quinta-feira, 12 de junho de 2008

Alergia

Alergia
O segredo do inverno

Ainda estamos no outono, mas as frentes frias anunciam: o inverno que está por vir...

“Tirar a roupa para tomar banho? Só se o aquecedor estiver ligado. Ah! E o banho ‘pelando’ ajuda a passar o frio até vestir uma roupa bem quentinha, com muita lã e material sintético....”

Tudo errado !!!

Com as temperaturas mais baixas costumam cair também os níveis de umidade relativa do ar e o nosso organismo passam a “perder” para o ambiente. A respiração fica mais difícil, mas a pele também sofre com esta perda de água.

Se por um lado, a predisposição genética a quadros alérgicos e a um maior ressecamento da pele existem, seus efeitos podem piorar em conseqüência de “maus hábitos“, como os descritos no início deste texto.

Claro que temos que nos proteger e combater o frio, mas de maneira consciente.

É importante que saibamos da existência de uma camada fina de gordura e água (o manto hidrolipídico), que protege a pele de perdas exageradas, bem como de infecções e dermatites. Para que se mantenha integro, este manto tem que ser cuidado, principalmente do ponto de vista físico.

De tal forma, devemos tomar apenas um banho ao dia. Sua água deve ser o mínimo quente possível, de preferência morna. O sabonete não deve ser usado em todas as partes do corpo; seu uso deve ser reservado para aquelas áreas pilosas, como as axilas e órgãos íntimos, além dos pés.

É claro que um banho quentinho, ajuda a espantar o frio, mas ainda assim ele deve ser bem rápido. Já o tempo dedicado aos cuidados pós banho pode ser maior e voltado a repor aquela parte do manto hidrolipídico que foi perdida – é nesta hora, logo em seguida ao fim do banho, que devemos tomar um novo banho, desta vez de creme ou loção hidratante – é este o segredo...

WWW.TRATANDO DE ALERGIAS.COM.BR

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...