e outras.
-Projeto no Parque da Biquinha (Prefeitura Municipal de Sorocaba)– totalizando 4
-Projeto no Zoológico de Sorocaba
-Colégio Objetivo de Sorocaba e Itapetininga – 5 vezes entre oficinas e workshop
-Foi membro da Associação dos Artesões de Sorocaba por 3 anos, em feiras, locais e regionais.
-Feira Hobbyart Internacional – em São Paulo, como expositora e vendas.
-Projeto geração de renda e auto estima no Cras (Centro de Referência e Assistência Social pela Secretaria da Cidadania Prefeitura Municipal de Sorocaba, de Fevereiro/2007 até o momento)
-Projeto Clube da Escola pela Secretaria da Educação Prefeitura municipal de Sorocaba
-Projeto na Instituição Refúgio
-2007 – Projeto na Prefeitura de Votorantim em oficina a convite do Biólogo Alexandre Pereira de Oliveira.
-Projeto pela Secretaria do Meio Ambiente pela Prefeitura de Porto Feliz, no Centro Ambiental da cidade, ministrando oficinas, exposição e venda dos produtos na semana do Meio Ambiente.
-Centro de Estudos Filosóficos Iluminattis (Sorocaba) ministrando palestras, oficinas e cursos.
-Palestrante em escolas estaduais nos projetos de final de semana em Sorocaba.
-Trabalhos voluntários: Associação Criança, Dispensário Irmã Sheila, Bazar e feiras sem fins lucrativos e/ou parte da renda para instituições, como Associação Criança, Pintura Solidária, Integrar, e outras.


Esse fotolog é de uma aluna maravilhosa, Claudia - do Bairro Ipiranga Sorocaba (sou boa professora rsrs, palavras de minha aluna)

fotolog.terra.com.br/brudelumorais

Estamos trabalhando com comunidades e levando toda proposta pra gerarmos empregos, satisfação a pessoas deprimidas, melhorando sua auto-estima

sábado, 21 de junho de 2008

Senso de humor na Vida


O senso de humor está ligado à habilidade de brincar e
é indispensável para qualquer tipo de pensamento criativo.
Para afiar seu senso de humor você tem de se permitir brincar.

Por exemplo:
Você considera o trabalho uma punição ou acha
que o tipo ideal de trabalho é aquele que é divertido?

Você acha que os problemas existem para arruinar a nossa existência
ou para estimular a nossa imaginação?

Quanta importância você dá à criatividade e à diversão em sua vida?

Uma coisa é certa: humor faz as pessoas rir ou, ao menos, sorrir.
Você pode rir sozinho, e também fazer os outros rir...

Rir é tão contagiante quanto o tédio ou a tristeza.
É impossível você usar seu senso de humor se não rir regularmente.

Rir exige a contração de dois ou mais grupos musculares da face...
Se você ri raramente, esses músculos podem atrofiar
e você acabar tendo uma carranca permanente...

Portanto, faça regularmente alguns exercícios
que utilizem todos os músculos faciais; caretas,
por exemplo. Isso colocará um sorriso em sua face
e irá ajudá-lo a se manter jovem.

Mas, você pode fazer melhor ainda:
saia e aproveite todas as situações que puder... para rir".

Alan Houel e Christian Godefroy

quinta-feira, 19 de junho de 2008

4 Causos do ECa- Ultimos dias

Participe e concorra a prêmios! Ainda dá tempo!

Se você ainda não enviou seu causo, corra! Não perca a chance de divulgar sua história e de concorrer a R$ 10 mil reais e um computador! O prazo final para envio dos textos é 23 de junho.

Você conhece uma história de correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que tenha transformado positivamente a vida de crianças e adolescentes? Então participe! Você conta, a gente multiplica.

Leia o regulamento e saiba como se inscrever, pela internet ou pelo correio, no endereço do portal: www.promenino.org.br

www.aporta.org.br

APORTA - APOIO EMOCIONAL - SERVIÇOS A COMUNIDADE
http://www.aporta.org.br

- Para associados oferecemos Grupo de Apoio. Para participar:
- Escreva um e-mail para: grupodeapoio@aporta.org.br
- Escolha um dos horários a seguir: sábados as 9:00 horas ou quartas-feiras às 19:00 horas
- Deixe um número de telefone para que possamos agendar uma entrevista de triagem
As reuniões acontecem na Rua Major Maragliano, 241 – Vila Mariana - Em espaço gentilmente cedido pelo CAISM.

·- Promove mensalmente ciclo de palestras com temas relacionados aos transtornos de ansiedade.
- Informa a comunidade através da participação dos membros da associação em reportagens e debates nos meios de comunicação em geral.
- Elaboração de material informativo para distribuição em consultórios, postos de saúde, hospitais, clinicas, etc...
- Atendimento via e mail ( aporta@aporta.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ) respondendo perguntas e dúvidas sobre assuntos ligados ao tema.
APORTA - GRUPO DE APOIO VIRTUAL
Informações e inscrições:

http://www.netsalas.com.br/eventos/claudia_gracindo/cg_grupo.htm

Caso você queira participar, esses grupos acontecerão em parceria com a Net Salas.

Para participar é muito simples:

1) acesse o link acima para fazer a sua inscrição gratuita;

2) preencha o formulário na página e clique em "Enviar";

3) você receberá uma confirmação de sua inscrição em seu e-mail;

4) no dia do evento você receberá a senha de acesso a nossa sala virtual.

Dia 30/05 às 20h - "2º Grupo de Apoio virtual Aporta" - Psicóloga Claudia Ballestero Gracindo

Dia 18/08 às 20h - " 2ª Palestra virtual " - Palestrante Psicóloga Claudia Ballestero Gracindo

Dia 26/09 às 20h - " 3º Grupo de apoio virtual " - Psicóloga Claudia Ballestero Gracindo

Dia 12/12 às 20 hrs - "4º Grupo de Apoio virtual " - Psicóloga Claudia Ballestero Gracindo

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...