sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Oito jeitos do RH mudar o mundo

Oito jeitos do RH mudar o mundo
Willyans Coelho

Willyans Coelho
Tem graduação em Psicologia e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É o idealizador e diretor do site RH.com.br. Já atuou como professor universitário e consultor de RH. Tem interesse pela área de comportamento organizacional, especialmente por educação corporativa, trabalho em equipe e comunicação interpessoal.
+ textos de Willyans Coelho

Em 2000, a ONU - Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio. No Brasil, eles são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país. E tudo isso também pode ser feito a partir das nossas empresas. É muito importante que o profissional de RH esteja engajado em ações de responsabilidade social corporativa.
Portanto, estimular ações em sua empresa que visam contribuir para um mundo melhor deve ser uma iniciativa da área de recursos humanos. Que tal contemplar os 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Algumas dessas ações podem começar dentro da própria empresa:

1. ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA
Neste momento, milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo.
A fome é conseqüência da pobreza e também sua causadora. Para romper este círculo vicioso, é fundamental unir toda a sociedade.
Só dessa forma será possível garantir a condição básica de direito à vida: viver sem fome.

2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOSNão há o que discutir, todos têm direito a educação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclo básico.

3. IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHERA história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tinham os mesmos direitos e deveres. Em alguns países isso ainda acontece. Em outros, as mulheres conquistaram direitos que antes lhes eram negados.

4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTILEm nosso país muitas crianças morrem antes de completar o primeiro ano de vida. As causas são inúmeras, como a desnutrição a falta de acompanhamento pré-natal e durante o parto.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil.

5. MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTESEm nosso país muitas mães morrem no parto ou logo após. As causas são inúmeras, como a assistência médica inadequada, a falta de preparo das mães para se cuidar durante a gestação e a desnutrição.
Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil. A assistência médica inadequada durante a gravidez e o parto pode causar a morte do bebê e da mãe.

6. COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇASUm dos maiores problemas mundiais são as doenças que atingem grande número de pessoas - e sabemos que a prevenção é a melhor maneira de combatê-las.

7. QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTEO desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Cuidar do meio ambiente deve fazer parte de nosso dia-a-dia.

8. TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTOMuitas vezes a solução de um problema pode servir de resposta para outros, principalmente quando pessoas, escolas, governos, sociedade civil, empresas e organizações sociais trabalham juntas.

www.rh.com.br

Nenhum comentário:

Coronavírus e pets: animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial

Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-los pelas patas ou pelo. Ainda que não existam informações conclusivas so...