quinta-feira, 17 de abril de 2008

Os sete pecados do capital NUMA EMPRESA


1. Falta de planejamento. O otimismo pode ser fatal. É preciso adequar a oferta à realidade do mercado e contar com problemas com fornecedores, manutenção e fontes de investimento, como bancos.

2. Má gestão financeira. Reflete-se, basicamente, na dificuldade de calcular preços e no descuido com o fluxo de caixa. Preço não é matéria-prima e mão-de-obra mais lucro. Encargos trabalhistas e impostos, por exemplo, não podem ser esquecidos.

3. Desatualização do produto. É preciso reavaliar constantemente as necessidades do mercado, pesquisar o que os clientes querem e o que a concorrência já mudou.

4. Descuido com o marketing. Às vezes o produto é muito bom, mas a fachada da loja não é atraente. Ou a loja é bonita mas ninguém sabe que a empresa existe.

5. Sobressaltos da conjuntura. Num país de instabilidade econômica, é preciso ter reservas para agüentar recessões, enfrentar perda de renda do consumidor e encarar altas dos juros.

6. Problemas pessoais. Empresas de estrutura enxuta podem ser abaladas por problemas com o dono ou com o chefe. Saúde e sucessão familiar merecem cuidado.

7. Desorganização. Um dos fatores que mais colaboram para a derrocada é misturar as contas pessoais com as da empresa.

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