terça-feira, 5 de agosto de 2008

Cursos para Orfãos

Cursos para Órfãos
Os adolescentes que vivem em abrigos poderão ser beneficiados com o direito de se matricularem em cursos profissionalizantes e fazerem estágios em órgãos governamentais ou empresas privadas, além de freqüentarem o ensino regular. É o que poderá acontecer se a Câmara Federal aprovar o projeto de lei nº 2.475/07, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB). A matrícula será de responsabilidade dos diretores das instituições responsáveis pelos adolescentes e a vaga deverá ser garantida pelas escolas e empresas que ofereçam o estágio. O projeto ainda determina o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei nº 8.069/90.
www.camara.gov.br

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CONHEÇA A ABEMUQUI em Francisco Morato SP

Nós do Projeto Viver Vida, apoiamos e incentivamos todos atos de solidariedade, cidadania, responsabilidade social.
Pensando nessas diretrizes elaboramos o Blog da ABEMUQUI - Associação de Mulheres Quilombolas do Jardim Alegria que fica na cidade de Francisco Morato em SP.
Associação em formação que está desenvolvendo um trabalho social na comunidade social, que já está dando frutos conforme a Coordenadora do projeto Sra.Helena.


conheça o link:
e veja o trabalho dessa comunidade
http://abemuqui.blogspot.com

AGENDA SOLIDÁRIA -EVENTOS

Início - 20 de setembro
A partir das 8h
Santo André - SP


O Evento tem como objetivo uma maior a integração sociocultural e esportiva entre os surdos, representados pelas associações, escolas e comunidade surdas do Estado de São Paulo.
Realização: Associação dos Deficientes Auditivos - Visuais e Deficientes Auditivos (ADAVIDA)

Local: SESI CAT Theobaldo de Nigris - Praça Aramando Arruda
Pereira, 100

Preço: Grátis

Inscrição: Até 25 de agosto

Mais informações: http://www.adavida.org.br/diadosurdo
Cursos gratuitos de Inclusão Digital e Capacitação Profissional para deficientes
Curso

25 a 31 de agosto
São Paulo - SP

As inscrições para o Programa ADD Training, da Associação Desportiva para Deficientes estão abertas para as turmas do segundo semestre de 2008. O programa é gratuito e oferece cursos de Capacitação Profissional, nas áreas de informática e telemarketing, e também Inclusão Digital, estruturados em módulos por meio de aulas teóricas, práticas, debates e dinâmicas de grupo, vivências e palestras.

Realização: Associação Desportiva para Deficientes (ADD)

Preço: Grátis

Inscrições e informações: 11) 5011-6133 ou site www.add.org.br

ACESSE NOSSO LINK :
http://agendaprojetoviver.blogspot.com

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Secretaria da Saúde de SP inicia campanha de vacinação contra a rubéola

Secretaria da Saúde de SP inicia campanha de vacinação contra a rubéola

Colaboração para a Folha Online

A Secretaria da Saúde de São Paulo inicia no dia 9 de agosto uma campanha de vacinação contra rubéola. A secretaria pretende imunizar ao menos 13,5 milhões de pessoas em todo o Estado.

Os interessados deverão procurar um dos 15 mil postos fixos e volantes até 12 de setembro (exceto nos finais de semana), das 8h às 17h, para receber uma dose da vacina dupla viral, que protege também contra o sarampo.

De acordo com a CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), no ano passado foram registrados 1.659 casos de rubéola em todo o Estado. Neste ano, ao menos 403 pessoas contraíram a doença.

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida pelo ar. Os principais sintomas são manchas no corpo, febre, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. Quando contraída por gestantes, pode comprometer o desenvolvimento do feto e até causar aborto.

A vacina contra a rubéola não é indicada apenas para pessoas em tratamento de câncer e Aids e mulheres grávidas. As gestantes poderão ser imunizadas somente após o parto, de acordo com a secretaria.

Campanhas publicitária na área da SAÚDE

paralisia Infantil e Rubéola
Entre 9 de agosto e 12 de setembro, o Ministério da Saúde realiza a campanha Brasil Livre da Rubéola, que será dividida em duas fases. A primeira terá apenas um dia de duração, o do lançamento da campanha, 9 de agosto. Nesse dia, o tema será Vacinação Virou Programa Família, pois, além do início da imunização contra a rubéola – para homens e mulheres de 20 a 39 anos –, também haverá vacinação contra a paralisia infantil para todas as crianças com menos de 5 anos.
A segunda fase da campanha, focada exclusivamente no combate à rubéola, será veiculada a partir de 10 de agosto. O tema será Brasil Livre da Rubéola, e o objetivo é vacinar cerca de 70 milhões de pessoas, até 12 de setembro. O foco é a população de sexo masculino, já que, em anos anteriores, mulheres e crianças foram o alvo.

Período de veiculação:03/08/2008 a 12/09/2008

semana Mundial da Amamentação
Para incentivar o aleitamento materno e divulgar a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto de 2008, o Ministério da Saúde confeccionou cartazes e fôlderes com informações de estímulo à amamentação e dicas de como amamentar de forma saudável. A partir de 21 de julho, o material será distribuído a todas as Secretarias Estaduais de Saúde, Secretarias Municipais das Capitais, Bancos de Leite Humano, Hospitais “Amigos da Criança” e filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que ficarão responsáveis por repassar o material à população durante a primeira semana de agosto.

Período de veiculação:01/08/2008 a 08/08/2008

Doação de Sangue
A Campanha Nacional de Doação de Sangue, que será realizada pelo Ministério da Saúde, de 19 de julho a 1º de agosto de 2008, terá o tema “Ajudar está no sangue”. Serão veiculados filmes na TV aberta e nos cinemas, e spots em 27 rádios das capitais e em cidades do interior. Também estão disponíveis modelos de fôlderes, cartazes, camisetas, bonés e bottons, para que as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde possam reproduzir e distribuir à população. A campanha baseia-se na valorização do doador, mostrando que o gesto de doar sangue é motivo de orgulho: com apenas uma coleta, é possível o salvamento de até quatro vidas.

Período de veiculação:19/07/2008 a 01/08/2008

Campanha Nacional de Combate à Tuberculose
A Campanha Nacional de Combate à Tuberculose, veiculada pelo Ministério da Saúde entre os dias 13 e 26 de julho de 2008, tem o objetivo de promover o diagnóstico precoce e garantir o tratamento adequado e eficaz para a doença, que mata cinco mil pessoas por ano no Brasil. Para a campanha, o ministério produziu 300 mil cartazes e dois milhões de fôlderes, além de divulgação em rádio e televisão de todo o país.

Período de veiculação:13/07/2008 a 26/07/200

http://portal.saude.gov.br/SAUDE/area.cfm?id_area=137

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Em lugar de cinzas, restos de madeira viram móveis e objetos de arte para exportação


Nas bordas da Amazônia, 3 milhões de metros cúbicos de restos de floresta e sobras de madeira, provenientes muitas vezes de desmatamento ilegal, são queimados anualmente para produzir carvão - a alternativa mais barata para cozinhar alimento nas comunidades carentes e nas favelas. Com o programa Floresta Móbile, esses restos têm um destino mais nobre do que acabar em cinzas. Eles são transformados em móveis, objetos de arte e de decoração e exportados para a Itália. O objetivo do programa é fortalecer a cultura e o conhecimento locais, gerar emprego e renda, recuperar o meio ambiente degradado e plantar árvores para usá-las de forma sustentável.

"É um modelo para a sustentabilidade e crescimento de regiões com baixo desenvolvimento e muita mão-de-obra disponível", explica o cientista social e fotógrafo Robson Oliveira, idealizador do programa e coordenador do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentado (Eubra). "Trabalhamos com conceitos de globalidade e não de globalização, com uso intensivo de mão-de-obra e baixo índice de tecnologia, e também com a conexão direta do produto com o homem e a natureza."

A fabricação dos móveis e objetos de decoração a partir de restos de madeira poderá movimentar cerca de 1 bilhão de euros anualmente, triplicando a renda per capita das comunidades vizinhas à Amazônia nos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí. "É o novo design do século XXI, substituindo o plástico poluente da era industrial e utilizando a madeira da fase pós-industrial para a fabricação de objetos", conta Oliveira. "Estamos transformando esses resíduos em objetos de valor agregado, como móveis, luminárias e esculturas, para que os grupos envolvidos possam pagar o gás de cozinha e não ter que produzir ou queimar carvão. E, principalmente, para dar um exemplo e criar um modelo de sustentabilidade local."

O programa Floresta Móbile surgiu da parceria entre várias entidades e empresas: Eubra; Senai Açailândia (do Maranhão); pequenas empresas do micro-pólo moveleiro de Açailândia e Buriticupu; comunidade do Pirambu, em Fortaleza; comunidade Galiléia, de Açailândia; Projeto Floresta Criativa, de São Luiz do Maranhão; São Luiz Convention Bureau; Air Italy; IBAMA; Escola Italiana de Design; e Agência Italiana para Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro (Itane). As duas últimas são as responsáveis por agregar a experiência italiana na distribuição de móveis e objetos de decoração.

"Desde 2003, um grupo de designers e arquitetos dos EUA, Europa e Brasil tentavam criar um novo conceito e modelo de design planetário. Há um ano e meio, esse movimento está criando força e encontramos no Brasil um substituto para o design pós-industrial italiano, nascido na década de 60, sendo que a poltrona Kyoto é o símbolo deste novo modelo viável e forte para o design contemporâneo", explica Robson Oliveira. Com sua estrutura construída a partir das sobras de madeira, a poltrona Kyoto é fabricada em uma pequena marcenaria em Açailândia, no sul do Maranhão. O estofamento, em fibras naturais, é feito pelas artesãs da favela do Pirambu, em Fortaleza. Em abril, a poltrona Kioto representou o conceito de eco-design na mostra "Brasil - Design do Século 21", que aconteceu paralelamente ao 47º Salão do Móvel de Milão.

A venda das peças já está sendo iniciada, com parcerias junto a representantes internacionais para vendas e contatos na Europa, divulgação e apoios de revendedores com lojas nas cidades de Roma, Varese e Milão, que funcionarão como showrooms e espaço de promoção e de comercialização. Além de viabilizar a exportação dos objetos produzidos para a Itália, o programa pretende integrar e capacitar produtores artesanais do campo e da cidade em torno de um projeto comercial cooperativo, atuando na formação de técnicos, arquitetos, designers e multiplicadores. Está previsto, também, o investimento de 3% do total obtido com as vendas dos produtos na produção de mudas de reflorestamento nativo.

Os coordenadores do Floresta Móbile propõem disponibilizar a tecnologia do projeto a outros grupos, para que ele possa ser replicado a outras regiões e países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, que tenham problemas semelhantes às regiões carentes do Brasil. "O Floresta Móbile não inventa nada de novo, apenas mostra o caminho existente para que outros copiem o modelo e continuem o trabalho", afirma Robson Oliveira.

Data: 29/07/2008 Fonte: Andressa Besseler/Edição: Fátima Cardoso

Pesquisa do Datafolha com jovens com idade entre 16 e 25

São Paulo - Pesquisa do Datafolha com jovens com idade entre 16 e 25 anos mostra como os brasileiros se relacionam com a informação.

A TV aberta é a principal fonte de informação para jovens entre 16 e 25 anos no Brasil, mas a diferença em relação à internet é cada vez menor, revela pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (30/07).

Citada por 33% dos jovens como o meio de comunicação que mais utilizam com frequência em primeiro lugar para se manterem informados, a TV aberta tem uma diferença bem pequena em relação à internet, que é citada por 26% como meio de comunicação utilizado primeiramente

Vêm a seguir, empatados, jornais (citados por 19%) e rádio (16%). Revistas (3%) e TV por assinatura (2%) completam a lista.

Foram entrevistados 1.541 jovens, em 168 municípios de 24 Unidades da Federação e no Distrito Federal, nos dias 1 e 2 de abril de 2008. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre os jovens que têm 16 e 17 anos, e entre os que têm de 18 a 21 anos, TV aberta e internet empatam. No extrato mais jovem, ambos os meios atingem 30% das preferências.

No segmento de 18 a 21 anos, 32% citam primeiramente a TV e 29% preferem a internet. Entre os que têm de 22 a 25 anos, a TV aberta é citada por 35%, e ocorre empate entre internet (20%) e jornais (23%).

Renda

A internet fica em primeiro lugar na preferência dos entrevistados que têm renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos (43%) e acima de 10 salários mínimos (48%), entre os que têm escolaridade superior (47%) e entre os que fazem parte das classes A e B (43%).

Já entre os que ganham até dois salários mínimos por mês, a taxa dos que citam a TV aberta como principal fonte de informação chega a 41%, e o rádio atinge 22% das menções, percentual seis pontos acima da média, que representa o dobro da taxa obtida pela internet (11%) e próxima da obtida pelos jornais (20%).

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...