sexta-feira, 13 de junho de 2008

Hospital Sírio-Libanês homenageia doadores voluntários no Dia Mundial do Doador de Sangue


Localidade: São Paulo - SP

O Dia Mundial do Doador de Sangue, que no próximo dia 14 de junho abordará o tema "doação regular voluntária", coincidirá com a marca de 25 anos de atuação do Banco de Sangue do Hospital Sírio-Libanês (HSL). Para a instituição, além da data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do jubileu de prata do centro mantido pelo Hospital, outros fatos marcarão as comemorações.

Entre as boas notícias está o aumento de 30% nas doações de sangue no período de dois anos, obtido por meio de um conceito de doação regular de sangue e plaquetas instituído entre os voluntários. Com isso, o Banco de Sangue do Hospital vem mantendo a auto-suficiência dos estoques.

Além de ser o pioneiro na implantação de técnicas laboratoriais para detecção de doenças, reduzindo o risco de contaminação transfusional, o Banco de Sangue do HSL também faz parte de uma rede mundial de Bancos de Sangue e Laboratórios que têm capacidade técnica para detectar e trocar sangues raros, já tendo recebido, inclusive, pedidos do Japão e da Inglaterra.

Para comemorar os bons resultados obtidos entre os doadores regulares do Banco de Sangue, no próximo dia 14 de junho o Hospital Sírio-Libanês fará uma homenagem aos principais voluntários, que mais contribuíram para a regularização dos estoques de sangue da instituição.

Os doadores homenageados são:

· Alexandre Segura: 100 doações
· José Custódio da Matta: 75 doações
· Ocimar Freitas da Silva: 50 doações
· Rogério da Costa Sol: 25 doações
· Grupo AdV Voluntários: 1000 doações
· Empresa Dow do Brasil: 250 doações.

Em 2004 a OMS instituiu o Dia Mundial do Doador de Sangue, em homenagem a Karl Landsteiner, imunologista e patologista austríaco que descobriu as diferenças básicas dos tipos sangüíneos humanos e identificou o sistema ABO.

»

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...